Breve História e Modernização da China (Animação)

#china #geografia #história #maotsetung #dengxiaoping

Hoje nós vamos falar sobre a História e modernização da China, país esse de tradições e cultura milenar. 🧧🐼

Sua história e alguns fatos sobre o processo de modernização remonta século XIII, momento de contato com ocidente, desde as rotas comerciais até a ascensão de Deng Xiaoping, no final do século XX.

Vamos falar um pouco também das reformas promoveram uma abertura ao modelo capitalista, vamos lá!

No século XIII, a partir do contato com ocidente pelas rotas comerciais e as Grandes Navegações, inicia-se um crescimento do interesse europeu no Oriente, especificamente na China, mas também na Índia. Em seguida, durante o século XVII e XVIII, um grande desenvolvimento cultural, principalmente no período do expansionismo Manchu.

No início do século XIX, com a instalação do domínio ocidental, a imposição do comércio do ópio pelos britânicos, um fator que prejudicou muito a economia da China, muitas pessoas viciadas no ópio. Vamos ter nesse momento a Guerra do Ópio, sendo um produto que movimentava um mercado muito grande, e ali tinha existia grandes interesses britânicos na China.

Já no começo do século XX, em 1912, inicia-se o período republicano, com essas insatisfações dos chineses, teremos movimentos nacionalistas contrários a ocupação estrangeira, que vão se intensificar e culminar na deposição do imperador, momento em que se instala uma república, ou seja, o início do Período Republicano da China.

Mesmo no período republicano, irão persistir problemas políticos e sociais, de modo que ainda virá uma crise, que culmina na guerra civil interna. Nesse momento teremos oposição entre nacionalistas e comunistas. Os nacionalistas eram liderados por Chiang Kai-shek, enquanto Mao Tsé-Tung, era o líder do Partido Comunista.

Daí em diante haverá uma longa guerra civil que perdura até 1949, quanto com o fim da guerra civil, os Comunistas implantam um modelo político-econômico socialista, sendo liderado por Mao Tsé-tung, do Partido Comunista Chinês (PCC), formando a República Popular da China (RPC).

Em 1949 e os nacionalistas vão fugir aí para Ilha de Formosa e ali temos o início de Taiwan, a ilha que carrega esse separatismo em relação à China Continental. Uma vez que lá vigora um governo capitalista, dos Nacionalistas, herança do Kuomintang, que fugiram e exilaram na ilha.

Já em 1966, chega o período da Revolução Cultural. Durante esse período a China vive um isolamento internacional, em uma uma campanha mais radical do regime comunista, com o fortalecimento do poder pessoal de Mao Tsé-tung.

Esse período vai ser caracterizado por fome e pouco desenvolvimento, até que passado essa época, com a morte de Mao Tsé-tung e a ascensão de Deng Xioaping ao poder, em 1976, com a mudança de poder, a Revolução Cultural será encerrada e se iniciam amplas reformas econômicas, visando a abertura ao modelo capitalista.

Daí em diante vamos ter a criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), e a partir da década de 80, a China vai atrair muito capital, tecnologia, know-how de empresas estrangeiras, que estimulam a exportação e a expansão do mercado doméstico chinês.

Somado a esses aspectos, a China também possui muita mão de obra barata, com possibilidade de vendas seus produtos em um mercado consumidor muito grande, que vai favorecer todo o processo e esse crescimento econômico na China.

Ainda que tenha havido abertura ao capitalismo, a China ainda continua mantendo sua estrutura política do partido único, que é baseado no partido comunista.

Mas encerrando o nosso vídeo, esse vai ser um período que economia da China vai crescer muito e nesses últimos 40 anos mais ou menos, já no início do Século XXI, a gente pode até essas duas imagens de Xangai antes e Xangai depois, moderna, uma diferença abissal. Então pessoal, isso é um pouquinho da China que vimos hoje!

História e Modernização da Rússia (Animação)


Publicado

em

,

por

Comentários

3 respostas para “Breve História e Modernização da China (Animação)”

  1. […] (EF09GE09X) Identificar e analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais. […]

Deixe um comentário