Breve História e Modernização da Índia (Animação)

#india #geografia #história #modernização

Nesta animação você entenderá de modo simplificado um pouco sobre a história e independência da Índia, o movimento nacionalista liderado por Gandhi, sua participação no BRICS e outras informações básicas importantes. 🛕

Hoje vamos falar sobre a Índia, esse país de tradições milenares tão interessante!

A Índia é um país localizado no sul do continente asiático, na região da Ásia Meridional. Em termos de área, é a 7ª maior extensão territorial do mundo, com 3.287.600 km². Já em termos populacionais, com 1.400.000 de habitantes, sendo atualmente o país mais populoso do mundo. Além disso, é uma república federativa constituída por 28 estados e sete uniões territoriais.

Ainda falando de sua localização, a Índia faz fronteira marítima com o oceano Índico e fronteira terrestre com o Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh e Mianmar (Birmânia). Birmânia – Rambo IV. Fronteira indiana com Paquistão e China – impasse da Caxemira.

1/3 da população indiana vivem nas cidades, havendo grandes aglomerações em cidades como: Mumbai, Calcutá e Nova Delhi, sendo Mumbai com mais expressividade.

Falando um pouco da História da Índia, no século XVII, a Inglaterra havia consolidado seu domínio sobre o território indiano, após disputas com outras potências europeias.

A colonização britânica provocou uma série de mudanças, dentre elas o direcionamento da produção do país para atender ao mercado externo, colocando em segundo plano as necessidades do mercado interno, e assim podemos citar as plantations que provocou a fome causada pela falta de alimentos.

No início do século XX, esse quadro de miséria impulsionou um movimento nacionalista liderado por Mahatma Gandhi, que defendia a desobediência civil não violenta, que incluía boicotes aos produtos ingleses e recusa ao pagamento de impostos.

Já em 1947, com a independência da Índia, o sistema de castas hinduísta foi extinto, o que não ocorreu na prática uma vez que ainda está muito atrelado a cultura do país.

Atualmente a Índia é um dos países que compõe o BRICS, de modo que vem atingindo altas taxas de crescimento econômico. O país também conquistou o mercado de atividades ligadas à Tecnologia da Informação, desenvolvido principalmente em Bangalore.

Podemos também citar Bollywood, a indústria de entretenimento da Índia em Mumbai, que hoje produz mais de mil filmes por ano, sendo a maior indústria do setor no mundo.

E você, o que sabe sobre a Índia, esse lugar tão populoso e com tradições tão antigas? Deixe nos comentários suas considerações. Abraços, até a próxima!

História e modernização da China


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário