Os 9 Tigres Asiáticos

Quando falamos em Tigres Asiáticos nos referimos a uma denominação ao grupo de países da Ásia, mais especificamente no Sudeste Asiático, que apresentaram grande desenvolvimento econômico à partir da década de 1970.

Esse países são: Taiwan, Cingapura, Coreia do Sul e Hong Kong. Quando é empregada a expressão “tigre”, faz-se referência aos atributos deste animal originário da Ásia, que associados à esses países, busca-se trazer o sentido simbólico de sagacidade, agilidade e vigor com que tais países atingiram altos níveis de desenvolvimento industrial, econômico e social nos últimos anos.

mapa tigres asiaticos coreia do sul taiwan hong kong cingapura

Taiwan

A presença chinesa em Taiwan data do século XIII. No século XVII, os chineses anexaram o arquipélago, que, em 1887, passou a ser uma província da China. Desde essa época, o território é disputado por chineses e japoneses. Em 1949, com a revolução socialista na China continental, Taiwan tornou-se um Estado à parte, capitalista, com a influência de fugitivos do regime socialista, liderados por Chiang Kai-shek, presidente deposto da chamada China Nacionalista.

Atualmente, Taiwan vive às voltas com a questão da reunificação com a China continental. O governo taiwanês restabeleceu as comunicações marítimas com a China, liberou o comércio e o transporte de passageiros entre algumas de suas ilhas e o continente, mas recusa a proposta chinesa de “um país e dois sistemas”, ou seja, de integrar-se à China Popular mantendo seu sistema econômico capitalista.

mapa localização de taiwan com bandeira e capital taipei tigre asiático primeira geração
Mapa Localização de Taiwan

Cingapura

A cidade-Estado de Cingapura foi colônia britânica até 1965, quando obteve a independência, tornando-se membro da Comunidade Britânica das Nações.

A partir de 1960, Cingapura entrou em uma fase de grande crescimento econômico, firmando-se como centro financeiro e de indústrias de alta tecnologia, atraídas de outras partes do mundo pela mão de obra barata. As principais atividades econômicas do país atualmente se concentram nos serviços portuários e bancários, no turismo e nas indústrias química e de equipamento eletroeletrônicos.

A maioria da população de Cingapura é de origem chinesa (cerca de 74,3%). Malaios, indianos, britânicos e japoneses compõem, entre outros, as minorias do país.

mapa localização de Cingapura com bandeira e imagem cidade-estado singapura tigre asiático de primeira geração
Mapa localização de Cingapura

Coreia do Sul

Por causa do relevo montanhoso do seu território, a Coreia do Sul, localizada em uma península, tem uma agricultura pouco desenvolvida, cuja produção é insuficiente para o abastecimento da população. A atividade industrial, portanto, é fundamental para a economia do país, com destaque para o setor de telecomunicações e para a produção de automóveis e eletroeletrônicos.

O desenvolvimento econômico sul-coreano decorreu do modelo que tornou o país uma plataforma de exportação, como ocorreu nos demais Tigres Asiáticos. Na base de desenvolvimento, houve uma significativa liberação do comércio externo e a diminuição dos investimentos sociais do governo.

A crise econômica mundial de 1997 atingiu a Coreia do Sul intensamente, levando à liquidação de bancos e à privatização de empresas estatais. Medidas de ajuste estrutural da economia, tomadas a partir de 1998, deram resultado, apesar de seu alto custo social.

Incluíam grandes investimentos em educação e em infraestrutura, principalmente a ligada ao parque de pesquisa em ciência e tecnologia. O IDH da Coreia do Sul, em 2017, foi de 0,903, considerado muito elevado (o 22º na classificação dos países). Além disso, em 2016, quase 100% da população acima dos 15 anos era alfabetizada, e a média de ano de estudo da população era de 16,9 anos.

mapa localização de Seul com bandeira e imagem da Coreia do Sul tigre asiático de primeira geração
Mapa localização da Coreia do Sul

Hong Kong

O território chinês de Hong Kong esteve sob administração britânica desde 1842 e foi devolvido à China em 1997. De acordo com as negociações entre os dois governos, para sua reintegração ao domínio chinês, Hong Kong deverá manter a estrutura de governo autônoma e seu sistema socioeconômico por pelo menos meio século.

O relevo montanhoso e a escassez de água dificultam o desenvolvimento da agricultura em Hong Kong. A indústria é bastante diversificada e voltada para a exportação, sobretudo de bens de consumo, como roupas, relógios, calculadoras, brinquedos, etc.

Hong Kong é um dos maiores centros financeiros e de serviços do mundo, concentrando grande quantidade de bancos, seguradoras e companhias de exportação e importação.

mapa localização de Hong Kong com bandeira e imagem hong kong tigre asiático de primeira geração
Mapa localização de Hong Kong

Dinamismo econômico dos Tigres Asiáticos

Motivado pela expansão econômica e ampliação da produção, o Japão iniciou esse ciclo rápido de crescimento, após uma bem sucedida reforma agrária, criou um mercado local para novas fábricas.

O Japão atuou como estímulo e como exemplo, e a expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em todo o Pacífico.

Vários fatores foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, um deles foi o modelo industrial implantado caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação).

Esse modelo econômico é fundamentalmente exportador, com produção é diversificada voltada para os países desenvolvidos e com pouco incentivo ao consumo interno, sendo elevados os impostos nos produtos.

Os Tigres Asiáticos, com exceção da Coreia do Sul, adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.

O modelo sul coreano se baseou na instalação de chaebols, caracterizado por redes de empresas com fortes laços familiares. Dentre os chaebols que controlam a economia sul-coreana estão: Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.

Para o desenvolvimento econômico de Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan, foi necessário o forte apoio do governo, desenvolvendo projetos de infraestrutura, transporte, comunicação e energia, além do financiamento das instalações industriais e altos investimentos em educação e qualificação profissional.

Os lucros obtidos pelas indústrias nesses países ocorriam principalmente por conta da grande quantidade de mão de obra disponível no mercado, ocasionando desvalorização dos salários pagos, acompanhado por leis trabalhistas frágeis.

Qual a diferença entre Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos?

Os Tigres Asiáticos (primeira geração) são os quatro países da Ásia que se industrializaram rapidamente a partir da década de 1960 e 1970 e começaram a se destacar entre a década de 1960 e de 1970, devido a um rápido e consistente crescimento econômico influenciados por Japão e Estados Unidos, pouco antes do período da abertura econômica da China, com Deng Xiaoping.

Já os Novos Tigres Asiáticos (segunda geração), que são Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Vietnã, tiveram ascensão econômica entre a década de 1990 e a década de 2000 com investimentos externos, principalmente dos tigres de primeira geração e do Japão. Os últimos dois Vietnã e Filipinas também são chamados Novíssimos Tigres Asiáticos por ter integrado o grupo por último.

Os Novos Tigres Asiáticos

Com o grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, consequentemente tal expansão também afetou os países vizinhos, proporcionando o processo de industrialização também na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas, esses países ficaram conhecidos como os Novos Tigres Asiáticos, ou também Tigres Asiáticos de Segunda Geração.

mapa novos tigres asiaticos de segunda geracao malasia vietnã  filipinas, tailândia e indonésia

Vietnã e Filipinas também são chamados de Novíssimos Tigres Asiáticos, pois foram os dois últimos a integrar o grupo.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Uma resposta para “Os 9 Tigres Asiáticos”

  1. […] industrial na região do Pacífico e motivando o desenvolvimento do que conhecemos hoje por Tigres Asiáticos. […]

Deixe um comentário