Regionalização do Continente Asiático

Sumário

Existem várias formas diferentes de regionalizar os espaços, variando de acordo com os critérios escolhidos. Você sabe como se dá a regionalização do continente asiático?

A seguir, vamos apresentar o continente asiático dividido em seis regiões: Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Ásia Central, Oriente Médio, Ásia Meridional e Extremo Oriente. Posteriormente, também conheceremos um pouco mais detalhadamente sobre cada uma dessas porções da Ásia.

mapa regionalizacao asia oriente medio asia central asia meridional extremo oriente asia setentrional sudeste asiatico com legenda
Mapa da Regionalização da Ásia

Ásia Setentrional

Abrange a porção asiática da Rússia em toda a sua extensão leste-oeste. Apresenta climas dos tipos polar e frio, invernos longos e rigorosos, com temperaturas que atingem até -50°C. Possui formações vegetais adaptadas às condições climáticas rigorosas.

Sudeste Asiático

É constituída por:

  • península da Indochina, localizada entre o golfo de Bengala e o Mar da China Meridional;
  • península Malaia, entre o estreito de Malaca e o Mar da China;
  • pelo arquipélago da Insulíndia (também conhecido como arquipélago Malaio), que se estende do oceano Índico ao oceano Pacífico.

Como formas de relevo podemos mencionar a predominância de baixos planaltos e as planícies, com presença de formações montanhosas, sobretudo na Indonésia.

Os climas predominantes na região são os climas equatorial e tropical, que favorece a formação de florestas exuberantes.

A Insulíndia abriga a Indonésia, onde há grande incidência de vulcões e terremotos.

Ásia Central

É composta de cinco países situados a leste do mar Cáspio: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirguistão. Nesses países predominam populações eslavas e de origem turca, sendo as últimas de maioria muçulmana.

Oriente Médio

Essa região asiática é habitada principalmente por árabes de maioria muçulmana. Compreende os seguintes países: Arábia Saudita, Iraque, Síria, Jordânia, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein, Kuwait, Afeganistão, Israel, parte da Turquia, Irã e Líbano. Esse último apresenta o maior percentual de população cristã na região (cerca de 40%).

Os habitantes do Irã, Afeganistão e Turquia, ainda que sejam de maioria islâmica, têm origem persa, pashtun e turca, respectivamente. Israel possui população majoritariamente judaica, excepcionalmente.

A região do Oriente Médio é marcada por grandes e diversos conflitos geopolíticos, por exemplo, entre árabes e judeus, além de alguns serem relacionados a recursos naturais, como a questão do petróleo.

Ásia Meridional

Também chamado de subcontinente indiano, caracteriza-se por abrigar povos indianos e indochineses. Os países que compõem são: Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh.

Extremo Oriente

O Extremo Oriente, região com grande variedade de paisagens, agrupa China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan e Mongólia. Todos os países possuem costa marítima, exceto a Mongólia, que se situa entre a Rússia e a China.

Curiosidades

O Extremo Oriente é uma das regiões mais populosas do mundo, com cerca de 1,5 bilhão de habitantes, o que representa cerca de 40% dos asiáticos ou um quinto da população mundial. A densidade demográfica é de 210 habitantes por km², mais de cinco vezes a média mundial.

Apresenta uma grande diversidade climática, cultural, religiosa e linguística. Há áreas de clima temperado, como a China setentrional, a Coreia e o Japão, e áreas de clima tropical, como a China meridional, Taiwan e o Sudeste Asiático. Há também influências de diversas religiões, como o budismo, o taoismo, o confucionismo, o xintoísmo, o islamismo e o cristianismo.

É também uma região de rica cultura e história. Há vestígios de civilizações antigas e influentes, como a chinesa, a japonesa e a mongol. Há também monumentos históricos e artísticos, como a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida, os templos budistas e xintoístas e os jardins orientais. Há também manifestações culturais populares, como as artes marciais, a culinária oriental, a caligrafia, a cerâmica e os mangás.

Exercício de Fixação

Associe as sentenças aos respectivos números de cada região.

1 – Ásia Setentrional

2 – Ásia Central

3 – Oriente Médio

4 – Extremo Oriente

5 – Ásia Meridional

6 – Sudeste Asiático

( ) A região é marcada por grandes conflitos geopolíticos, cuja origem está na disputa por um território a que árabes e judeus consideram ter direitos históricos. Esta região também concentra as maiores reservas mundiais de petróleo.

(  ) A região apresenta um bom nível de desenvolvimento, abrange uma das maiores potências econômicas do planeta e o país de crescimento mais acelerado do século XXI.

(   ) A região é ocupada por campos de exploração de petróleo e gás, além de grandes plantações agrícolas que se beneficiam do solo tchernozion, rico em nutrientes.

(  ) Entre os países que compõem a região, o mais importante economicamente apresenta uma população que ultrapassa 1,4 bilhão de habitantes e possui uma renda per capita de 2.753 dólares. Entretanto, índices de pobreza do país demonstram grandes desigualdades.

(   ) A região é marcada por conflitos entre etnias, agravados no passado pela relação comercial desigual com a Rússia. Somado ao clima desfavorável para a agricultura, esses conflitos favoreceram o surgimento de economias e estruturas sociais precárias, marcadas pela instabilidade política e pela miséria da população.

( ) É uma região asiática que abrange uma parte do continente, mas também uma grande quantidade de ilhas. A vegetação é rica em florestas tropicais, manguezais e savanas. O clima é predominantemente  tropical, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.

Habilidades BNCC

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

Referências

Araribá Mais Geografia. Dellore, Cesar Brumini. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

Cruzadinha Oriente Médio

Comentários

Deixe um comentário