Sumário
- Ásia Setentrional
- Sudeste Asiático
- Ásia Central
- Oriente Médio
- Ásia Meridional
- Extremo Oriente
- Curiosidades
Existem várias formas diferentes de regionalizar os espaços, variando de acordo com os critérios escolhidos. Você sabe como se dá a regionalização do continente asiático?
A seguir, vamos apresentar o continente asiático dividido em seis regiões: Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Ásia Central, Oriente Médio, Ásia Meridional e Extremo Oriente. Posteriormente, também conheceremos um pouco mais detalhadamente sobre cada uma dessas porções da Ásia.

Ásia Setentrional
Abrange a porção asiática da Rússia em toda a sua extensão leste-oeste. Apresenta climas dos tipos polar e frio, invernos longos e rigorosos, com temperaturas que atingem até -50°C. Possui formações vegetais adaptadas às condições climáticas rigorosas.
Sudeste Asiático
- península da Indochina, localizada entre o golfo de Bengala e o Mar da China Meridional;
- península Malaia, entre o estreito de Malaca e o Mar da China;
- pelo arquipélago da Insulíndia (também conhecido como arquipélago Malaio), que se estende do oceano Índico ao oceano Pacífico.
Como formas de relevo podemos mencionar a predominância de baixos planaltos e as planícies, com presença de formações montanhosas, sobretudo na Indonésia. Os climas predominantes na região são os climas equatorial e tropical, que favorece a formação de florestas exuberantes.
A Insulíndia abriga a Indonésia, onde há grande incidência de vulcões e terremotos.
Ásia Central
É composta de cinco países situados a leste do mar Cáspio: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirguistão. Nesses países predominam populações eslavas e de origem turca, sendo as últimas de maioria muçulmana.
Oriente Médio
Essa região asiática é habitada principalmente por árabes de maioria muçulmana. Compreende os seguintes países: Arábia Saudita, Iraque, Síria, Jordânia, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein, Kuwait, Afeganistão, Israel, parte da Turquia, Irã e Líbano. Esse último apresenta o maior percentual de população cristã na região (cerca de 40%).
Os habitantes do Irã, Afeganistão e Turquia, ainda que sejam de maioria islâmica, têm origem persa, pashtun e turca, respectivamente. Israel possui população majoritariamente judaica, excepcionalmente.
A região do Oriente Médio é marcada por grandes e diversos conflitos geopolíticos, por exemplo, entre árabes e judeus, além de alguns serem relacionado a recursos naturais, como a questão do petróleo.
Ásia Meridional
Também chamado de subcontinente indiano, caracteriza-se por abrigar povos indianos e indochineses. Os países que compõem são: Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh.
Extremo Oriente
O Extremo Oriente, região com grande variedade de paisagens, agrupa China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan e Mongólia. Todos os países possuem costa marítima, exceto a Mongólia, que se situa entre a Rússia e a China.
Curiosidades
O Extremo Oriente é uma das regiões mais populosas do mundo, com cerca de 1,5 bilhão de habitantes, o que representa cerca de 40% dos asiáticos ou um quinto da população mundial. A densidade demográfica é de 210 habitantes por km², mais de cinco vezes a média mundial.
Apresenta uma grande diversidade climática, cultural, religiosa e linguística. Há áreas de clima temperado, como a China setentrional, a Coreia e o Japão, e áreas de clima tropical, como a China meridional, Taiwan e o Sudeste Asiático. Há também influências de diversas religiões, como o budismo, o taoismo, o confucionismo, o xintoísmo, o islamismo e o cristianismo.
É também uma região de rica cultura e história. Há vestígios de civilizações antigas e influentes, como a chinesa, a japonesa e a mongol. Há também monumentos históricos e artísticos, como a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida, os templos budistas e xintoístas e os jardins orientais. Há também manifestações culturais populares, como as artes marciais, a culinária oriental, a caligrafia, a cerâmica e os mangás.
Habilidades BNCC
(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Referências
Araribá Mais Geografia. Dellore, Cesar Brumini. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.
Deixe um comentário