Regionalização do Continente Europeu

Sumário

Como já vimos em outros estudos, existem várias formas diferentes de regionalizar os espaços, incluindo a regionalização do continente europeu, variando de acordo com os critérios escolhidos. Na explicação deste conteúdo, vamos apresentar o continente europeu dividido em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-oriental, Europa Mediterrânea. Em uma publicação posterior, também conheceremos um pouco mais detalhadamente sobre cada uma dessas porções da Europa.

Apesar das diferenças dos países europeus, o continente pode ser regionalizado assim:

mapa regionalizacao europa ocidental europa setentrional europa centro-oriental europa mediterranea com legenda
Mapa da Regionalização da Europa

NOTA: DESCONSIDERAR A PORÇÃO ASIÁTICA DA TURQUIA NO MAPA ABAIXO. POR MOTIVO TÉCNICOS O EDITOR DE MAPA NÃO SEPARA AS DUAS PARTES DO TERRITÓRIO.

CONSIDERAR A ILHÁ CÓRSEGA (FRANÇA) COMO EUROPA MEDITERRÂNEA.

Europa Ocidental

Nesta região se encontram as principais economias do continente, com grande importância no mundo, como Alemanha, Reino Unido e França. Nessa região que se iniciou o processo de industrialização, com a Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX.

Europa Setentrional

É constituída pela península Escandinava, países bálticos (ex-socialistas), a Dinamarca, a Islândia e a Finlândia. A economia desses países se destaca pela exploração madeireira das Florestas de Coníferas e pela pesca.

Europa Centro-Oriental

Composta de países ex-socialistas e a porção europeia da Rússia (corresponde a 40% da Europa), onde fica localizada a capital Moscou e São Petersburgo, ou seja, a porção a oeste dos Montes Urais.  Na região central, estão as economias mais industrializadas, como a República Tcheca e a Polônia. Na parte mais oriental, estão parte dos países que formaram, com a Rússia, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco que surgiu após o fim da União Soviética. Nessa porção também ficam os Bálcãs, onde estão localizados os países da Ex-Iugoslávia (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Sérvia e, desde fevereiro de 2008, Kosovo).

Europa Mediterrânea

Engloba três penínsulas: a Ibérica, a Itálica e a Balcânica. Na região, formaram-se civilizações como a grega e a romana, cujas ruínas atraem milhares de turistas do mundo inteiro anualmente. A atividade agrícola ainda é forte nessa região, conhecidos tradicionalmente pela produção de azeites, vinhos. A Itália é o país da região com melhores índices econômicos.

Curiosidades

A Europa Setentrional tem um clima frio e úmido, com temperaturas que podem chegar a -40°C no inverno. A região também é conhecida pela ocorrência do fenômeno da aurora boreal, que ilumina o céu com cores variadas.

Além disso, tem uma alta qualidade de vida e um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Alguns dos países mais ricos e felizes do mundo estão nessa região, como a Noruega, a Dinamarca e a Finlândia.

Abriga os Alpes Escandinavos, uma cadeia de montanhas que se estende por cerca de 1.700 km na península escandinava. Essas montanhas são acompanhadas por fiordes, que são entradas do mar entre paredões rochosos.

Em uma grande diversidade cultural e linguística, com idiomas como o dinamarquês, o estoniano, o finlandês, o islandês, o letão, o lituano, o norueguês e o sueco. A religião predominante é o cristianismo protestante, mas há também minorias de católicos, ortodoxos, muçulmanos e judeus.

Com um clima frio e úmido, com temperaturas que podem chegar a -40°C no inverno. A região também é conhecida pela ocorrência do fenômeno da aurora boreal, que ilumina o céu com cores variadas.

A culinária típica da Noruega é baseada nos ingredientes locais, como peixes, carnes, queijos, frutas e cereais. Alguns dos pratos mais tradicionais são: Salmão defumado, Gravlax (salmão cru curado com sal, açúcar e aneto) e Lutefisk (peixe branco seco preparado com soda cáustica, servido com batatas, ervilha e bacon.

Habilidades BNCC

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Referências

Araribá Mais Geografia. Dellore, Cesar Brumini. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

Cruzadinha Oriente Médio

Comentários

Deixe um comentário