Formação Territorial dos Estados Unidos (Animação)

#eua #animação #geografia #território

Hoje nós vamos falar um pouquinho da formação territorial dos Estados Unidos da América. 💸🗽

Para começar, falar um pouquinho do período histórico, voltando no século XVI momento em que o espaço territorial se consolidou antes mesmo dos Estados Unidos vir a ser um país independente.

Após o processo de colonização iniciado pelos europeus, teremos a formação das três colônias inglesas ainda em um momento que os Estados Unidos vivia sob colonização inglesa.

Algum tempo depois, ocorre a Declaração da Independência em 1776 momento em que as colônias do Leste, localizadas no leste do continente na América do Norte vão ser consideradas o princípio que veio a ser os Estados Unidos da América que nós conhecemos hoje.

Começa lá em 4 de julho 1776, após unirem-se e aprovar essa Declaração da Independência das colônias do norte e do sul juntamente. Já nesse período nós já temos então um pouco do que viria ser o estado Estados Unidos.

O imperialismo norte-americano que a gente conhece começa aí mesmo, com a Consolidação da Independência em 1823, teremos a Doutrina Monroe, com o lema “América para os americanos” algo como os Estados Unidos conquistando o seu espaço e definindo aos europeus, os ingleses, os alemães e aos franceses que não se metessem nos assuntos da América, assim como também nos Estados Unidos não interviriam na Europa.

Também temos algo também conhecido como Destino Manifesto, que virá ser a política externa após ter endurecido um pouco, adquirindo um caráter mais expansionista em 1845.

Foi incentivada a conquista de terras ao oeste do país, o que temos como os Estados Unidos hoje, essa extensão enorme que vai do Oceano Atlântico ao Pacífico, se deve muito ao Destino Manifesto, que eles visaram chegar então até o Oceano Pacífico.

Essa doutrina do Destino Manifesto, baseada na crença que aquelas terras eram destinadas a eles , povo eleito, que teria essa missão de se apropriar das terras do oeste americano e outras regiões ali existentes.

Vamos ter até uma essa pintura, que se chama Progresso Americano, de 1872, se tratando da alegoria ao Destino Manifesto. Essa mulher angelical identificada como Columbia, uma personificação nos Estados Unidos no século XIX, segurando um livro escolar, levando a civilização para o Oeste com colonos americanos, prendendo cabos telegráficos e por outro lado os povos nativos e animais selvagens são afugentados.

Seguindo, veremos um mapa, entendemos também o intervencionismo dos Estados Unidos, que pouco depois do início século XX vai ser inspirado no provérbio africano, com apolítica diplomática do Big Stick, que diz o seguinte: “Fale com suavidade e tenha na mão um grande porrete”. Ela vem a ser instituída no governo do presidente Theodore Roosevelt, de modo que os Estados Unidos começam a intervir em vários países da América Central e também da América do Sul.

Alguns países com influência apenas, algumas possessões dos Estados Unidos, protetorados e outros aí se darão através de ações militares.

Diante de toda esse esforço por parte dos Estados Unidos, fica muito claro como os Estados Unidos, desde sua formação vem a ser hoje uma grande potência. Contudo, desde 2006, tem perdido influência, uma vez que a China também começou a ter uma relevância grande no cenário internacional, contrabalanceando o espaço internacional.

Ainda assim, os Estados Unidos gozam de grande poder decisão nas questões políticas atuais, assim como ao longo da história e também vão exercer forte influência sobre instituições como a ONU, Otan, algumas vezes até mesmo agindo contrariamente a elas, em alguns casos.

Encontrando pouca oposição de qualquer parte, intervindo e agindo cada vez mais livremente em questões e conflitos locais ou mundiais, como é possível assistir ao longo da história recente no Iraque, Afeganistão ou durante a Guerra Fria, no século passado, no Vietnã, Coreia. Sempre buscando soluções que muitas vezes vão atender aos seus interesses, seja do governo ou de empresas privadas.

Querido estudante, o que achou do nosso mapa mental animado?

Comente o que você sabe dos Estados Unidos.

Obrigado, até a próxima!

História e Modernização da Rússia (Animação)

Habilidade BNCC EF08HI13, EF09GE01, EF09GE07


Publicado

em

,

por

Comentários

3 respostas para “Formação Territorial dos Estados Unidos (Animação)”

  1. […] Estados Unidos: Mais de 80% dos americanos vivem em áreas urbanas, tornando os EUA uma das nações mais urbanizadas do mundo. As principais cidades são centros de atividade econômica e cultural, como Nova York, Los Angeles e Chicago. […]

Deixe um comentário