Nesta aula de hoje, vamos falar sobre a formação territorial do Brasil. 🦊🌳🏖️
Vamos começar falando de período mais remoto, em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, período esse que foram delimitados os limites das capitanias hereditárias.
Passando neste período, também vamos entender o território nos séculos mais adiantes, ainda no início período imperial, com a Independência do Brasil, até chegarmos mais recentemente no Brasil republicano, omento esse que também chegará à industrialização.
Mas vamos entender esse processo como um todo. Vamos começar falando então sobre o Tratado de Tordesilhas, que foi um acordo realizado entre Portugal e Espanha em 1994, estabelecendo os limites territoriais dessas duas metrópoles, que tiveram bastante relevância na época, sendo que vinte por cento das terras então sul-americanas eram pertencentes a Portugal.
No começo desse tratado, em seguida vamos ter que de 1501 a 1530, durante o século XVI, irá começar então a extração do pau-brasil, no começo essas terras não despertaram muita atenção imediata dos portugueses, que estavam mais interessados nos negócios lucrativos com a Índia.
Então eles vão dedicar apenas a extração da árvore do pau-brasil, que é realizada aí sobretudo por indígenas, pouco adiante nós vamos ter então em 1532, Martin Afonso de Souza funda a vila de São Vicente no litoral do atual Estado de São Paulo, onde instalou os primeiros engenhos de açúcar. Isso aí era então o início da ocupação efetiva do território brasileiro.
Passando um pouco adiante, durante os séculos XVII e XVIII, enquanto ainda o litoral estava voltado mais pro cultivo da cana, o gado servia de alimento e transporte, assim os bandeirantes foram avançando para o interior, desbravando novas terras e ampliando território pelo curso do Rio Amazonas.
Os colonos também avançaram em busca das chamadas até então drogas do sertão, que era por exemplo, baunilha, cravo, guaraná, urucum, eram especiarias valorizadas na Europa, que também vão contribuir para a formação do território.
Assim como o mencionado, a descoberta de pedras preciosas como diamantes, esmeralda e metais como ouro, prata, metais preciosos na região onde se encontram os atuais Estado de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
A exploração dessas jazidas conduziu então a um avanço para interior maior, além dos limites do Tratado de Tordesilhas, depois nós vamos ter um acordo entre Portugal e Espanha estabelecendo novamente então que as terras americanas fossem ocupadas com esse avanço pessoal.
Aí mesmo nós já teremos as fronteiras do Brasil próximos dos contornos atuais, já no século XIX, essa atividade econômica somada às outras como cultivo do algodão, vão contribuir para o desenvolvimento de diversas atividades no litoral e também no interior.
Ainda no século XIX, teremos um declínio aí da produção aurífera (do ouro), e o que vai ganhar um destaque maior é o cultivo também do café, principalmente em São Paulo no Rio de Janeiro, depois vai se expandir também para outros estados como Minas Gerais e Espírito Santo.
Na Amazônia essa ocupação também vai avançar com a extração do látex para a produção de borracha, então nós temos que entender que nesse período, em 1822, com a independência do Brasil, agora Brasil Império, as capitanias vão tornar províncias e pouco adiante, antes de entrar no século XX nós temos em 1889 a Proclamação da República, então as províncias vão passar então a seu novo status.
Para finalizar, em nossa linha do tempo, temos esse mapa do século XX, a partir de certo momento os cafeicultores o governo vão investir na atividade industrial.
Esse capital concentrado, no caso em São Paulo no Rio de Janeiro, vão servir para industrialização desses estados, que será então o motor principal da geração de riqueza no país.
Essa atividade também contribuiu para a organização do crescimento de várias cidades e a construção do espaço geográfico brasileiro. Nós entendemos a formação territorial desse modo, vamos ter no século passado dois grandes impulsos para industrialização no Brasil.
Durante esse século, no governo Getúlio Vargas e outro no governo Juscelino Kubitschek, o JK. O primeiro trazendo as indústrias de base, e o segundo também trazendo a indústria de bens de consumo duráveis, como automobilística.
Vai ser muito intenso e forte o movimento industrial e no período seguinte nós vamos ter também a construção de Brasília na década de 60.
Essa foi nossa animação sobre a formação território brasileiro, espero que tenham gostado e entendido o Brasil desde o século XVI até o século anterior, XX. Agora século XXI estamos vivenciando, veremos o que virá.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.