Entenda sobre os Fusos Horários (ou Zonas Horárias)

Sumário

O que são Fuso Horários?

Os fusos horários são as divisões da superfície terrestre em 24 partes iguais, cada uma correspondendo a uma hora do dia. Essas divisões foram estabelecidas em 1884, na Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, nos Estados Unidos.

O objetivo era padronizar a hora oficial em todo o mundo, facilitando as comunicações e o comércio internacional.

O fuso horário de referência é o que passa pelo meridiano de Greenwich, na Inglaterra. Ele é chamado de UTC (Tempo Universal Coordenado) e corresponde à hora zero.

Nem todos os países seguem exatamente as divisões dos fusos horários. Alguns países adotam um horário diferente do que corresponderia à sua posição geográfica, por questões políticas, econômicas ou culturais.

Por exemplo, a China tem um único fuso horário para todo o seu território, mesmo ocupando uma extensão equivalente a cinco fusos horários.

Outros países adotam o horário de verão, que consiste em adiantar uma hora nos relógios durante uma parte do ano. Desse modo, para saber a hora exata em qualquer lugar do mundo, é preciso considerar não apenas os fusos horários, mas também as particularidades de cada país.

Entenda a teoria e o cálculo dos fusos horários

Devido ao movimento de rotação (aproximadamente 24 horas), à inclinação do eixo e à forma esférica da Terra, recebemos iluminação do Sol de forma desigual. A consequência disso é num local ser dia e no outro noite.

Para evitar-se contratempos entre as pessoas de diferentes localidades do planeta, foi criado um sistema internacional de horários, definido pelos fusos horários. Com esse sistema, temos um padrão de sincronização e podemos calcular o horário em qualquer lugar do planeta.

Adotando-se os meridianos, definiram-se as faixas dos fusos horários, respeitando as fronteiras dos países. Assim, a cada 15º de deslocamento da Terra, de oeste para leste (sentido de rotação), passa-se uma hora. Como padrão internacional, a contagem das hora inicia-se na faixa do Meridiano de Greenwich.

Exercício sobre fusos horários

Gostaria agora de propor um exercício para você que está tentando aprender sobre o assunto. Com base no horário atual, calcule o horário de diferença entre e o fuso horário do Brasil (Brasília – UTC -3) e o fuso horário de Japão (Tóquio – UTC +9).

ENUNCIADO: Olhe no relógio o horário atual (Brasília – Brasil) e descubra que horas são neste instante (Tóquio – Japão).

Caso ainda tenha dúvida, tente ler novamente o texto explicativo teórico acima e leia novamente o enunciado para compreender. Se achar necessário, utilize também o mapa abaixo.

Mapa de Fuso Horário Mundial

mapa didático de fuso horário mundial

Conseguiu fazer o cálculo dos Fusos Horários?

Agora tire a prova real e verifique se o seu cálculo que você efetuou está correto. Se estiver de acordo com o relógio abaixo é sinal que você aprendeu corretamente. Caso contrário, tente novamente!

Não se esqueça que pelo fato do Japão estar localizado na Ásia, no Hemisfério Oriental (Leste ou Nascente), na prática, sempre estarão adiantados em relação a nosso horário aqui no Ocidente.

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Varginha
100625pm
qui, 2 de Novembro
Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Tóquio
100816am
sex, 3 de Novembro

Site conversor de Fusos Horários

Os sites abaixo são de utilidade pública para consultas no dia a dia, como em uma viagem internacional ou caso precise de ferramentas para conversão de fuso horário em várias localidades no mundo.

Acessar Site Time.Is 🔗

Acessar Site Dayspedia 🔗

Acessar Site Fuso Horário Mundial 🔗

Curiosidades sobre Fuso Horário

Pulando um dia do Calendário no Pacífico em Savai’i 🔗

Inconveniente Convenção Política do Fuso Horário Chinês 🔗


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá!

Click no botão para conversar conosco

×