Vygotsky e Gardner: psicologia e cognição

Quem foi Vygotsky?

Lev Semenovich Vygotsky foi um psicólogo e pensador bielorrusso, de família judia, pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais.

Quem foi Gardner?

Howard Gardner, também descendente de família de judeus alemães refugiados do nazismo, psicólogo cognitivo estadunidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das múltiplas inteligências.

As teorias cognitivas

A teoria de Vygotsky enfatiza o papel fundamental da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Aqui estão alguns pontos principais:

  1. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Esta é a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou de um par mais capaz. A ZDP é onde ocorre a maior parte do aprendizado e do desenvolvimento.
  2. Mediação: Vygotsky acreditava que o aprendizado ocorre através de ferramentas e símbolos culturais, como a linguagem. Essas ferramentas são usadas para mediar a interação entre o indivíduo e a sociedade.
  3. Aprendizado social: Vygotsky enfatizou que o aprendizado é um processo social. Ele ocorre primeiro no nível social (entre pessoas) e depois no nível individual. Este conceito é conhecido como “internalização”.
  4. Importância da linguagem: Para Vygotsky, a linguagem é a ferramenta psicológica mais importante. Ela é crucial para o desenvolvimento do pensamento e do aprendizado.
  5. Desenvolvimento cognitivo: Vygotsky acreditava que o desenvolvimento cognitivo é influenciado pelo contexto cultural e social da criança. Ele argumentava que as funções cognitivas superiores se originam nas relações sociais.
interacoes sociais lev vygotsky

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”

Vygotsky

A teoria de Gardner, das Inteligências Múltiplas traz um pensamento revolucionário na forma como entendemos a inteligência. Aqui estão alguns pontos principais desse pensador:

  1. Inteligências Múltiplas: Gardner propôs que existem vários tipos de inteligência, não apenas uma única medida de inteligência. Ele introduziu duas novas dimensões de inteligência: a inteligência naturalista e a inteligência existencialista.
  2. Contexto Histórico e Social: Gardner acreditava que cada pessoa tem um potencial para resolver problemas e gerar valor em um determinado contexto histórico e social.
  3. Tipos de Inteligência: Segundo Gardner, existem 7 tipos de inteligência: Inteligência lógico-matemática, Inteligência linguística, Inteligência interpessoal, Inteligência intrapessoal, Inteligência corporal, Inteligência espacial e Inteligência musical.
  4. Desenvolvimento e Estímulo: Gardner defendia que todos nascem com diferentes tipos de inteligências que podem ser desenvolvidas e estimuladas, de acordo com o contexto.
  5. Crítica ao QI: Gardner criticou a visão unilateral da inteligência representada pelo Quociente de Inteligência (QI), que se concentra principalmente na inteligência lógico-matemática.
multiplas inteligencias howard gardner

“Toda excelência envolve disciplina e tenacidade de propósitos”

Gardner

Qual processo cognitivo mais apropriado para meu aluno?

Certamente essa pergunta carrega algo complexo, sem uma resposta genérica, uma vez que devemos partir de algum pressuposto. Para uma boa resposta ao proposto, se faz necessário algumas indagações. Assim propomos algumas perguntas que cada professor deve fazer a si mesmo antes de mais nada:

  • Eu conheço de fato meu aluno(a)?
  • Qual a realidade dele(a)?
  • Qual seu contexto social?
  • Quais suas potencialidades?

Vygotsky falou a respeito da interação social como princípio importante para o desenvolvimento dos processos cognitivos.

Gardner tratou a respeito também do desenvolvimento e estímulo de múltiplas inteligências do indivíduo, a depender do potencial em diferentes contextos.

Um processo não muito diferente ocorre em nossa realidades particulares, por isso a necessidade de adentrar em uma ótica da perspectiva do aluno, do seu universo em particular.

Se você não faz grandes esforços em aproximar do indivíduo no qual você se propõe a ensinar, não espere grandes avanços de sua parte, pois talvez você esteja falhando em algo elementar.

Conhecer seu contexto social e econômico é muito significante. A partir dessa perspectiva, você aos poucos poderá identificar algumas potencialidades, de modo a extrair de cada teoria proposta acima o êxito tão esperado na sua profissão. Desejo muito sucesso para você!

Metodologias Ativas para impactar suas aulas

Pergunta:

A concepção de Vygotsky é __________ porque admite as relações com o mundo, família, signos e símbolos culturais como fundamentais. Se eu nasci na Amazônia, tenho como interação alguns aspectos com a Floresta Amazônica, com os rios, com os povos ribeirinhos, com os igarapés, com a chuva, com os povos indígenas, com o português, mas também com outras línguas indígenas.

A) tecnicista

B) sociointeracionista X

C) materialista

D) dialética

E) positivista


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário