Contextualização: Tendo em vista o primeiro verso no trecho inicial da música, podemos dizer que o compositor se posiciona contrário em relação aos parâmetros estabelecidos pela sociedade atual, que é muito marcado pela grande velocidade dos acontecimentos, sobretudo da informação. Tal velocidade, juntamente com outros avanços alcançados estão estritamente ligados às revoluções industriais, e os textos abaixo nos auxiliarão a compreender isto e fornecerá subsídios para as questões a seguir.
Texto 1: Revolução Industrial do século XVIII consolida capitalismo
A Revolução Industrial do século 18 representou o momento de consolidação do capitalismo. Apesar de restrita à Inglaterra, ela foi responsável pela reordenação da economia mundial durante o século 19, pois representou a nova dinâmica capitalista, responsável por superar o mercantilismo.
O pioneirismo inglês pode ser explicado com base na existência de um Estado liberal burguês, de capitais acumulados oriundos da exploração colonial e do domínio sobre as atividades mercantis, até então de mão-de-obra barata, e da disponibilidade de recursos naturais.
No entanto, o aspecto mais importante, ao analisarmos esse processo, é entender o seu significado. De que maneira podemos definir a Revolução Industrial? Dizemos: “Foi um conjunto de transformações socioeconômicas e tecnológicas responsável por consolidar o sistema capitalista”.
Uma definição bastante simples, mas que possui um elemento fundamental: primeiro o homem, depois a máquina. Isso significa que a revolução não deve ser entendida apenas como um conjunto de inovações técnicas, novas máquinas e novos procedimentos de produção. A revolução deve ser entendida a partir da alteração estrutural que determinou, ou seja, pela consolidação do trabalho assalariado, pelo controle da burguesia sobre a produção e pela formação de uma nova classe social, o proletariado. Foi ainda caracterizada pela substituição do trabalho manual pelo trabalho da máquina e pela substituição da energia humana pela energia a vapor.
O desenvolvimento desse processo determinou uma série de transformações na vida cotidiana do homem inglês, em especial do homem pobre que migrava para a cidade e engrossava a camada marginalizada ou subempregada. As condições de vida e de trabalho eram caracterizadas pela miséria, o operário trabalhava cerca de 14 horas por dia em condições insalubres, não havia uma legislação trabalhista e a exploração era ainda maior em relação às mulheres e às crianças, que viviam em locais semelhantes a cortiços.
Extraído e adaptado de: <http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-geral/revolucao-industrial-do-seculo-18-consolida-capitalismo.htm> Acesso em: 24 mar 2016
Texto 2: O desenvolvimento tecnológico ocasionou a terceira revolução industrial e permitiu mudanças revolucionárias no processo produtivo e organizacional da produção, constituindo-se no grande aliado da eliminação dos empregos. O declínio da força de trabalho global é registrado na indústria, na agricultura e até no setor de serviços. As mudanças tecnológicas aumentaram os lucros e diminuíram os empregos.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200006l>
Texto 3: Seis estados disputam fábrica da BMW no país
Seis estados disputam a fábrica da BMW no Brasil, após a matriz da montadora anunciar em março de 2011, na Alemanha, que considera instalar uma unidade na América do Sul. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar o novo empreendimento.
O sexto estado seria da região central do país. O presidente da companhia no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que há negociações em curso, mas não revela que região do país as propostas começam a chegar. “Existe interesse dos estados, mas não há uma proposta fechada. O que está sendo feito é um mapeamento para avaliar o mercado não só no Brasil, mas em outros países. O México é um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da América do Sul em termos de relevância”, afirma o executivo.
Extraído e adaptado de: <https://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/05/12/seis-estados-disputam-fabrica-da-bmw-no-pais-sp-mg-rj-e-ba-estao-no-pareo/> Acesso em: 24 mar 2016
QUESTÃO 1:
A Revolução industrial ocorrida entre meados do século XVIII foi possível devido ao:
A ( ) financiamento das atividades produtivas em grande escala, promovida pelos bancos.
B ( ) capital industrial que foi unido ao capital bancário, que fortaleceu ainda mais o sistema capitalista.
C (X ) capital acumulado advindo da primeira fase do capitalismo, marcado pela expansão comercial.
D ( ) contínuo crescimento de recursos tecnológicos, como a robótica, telemática e nanotecnologia.
QUESTÃO 2:
Sobre a Segunda Revolução Industrial é INCORRETO afirmar que:
A ( ) a utilização da energia elétrica e do petróleo possibilitaram a intensificação do desenvolvimento tecnológico, permitindo a sua produção em grande escala.
B ( X ) caracterizou-se pelos avanços ultra-rápidos, que resultaram na obsolescência também veloz especialmente na microeletrônica, na robótica industrial, na química fina e na biotecnologia.
C ( ) estabeleceu uma nova e acirrada disputa entre as grandes potências industriais que buscavam o aumento de seus lucros e uma saída para seus excedentes de produção e capitais.
D ( ) implementou nas indústrias as linhas de montagens, esteiras rolantes e o método de racionalização da produção em massa, chamado de fordismo.
QUESTÃO 3: A Terceira Revolução Industrial contribui para a diminuição de emprego, porque:
A (X ) ampliou a produtividade industrial.
B ( ) aumentou o consumo de energia.
C ( ) contratou mão de obra informal.
D ( ) reduziu os benefícios trabalhistas.
QUESTÃO 4: Atualmente ocorrem disputas entre estados e municípios para atrair investimentos para suas áreas de abrangência, e ainda por cima há uma grande facilidade de deslocamento das instalações industriais para locais de maior interesse.
Esse fenômeno somente foi possível devido ao:
A ( ) surgimento das empresas multinacionais e transnacionais, que transferem sua sede e filiais para os países que lhe ofereçam maiores vantagens.
B ( ) modelo de produção fordista, que através de uma produção especializada e organizada por linhas de montagem, tornava fácil a movimentação de suas linhas de produção para outros locais.
C ( ) sistema econômico socialista, que através de uma economia planificada, fornecia subsídios para investimentos estrangeiros.
D (X ) surgimento das tecnologias de informação e comunicação e melhoria nos sistemas de transporte, que facilitou a mobilidade de capitais e empresas.
QUESTÃO 5: (0,5)
A partir da segunda metade do século XX, inicia-se uma nova fase de processos tecnológicos, decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, denominada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-científica. Como resultado, temos a aplicação quase imediata das descobertas científicas no processo produtivo. Esse fato proporcionou a ascensão das atividades que empregam alta tecnologia em sua produção.
Disponível em: <http://comunicacao8h.blogspot.com/2008/04/partir-da-segunda-metade-do-sculo-xx.html>. Acesso em: 13 jul. 2011.
Na Terceira Revolução Industrial, destaca-se a
A( ) indústria artesanal.
B(X ) pesquisa científica.
C( ) produção de energia.
D( ) utilização de máquinas.
QUESTÃO 6: (0,5)

A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Esse fenômeno contagiou o homem moderno, que não conseguia viver mais sem as máquinas. Considerando as imagens, pode-se afirmar que:
A ( ) o trabalhador medieval realizava o trabalho artesanalmente, confeccionando os produtos integralmente, da mesma forma que o trabalhador moderno.
B( ) o trabalho artesanal tem qualidade superior ao automatizado, pois a divisão de trabalhado existente entre os artesãos garante que o produto seja mais bem acabado.
C( ) a automatização do processo produtivo substituiu o homem na sociedade contemporânea e recriou o papel do artesão, tal qual ocorria na Idade Média.
D(X ) dentre as consequências do progresso técnico está à concorrência da mão de obra humana com a produção automatizada que gera desemprego.
QUESTÃO 7 – Complete as lacunas em relação as fases da Revolução Industrial:
___________Terceira____________ Revolução Industrial
Período: Segunda metade do século __XX_____ até os dias atuais.

______Primeira______ Revolução Industrial
Período: Na segunda metade do século _XVIII____ e meados do XIX;

___Segunda____________________ Revolução Industrial
Período: Entre meados do século XIX até início do século _XX______.

QUESTÃO 8 – Marque com a letra a que se referem: (1,0)
Marque com a letra A as afirmações que apresentam uma característica do artesanato e com a letra M as que se referem às manufaturas.
(A ) É a forma mais antiga de transformação dos recursos naturais, conhecida há milhares de anos.
(M ) Por volta do século XV, homens de negócios agruparam trabalhadores em galpões para controlar a produção.
(A ) Essa foi a principal atividade de transformação até meados do século XVI e ainda existe em vários lugares, constituindo a principal fonte de renda de muitas comunidades.
(A ) Objetos e utensílios, como roupas, panelas, instrumentos de trabalho, cadeiras, mesas etc., eram produzidos manualmente, com utilização de ferramentas simples.
(M ) Essa forma de trabalho era caracterizada pelo uso de máquinas simples e pelo trabalho em grupo com divisão de tarefas. Cada trabalhador passou a executar uma parte da produção de determinada mercadoria e a trabalhar recebendo um salário.
(A ) O trabalhador realizava sozinho todas as etapas do processo. Por exemplo, para a produção de um sapato, ele executa o corte do couro, a costura, a colagem da sola etc.
(M ) A produção atendia aos mercados nacional e internacional, mas o volume da produção continuou sendo limitado pelo fator humano, apesar da introdução de algumas máquinas simples.
(A ) Os trabalhadores podiam trabalhar sozinhos ou em corporações. Em geral, produziam para o mercado local, mas também podiam vender seus artigos para algum comerciante, que os revenderia em outros lugares. O voluma da produção era limitado por sua habilidade, energia ou capacidade física.
Leia o fragmento de texto para auxiliar na resolução das questões.

A Revolução Industrial se estende pelo século XIX, período de transformações que atingem os fundamentos da sociedade, de forma que antes se alicerçava na produção agrícola e agora passa a ser na indústria.
Assim, nesse histórico surgem duas classes, a dos burgueses proprietários (detentores dos meios de produção), e dos proletários (força de trabalho) que produziam em troca do salário. Com base nessa divisão de trabalho instaurada, estabeleceram-se um novo modo de produção e acumulação de riquezas.
Extraído e adaptado de: FERNANDES, Maria Lidia; GIANSANTI, Roberto. Tempo, espaço e cultura. Editora global. 2013, p. 86.

Questão 9 – Com a Revolução Industrial, percebemos duas de classes que se distinguiam quanto aos ideais defendidos. Segundo o texto, essas duas classes são:
A ( ) | Suseranos e vassalos. |
B ( ) | Burgueses e nobreza. |
C ( X ) | Proletários e burgueses. |
D ( ) | Senhores e proletários. |
Questão 10 – Antes de ocorrerem estas grandes transformações sociais, a sociedade da época tinha como base o sistema feudal. Assinale a alternativa que corresponde ao modo de produção existente nos feudos
A ( X ) | Agrícola. |
B ( ) | Manufatureiro. |
C ( ) | Mecanizado. |
D ( ) | Tecnicista. |
Modelos produtivos: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
Durante o início do século XX a indústria passava por mais um dos muitos processos de transformação. O início do uso do petróleo e da energia elétrica, além do surgimento das indústrias siderúrgica e química, foram importantes para o período que, posteriormente, seria conhecido como Segunda Revolução Industrial. Outro fato fundamental neste período foi o surgimento do capitalismo financeiro, que integrava o setor industrial ao lucro dos grandes bancos.
Juntamente com tais processos, houve um acirramento na disputa por lucro dentre as empresas. A partir daí, começou-se a disseminar várias novas formas de produção que visavam aumentar o lucro do patrão, aumentando a produção e reduzindo preços. Estes mecanismos criados para este objetivo ficaram conhecidos como modelos produtivos, dos quais se destacam o fordismo, o taylorismo e, mais recentemente, o toyotismo.
Fonte: http://www.geografiaopinativa.com.br/2015/03/modelos-produtivos-as-diferencas-entre.html
QUESTÃO 11
Considerando o texto e observando a ilustração e a charge, faça o que se pede:


Observando as representações acima, desconsiderando o caráter que o chargista quis elucidar na charge (crítica ao sistema educacional), e trazendo novamente ao contexto que fora lido no texto acima, assinale a alternativa correta sobre os modelos produtivos representados nas figuras acima.
A (X ) No toyotismo (figura 1), fica claro que o operário precisa conhecer amplamente o processo produtivo e as novas tecnologias, ao contrário do modelo fordista-taylorista (figura 2);
B ( ) No toyotismo (figura 1), percebemos que o trabalhador é especializado em uma só tarefa, sem a necessidade do conhecimento de todo o processo, diferente do modelo fordista-taylorista (figura 2);
C ( ) No fordismo-taylorismo (figura 1), fica claro que o operário precisa conhecer amplamente o processo produtivo e as novas tecnologias, ao contrário do modelo toyotista (figura 2);
D ( ) Em ambos modelos, fordista-taylorista (figura 1) e toyotista (figura 2), percebemos uma especialização do operário em todos os processos produtivos, acoplados a uma esteira rolante.
QUESTÃO 12
Ainda considerando o texto anterior Taylorismo, Fordismo e Toyotismo, faça o que se pede:
Escolha um dos modelos produtivos acima, toyotista ou fordista-taylorista* e explore mais o assunto explicando-o.
O modelo Toyota, conhecido como produção enxuta (Lean), busca maximizar valor para o cliente eliminando desperdícios e aumentando a eficiência em todo o processo produtivo.
O sistema Toyota de produção foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, especialmente por Taiichi Ohno e Eiji Toyoda, como resposta à necessidade de melhorar a eficiência sem grandes investimentos em capital. Surgiu como uma alternativa ao modelo Fordista, adaptando a produção em massa à realidade de recursos limitados
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*O fordismo nada mais é que uma junção prática do sistema taylorista e da facilidade das máquinas, pois Ford criou uma espécie de “esteira rolante”, onde as peças passavam em frente ao trabalhador e este tinha que fazer seu serviço dentro de um curto espaço de tempo.
QUESTÃO 13:
Sobre o Capitalismo e a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Observe o esquema ao lado que representa a DIT no período do Capitalismo Comercial, dos séculos XV a XVIII:
Agora, portanto, explique como se configurava esta divisão do trabalho, ou seja, como era a relação entre metrópoles e colônias, não neste período, mas num período posterior compreendido entre os séculos XVII e XIX, cuja época o sistema capitalista já se encontrava em sua fase industrial.
Entre os séculos XVII e XIX, período em que o capitalismo se consolidava e avançava para sua fase industrial, a relação entre metrópoles e colônias se configurava no âmbito daquilo que hoje chamamos de Divisão Internacional do Trabalho. Esse conceito reflete uma especialização econômica geográfica: as colônias forneciam matérias-primas e produtos agrícolas essenciais, enquanto as metrópoles processavam essas matérias em produtos manufaturados e industrializados.
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QUESTÃO 14
Palavras cruzadas

- Indicador socioeconômico, que considera a soma de todos os produtos finais fabricados, serviços consumidos e renda gerada pela população de um país.
- Ciência e técnica da concepção e criação de robôs, incorporada pelo modelo produtivo toyotista é alcançada na Terceira Revolução Industrial.
- Os países de Primeiro e Terceiro Mundo eram caracterizados por este sistema econômico na divisão dos “Três Mundos”.
- Conjunto de conhecimentos, habilidades e instrumentos, organizados em métodos ou processos, aplicados para facilitar determinada atividade humana.
- Economia adotada pelos países socialistas, de forma que a relação entre Estado e economia é marcada por uma forte intervenção do governo.
- Indicador socioeconômico criado pela ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que se baseia na renda per capita, grau de escolaridade e expectativa de vida.
1 – PIB; 2 – ROBÓTICA; 3 – CAPITALISMO;
4 – TÉCNICA; 5 – PLANIFICADA; 6 – IDH.
QUESTÃO 15
Leia o fragmento abaixo no contexto do tema “técnica e tecnologia e produção do espaço mundial”:
“Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado – em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.”
SANTOS, M. “Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.”. Rio de Janeiro: Record, 2004. p.37
Após termos contextualizado o trecho acima com a nossa relação sociedade e natureza, responda:
a) Explique o que é técnica e qual papel ela exerce na construção do espaço.
A técnica é um conceito que refere-se ao conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem ao ser humano produzir instrumentos e meios necessários para sua sobrevivência. Ela é fundamental na construção do espaço geográfico, pois a intervenção humana sobre a natureza é mediada pela técnica.
A técnica não é apenas uma forma de intervenção, mas também uma forma de expansão do sistema capitalista, moldando não apenas a materialidade, mas também os valores e visões de mundo. A técnica é, portanto, essencial para a compreensão do espaço geográfico, pois é através dela que a sociedade e o meio ambiente interagem e se transformam.
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b) Explique o que é tecnologia e descreva qual é a sua relação com a técnica, diferenciando-as.
A tecnologia e a técnica estão interligadas, mas não são sinônimos. A técnica refere-se ao “como” de fazer algo, enquanto a tecnologia se refere ao “o que” é feito com base nesse “como”. Por exemplo, na culinária, a técnica pode ser o processo de misturar ingredientes e assar um bolo, enquanto a tecnologia pode ser o forno usado para assar o bolo. Ambas são essenciais para o progresso e a inovação na sociedade.
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c) Dê exemplos de quatro situações, duas em que são empregadas técnicas e duas tecnologias.
Técnica de estudo utilizando mapas mentais e técnica de poda em jardins.
Tecnologia de Impressora 3D e aplicativo de mapas por GPS.
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d) Escolhe uma técnica qualquer desenvolvida nos primórdios da humanidade e elenque as possíveis mudanças ocorridas a partir de sua descoberta.
Escolhemos o machado de pedra, uma das primeiras ferramentas desenvolvidas pela humanidade, como exemplo para analisar as mudanças que ocorreram ao longo da história.
1. Origem e Função Inicial
- Surgimento: Cerca de 2,6 milhões de anos atrás, no Paleolítico Inferior, com o complexo Olduvaiense.
- Material: Principalmente pedra lascada (sílex, quartzito, basalto), ocasionalmente com ossos ou madeira como complementos.
- Função: Cortar vegetais, carne e madeira; auxiliar na construção de abrigos; instrumento essencial para caça e defesa.
- Produção: Técnica de lascamento de pedras; o artesão removia lascas para criar bordas afiadas.
2. Aperfeiçoamentos Técnicos ao Longo do Tempo
- Complexo Acheulense (c. 1,76 milhões de anos atrás):
- Machados bifaces mais simétricos e refinados.
- Maior eficiência no corte e na caça.
- Início da inclusão de cabos de madeira, aumentando a alavanca e a precisão no uso.
- Desenvolvimento gradual de técnicas de polimento da pedra no período Neolítico, tornando a ferramenta mais durável e versátil.
3. Expansão de Funções e Contextos
- Manipulação de outros materiais: ossos, couro e fibras vegetais.
- Auxílio na agricultura primitiva: preparo do solo e corte de raízes.
- Construção: criação de habitações fixas e armazenamento alimentar.
- Impacto social: facilitou o surgimento de tarefas coletivas e divisão de trabalho entre o grupo.
4. Transição para o Uso de Novos Materiais
- Idade do Bronze (~3000 a.C.): Surgimento de machados de bronze, mais resistentes e afiáveis.
- Idade do Ferro (~1200 a.C.): Machados de ferro substituem progressivamente os de pedra.
- Funções ampliadas para agricultura, carpintaria e guerra.
5. Impactos Culturais e Cognitivos
- Transmissão do conhecimento: aprendizado social e cultural, observação e imitação.
- Aumento da complexidade cognitiva: planejamento do lascamento, escolha de materiais, visão tridimensional para criação do biface.
- Base para inovações futuras: forja de metal, ferramentas mecânicas e utensílios especializados.
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QUESTÃO 16
Sobre os diferentes processos de produção, responda:


Imagem extraída do filme “Tempos Modernos (1936)”, protagonizado por Charles Chaplin.
a) Observando as imagens, qual modelo de produção mais se distancia dos expressos nas imagens? Taylorismo, Fordismo ou Toyotismo?
Toyotismo.
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b) Descreva como funciona o modelo de produção respondido na questão anterior.
O Toyotismo é um modelo de produção industrial japonês que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, desenvolvido por Taiichi Ohno e outros na Toyota. Nesse modelo é previsto produção sob demanda, just in time e flexibilidade.
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QUESTÃO 17
“A industrialização ampliou a divisão do trabalho dentro da unidade de produção (a fábrica) e no interior da sociedade de cada país. Ao mesmo tempo, estabeleceu a Divisão Internacional do Trabalho entre os países industriais e as regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais”.
Assinale a alternativa que NÃO expressa uma característica da Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
A) Os países desenvolvidos exportam produtos tecnológicos e os países subdesenvolvidos exportam matérias-primas
B) A formação da DIT está relacionada, principalmente, com os eventos ligados ao colonialismo
X C) Conferências internacionais são anualmente realizadas para se definir qual tipo de produto cada país produzirá no contexto do comércio internacional
D) A Divisão Internacional do Trabalho envolve, entre outras questões, as relações desiguais entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido nos campos político e econômico
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