Quadro Físico do Continente Europeu

Sumário

Aspectos Naturais

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. Com uma área total de 10.180.000 quilômetros quadrados, é delimitado pela Ásia a leste e com a África pelo Estreito de Gibraltar e Mar Mediterrâneo. É o segundo menor continente do mundo, depois da Oceania, representando 11,5% das terras emersas do planeta.

O único paralelo que corta a Europa é o Círculo Polar Ártico, e também é muito característico a elevada quantidade de costas marítimas e oceânicas devida à presença de abundantes penínsulas, golfos, mares interiores e ilhas. Também se considera o continente mais plano de todos, com uma altitude média de 230 metros.

aspectos fisicos do continente europeu pontos extremos latitude longitude

Relevo

O relevo do continente europeu é marcado por montanhas e planícies. Se tratando do relevo europeu, destacam-se três unidades:

  • Maciços antigos: São montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste europeu, dentre eles podemos mencionar os montes Urais – que separam a Europa da Ásia, a leste – e os Alpes Escandinavos (não confundir com Alpes e Alpes Dináricos).
  • Planícies centrais: As planícies centrais, localizadas na região central (Planalto Central Russo e terras envoltas) apresentam grande extensão e solos férteis, onde há o predomínio de cultivo de cereais e criação de gado.
  • Cordilheiras recentes: São montanhas jovens e por consequência de elevada altitude, sendo elas: os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. Estas estão situadas na porção sul do continente europeu.

Também encontramos no continente áreas de depressão localizadas abaixo do nível do mar, por destaque devemos citar a dos Países Baixos, famoso por seus diques e pôlderes.

Ainda na Europa também devemos mencionar os grandes vazios demográficos, ou seja, área com pouca população devido a condições climáticas inóspitas, como proximidades da regiões polares e em clima de alta montanha.

A Europa se destaca muito fisicamente devido ao seu aspecto recortado e irregular, com diversas penínsulas, arquipélagos e mares interiores e fechados.

Hidrografia

A hidrografia é densa, com variados cursos de água, usados para diversos fins econômicos. Os rios e mares são utilizados para produção de energia, irrigação, comércio e navegação. Além disso constituem importantes eixos de integração entre os países do continente. Dentre os rios europeus, destacam-se o Volga, o mais extenso na Rússia e o Reno, que nasce nos Alpes suíços e deságua no Mar do Norte, junto ao porto de Roterdã (Países Baixos). O Rio Danúbio é de grande importância para a integração do continente, pois atravessa muitos países e serve como meio de conexão e comunicação.

Clima e Vegetação

O clima predominante é temperado. A vegetação é variadas com predomínio de Florestas Temperadas, sendo que grande parte delas já foi derrubada e sofrem com o desmatamento.

Com base nos aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões europeias com características climáticas e formações vegetais bem definidas. Veja:

  • Europa do norte: Nas latitudes superiores a 60º N, predominam os climas frio e polar, onde encontram a Floresta Boreal e a Tundra, e menor densidade demográfica.
  • Europa das planícies: Destaca-se pelo clima temperado oceânico (com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano) e continental (mais seco que o oceânico e com grandes variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias.
  • Europa do sul: As terras voltadas para o mar Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas da Europa, com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem a Vegetação Mediterrânea. Nessa região há também as cadeias montanhosas, marcadas pelo clima frio de montanha e pela Vegetação de Altitude.

Quadro Físico da Ásia

Quadro Físico da América


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário