Quadro Físico do Continente Africano

Sumário

Aspectos Naturais

Localizada ao sul da Europa e a sudoeste da península Arábica, a África é o terceiro maior continente em extensão territorial, com 30.200.000 quilômetros quadrados. Grande parte das terras do continente africano está situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. O território africano é banhado pelo oceano Índico a leste, pelo mar Mediterrâneo ao norte e pelo mar Vermelho a nordeste.

aspectos fisicos do continente africano pontos extremos latitude longitude

Relevo

Os aspectos físicos da África estão associados a grandes desertos, e os relevos em sua maioria formados por planaltos, apresentando altitude média de mais de 750 metros, ainda assim, com terrenos pouco íngremes. As planícies são encontradas nas faixas litorâneas ou ao longo das margens de rios, como o Congo, o Gâmbia e o Senegal.

Os planaltos antigos, bastante desgastados por agentes erosivos, dominam as paisagens naturais do continente. No entanto, algumas porções do território sofreram influência de processos tectônicos recentes, ligados por atividades vulcânicas, que contribuíram para formação de altas montanhas no extremo norte e na porção leste. O monte Kilimanjaro, cujo pico é o mais alto da África, com 5895 metros de altitude, está localizado na porção leste do continente.

Hidrografia

Nas regiões mais altas do continente nascem os principais rios africanos. Os rios africanos garantiram a muitos povos que se instalaram às suas margens no decorrer dos séculos o desenvolvimento de técnicas de irrigação que permitiram a prática da agricultura e da pecuária.

Na África existem rios de grande extensão, como o Nilo. Temos outros exemplos como o rio Níger, Congo, Zambeze. Dentre os de menor extensão, citamos o Senegal, Orange, Limpopo e Zaire. Vejamos um pouco mais sobre eles:

  • Rio Nilo: Com seus 6.690 quilômetros de extensão, deságua no Mar Mediterrâneo. Com nascentes na região dos lagos africanos e na Etiópia, o Rio Nilo atravessa de sul a norte grande parte do continente e serve vários países.
  • Rio Congo: Com 4.700 quilômetros de extensão, segundo maior rio do mundo em volume de água. Sua nascente está localizada na Zâmbia e deságua no Oceano Atlântico.
  • Lago Vitória: Um grande lago, localizado em uma parte do complexo de falhas tectônicas do Vale do Rift. Faz fronteira com o Quênia, Uganda e Tanzânia. Com uma área de 43.178 quilômetros quadrados aproximadamente, é o segundo maior lago de água doce do planeta.

Curiosidade

Também chamada de Quedas Vitória, localizada no Rio Zambeze, na fronteira entre Zâmbia e o Zimbábue. É a maior queda d´água da África, com altura variando de 61 a 128 metros. São uma das mais espetaculares quedas d’água do mundo, é chamado de Mosi-o-Tunya em tonga, que em português significa a fumaça que troveja.

fotografia das cataratas vitória
Fotografia vista de cima das Cataratas Vitória

Clima e Vegetação

A grande extensão latitudinal do continente africano reflete-se na diversidade de climas e de formações vegetais, e permite a coexistência de paisagens desérticas, como a do Saara e a do Kalahari, com paisagens florestais, como a Floresta do Congo, uma das mais úmidas do planeta.

No extenso território africano, predominam os climas Equatorial, Tropical, Semiárido, Desértico, Mediterrâneo e, em algumas regiões mais altas, o clima Frio de Montanha.

A vegetação africana possui forte relação com os climas e com a distribuição das chuvas no continente. Além disso, é bastante diversificada, apresentando desde florestais tropicais até vegetação desértica.

Vejamos exemplos dos desertos ali existentes:

  • Deserto do Saara: Localizado no norte da África, se estende por onze países, é considerado popularmente como o maior e mais quente deserto do mundo.
  • Deserto do Kalahari: Localizado no sul da África, derivado da palavra Kgalagadi, que significa lugar da grande sede.
  • Deserto da Namíbia: Está localizado na costa atlântica da Namíbia, no sudoeste africano, chegando a sua parte mais setentrional até o sul de Angola


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá!

Click no botão para conversar conosco

×