Sumário
Aspectos Naturais
A Oceania é o menor continente do mundo, com uma área de 8.526.462 km², corresponde a 5,8% das áreas continentais do mundo.
Localizado no hemisfério sul, é composto pela Austrália e Ilhas do Pacífico, composto por três grupos: Polinésia (maior número de ilhas), Melanésia (Ilhas Negras) e Micronésia (Pequenas Ilhas).
Para se fazer de um jeito mais conveniente a divisão do planeta em agrupamentos, associam-se todas as ilhas com o continente da Austrália ou Australásia.
A Oceania, é portanto, o maior agrupamento de ilhas do planeta, sendo 14 países e mais de 10 mil ilhas. Países localizados na Oceania:
- Austrália;
- Estados Federados da Micronésia;
- Fiji;
- Ilhas Salomão;
- Kiribati;
- Nauru;
- Nova Zelândia;
- Palau;
- Papua-Nova Guiné;
- Samoa Ocidental;
- Tonga;
- Tuvalu;
- Vanuatu.
Além disso, devemos considerar os territórios ultramarinos localizados ali:
- Ilhas Marianas (dominadas pelos EUA);
- Ilhas Carolinas (dominadas pela Micronésia);
- Nova Caledônia (dominada pela França);
- Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália);
- Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia);
- Terra Adélia (dominada pela França);
- Samoa Americana (dominada pelos EUA).
Características naturais
Sendo paisagens bastante diversificadas, incluindo desertos, praias, montanhas nevadas, fiordes e até mesmo vulcões ativos.
Sua Geologia conta com o desenvolvimento de um subsolo altamente rico em minerais, com um relevo amplamente desgastado, constituído de extensos planaltos rochosos, planícies sedimentares ao longo dos rios e altitudes de no máximo 500m acima do mar, sendo estas últimas localizadas em sua porção leste, na Cordilheira Australiana.
Boa parte das ilhas e dos atóis da Oceania situam-se no Círculo do Fogo do Pacífico, caracterizado por intensa atividade vulcânica, devido ao encontro de placas tectônicas.
Devido a sua grande extensão latitudinal (norte-sul) somado a outros fatores, existe a ocorrência de vários tipos climáticos e formações vegetais, desde florestas tropicais e equatoriais, passando por savanas e estepes, vegetação mediterrânea e até desertos, como no centro-oeste onde existem extensas áreas onde predominam climas desértico e semiárido.
Isso ocorre por conta da presença de correntes marítimas frias que circulam no litoral sul do território e da Cordilheiras Australiana, que barra a entrada de ventos úmidos para o interior do país.
Hidrografia e relevo
Quando se trata de hidrografia, consideramos que este continente apresenta rios estreitos, de curta extensão, cravados em vales profundos e com corredeiras que dificultam a navegação nos rios, com exceção de dois rios, o Murray e Darling.
Já em se tratando de relevo, podemos dizer que apresentam diferenças significativas, uma vez que as Ilhas do Pacífico, Austrália e nova Zelândia se originaram em período geológicos distintos. Veja:
- Ilhas do Pacífico: de relevo montanhoso, se encontram em uma área de choque de placas tectônicas, com atividade vulcânica e terremotos. Temos em Papua Nova Guiné o ponto culminante do continente, o Monte Wihelm (4509m de altitude).
- Nova Zelândia: também com um relevo montanhoso e vulcões ativos, o território neozelandês é constituído de muitos lagos de origem vulcânica e litoral composto de muitas penínsulas e fiordes.
- Austrália: já quanto ao maior país do continente, podemos dizer que está distante das área de choque ou separação de placas tectônicas, com terrenos relativamente estáveis, antigos e desgastados. Nessa parte do continente o relevo é constituído, principalmente, por planaltos e planícies.
Curiosidades da Oceania
- A Oceania é o menor continente do mundo e também o mais novo.
- Apesar de ser formado por mais de 10 mil ilhas e por 14 países, só a Austrália ocupa 90% do seu território.
- A Austrália não faz fronteira com nenhum outro país.
- Por ser o último continente a ser descoberto pelos europeus, a Oceania é também chamada de Novíssimo Mundo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.