QUESTÃO 1:
De acordo com a regionalização pelo critério físico do continente americano, escreva na lacuna abaixo a qual região se refere, tendo como base as informações abaixo:
América do Norte____________________ – formada por Estados Unidos, Canadá, México e Groenlândia (território autônomo que faz parte da Dinamarca). Representa 55% das terras emersas do continente.
América do Sul____________________ – formada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa (departamento ultramarino francês, administrado pela França) e arquipélago das Malvinas (território ultramar do Reino Unido). Representa 43% das terras emersas do continente, distribuídas pelos hemisférios Norte e, principalmente, Sul.
América Central____________________ – formada por uma porção continental (ístmica) e uma porção insular, chamada de Antilhas ou Caribe. Embora essa porção da América corresponda a apenas 2% do continente, reúne o maior número de países, entre os quais podem ser citados Panamá, Costa Rica, Nicarágua (porção ístmica); Cuba, Haiti e República Dominicana (porção insular).
QUESTÃO 2:
Com base no mapa ao lado abaixo, faça o que se pede:
América: divisão socioeconômica e cultural

a) Defina uma legenda para o mapa e complete-o.
Pintar a legenda e os países de acordo com a cor escolhida, com base na informação:
América Anglo-Saxônica (EUA e Canadá).
América Latina (Do México até Argentina)
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b) Após completar o mapa, compare-o com a divisão estabelecida na questão anterior. O que os difere, no que se refere ao modo como foram regionalizados?
A primeira regionalização é baseado mais nos critérios de localização geográfica, enquanto a segunda é baseado nos critérios socioeconômicos e culturais.
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c) Escolha uma das regiões estabelecidas no mapa, e explique de forma sucinta as razões dela fazer parte desta mesma.
A América Latina faz parte a essa região devido ao modo como foi regionalizada, especialmente pela colonização ter sido promovida por países de língua oriunda do latim, como os países ibéricos, Espanha e Portugal.
QUESTÃO 3:
Disserte sobre as características do processo de colonização da América Latina.
A colonização da América Latina foi essencialmente um processo de exploração. Os colonizadores europeus, principalmente os espanhóis e portugueses, buscavam riquezas, como metais preciosos e recursos naturais. As terras colonizadas foram utilizadas para a extração de recursos, que eram enviados para a Europa, contribuindo para o enriquecimento das potências colonizadoras.
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QUESTÃO 4: Sobre as colônias, assinale nas caixas em branco, “E” para exploração ou “P” para povoamento, de acordo com as sentenças abaixo:
(P ) baseado no cultivo de produtos agrícolas variados (policultura);
(P ) a produção agrícola era realizada em pequenas e médias propriedades;
(P ) o trabalho era familiar, livre e remunerado, na maior parte do território;
(E ) seguiam o modelo de produção agrícola plantation;
(P ) a produção era destinada ao comércio interno.

Figura – Fábrica na colônia de povoamento

Figura – Trabalho nas colônias de exploração
QUESTÃO 5: Escolha um povo, um grupo étnico e comente sobre sua participação na construção da identidade sociocultural da América Latina.
Os Guaranis são um dos grupos indígenas mais expressivos e numerosos da América Latina, presentes principalmente no Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. Sua contribuição para a identidade sociocultural da região é profunda e multifacetada, atuando em diversos aspectos como presença histórica e cultural original, idioma como patrimônio cultural e identidade nacional, além da conservação da cosmovisão, resistência e luta política.
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QUESTÃO 6:
México: um dos gigantes da América Latina

O México, país localizado na América do Norte, limitado pela fronteira ao norte, com os Estados Unidos da América; a leste, com o Golfo do México; a oeste, o Oceano Pacífico e ao sul, com Guatemala e Belize.
Neste território se encontram mais de 100 milhões de habitantes, sendo que a extensão territorial mexicana é apenas superada pelo Brasil e Argentina, entre os países da América Latina.
a) Se tratando dos aspectos físicos, descreva sobre as três unidades em que o espaço geográfico do México é organizado. (1,0)
O espaço geográfico do México é organizado fisicamente em três grandes unidades: o Planalto Mexicano, as Montanhas do Pacífico e a Costa do Golfo, que juntas definem a diversidade de relevo, clima e vegetação do país.
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b) Quanto aos aspectos demográficos, como é distribuída a população pelo território? Seja nas planícies ao longo dos litorais, no Planalto do México ou nas regiões montanhosas. (1,0)
A população do México é distribuída de forma desigual no território, concentrando-se majoritariamente nas regiões urbanas do Planalto de Anáhuac, especialmente na Cidade do México, devido a fatores climáticos, geográficos e históricos que influenciam essa concentração demográfica.
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c) Descreva sobre a cultura mexicana. (0,75)
A cultura mexicana é uma vibrante mistura de influências indígenas, espanholas e africanas, marcada por uma rica história, tradições festivas únicas e um forte vínculo com a família e a comunidade.
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d) Cite um problema de cunho socioeconômico enfrentado no México. (0,25)
Um dos principais problemas socioeconômicos enfrentados pelo México é a pobreza, que afeta quase metade da população do país e está relacionada a diversas outras dificuldades sociais, como desigualdade, acesso precário à saúde e educação, e emprego informal.
QUESTÃO 7:
América Central: grande diversidade de países e ilhas

Quando falamos em América Central devemos lembrar-nos de dois aspectos. Primeiro: A porção continental ou ístmica. Segundo: A porção insular, formada por diversas ilhas. Portanto, devemos entender que se trata de uma porção de terra, que liga as duas Américas (Norte e Sul) e também por um grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas, conhecido também como Mar do Caribe.
a) Descreva sobre o clima e a vegetação disposta nas terras da América Central. (1,0)
A América Central apresenta climas predominantemente tropicais com variações significativas causadas pela altitude, e sua vegetação varia entre florestas tropicais densas, savanas, florestas de altitude e áreas de vegetação adaptada a climas secos.
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b) Descreva sobre os aspectos da economia desta porção territorial. (0,3)
A economia da América Central é marcada pela forte dependência da agropecuária tropical, aliada ao crescimento do turismo, à presença de atividades industriais limitadas e à influência de paraísos fiscais e do Canal do Panamá na região.
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c) O Caribe, ou chamado também de Antilhas está organizado em três regiões: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Arquipélago das Bahamas. Explique sobre uma destas regiões. (0,4)
O Caribe, também conhecido como Antilhas, é um vasto arquipélago dividido geograficamente em três grandes regiões: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e o arquipélago Lucayano no Oceano Atlântico, que inclui as Bahamas e Turcas e Caicos.
As Grandes Antilhas são as maiores ilhas do Caribe, localizadas principalmente no Mar do Caribe e na porção norte da região. Incluem Cuba, Hispaniola (composta por Haiti e República Dominicana), Jamaica e Porto Rico. Também integram esse grupo as Ilhas Cayman, um território britânico. Estas ilhas somam a maior parte da área terrestre e população da região, com destaque para Cuba e República Dominicana em termos de tamanho e população.
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QUESTÃO 8:
(ETEC, 2015) – A carta e a foto, a seguir, foram enviadas por Cibele a seu primo Fernando que, como ela, também gosta muito de viajar.

Disponível em: <http://www.vestibulinhoetec.com.br/download/prova_ant/86.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2016
ALLAN. R. Crise global.
Fernando, lendo as dicas de sua prima, descobriu corretamente que esse país é:
A ( ) o Canadá
B (X ) o México
C ( ) o Peru.
D ( ) o Egito.
QUESTÃO 9:
Leia o texto a seguir e observe o mapa ao lado:

Tem 80 quilômetros de extensão e é percorrido aproximadamente em oito horas, dependendo do tráfego. Por ele passam anualmente 12 mil navios, cargueiros e, também, luxuosos transatlânticos, com turistas de todo o mundo. […] Foi uma obra de engenharia que virou realidade em 1914, após dez anos de trabalho pesado em meio a uma selva fechada, e que custou 20 mil vidas para a febre amarela.
SCIARRETTA, Toni. Folha de S.Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 13 maio 2015.
O texto e a imagem fazem referência ao:
A ( ) Canal da Nicarágua, que corta o país em uma rota alternativa, atravessando o Brasil e o Peru ao ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
B ( ) Canal de Suez, que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, usado como via de circulação de navios dos países do continente americano.
C ( ) Canal da Mancha, que une o Mar do Norte ao Oceano Atlântico, e sob suas águas passa o Eurotúnel, um túnel ferroviário submarino.
D (X ) Canal do Panamá, uma rota que permite economizar tempo e dinheiro às embarcações que pretendem sair de uma costa a outra dos Estados Unidos.
QUESTÃO 10:
O que são as Farc?

No mapa ao acima estão representadas as áreas ocupadas pelas Farc na Colômbia e em países vizinhos.
As Farc foram criadas na década de 1960 por camponeses que desejavam melhor distribuição das terras em território colombiano.
Com o passar dos anos, o movimento distanciou-se dos objetivos originais e tornou-se um exército paralelo de guerrilheiros, com cerca de sete mil (em 2013) homens e mulheres, que usam a violência e o terrorismo, como ataques armados e sequestros de civis, para se contrapor ao governo colombiano. Além disso, as Farc controlam grande parte da produção de drogas, sobretudo da cocaína, distribuindo-a para várias partes do mundo, especialmente para os Estados Unidos.
BOLIGIAN, L. Geografia: Espaço e vivência. São Paulo: Saraiva, 2015. p.115.
Qual é o grande entrave vivido pela população e governo destes países?
De um lado o narcotráfico pressiona os camponeses a produzir a planta de que será extraída a cocaína. Enquanto isso, ao mesmo tempo as populações também possuem mantem hábitos seculares entre os povos de algumas regiões do Andes, que é mascar a folha da planta da coca, pois esta possui propriedades nutritivas e analgésicas.
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QUESTÃO 11:
Faça o que se pede em relação ao mapa abaixo.

a) América Andina, América Platina, América Portuguesa e Guianas.
b) América Andina: Formada por países ao longo da Cordilheira dos Andes, como Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile.
A América Platina é uma sub-região da América do Sul, formada por três países: Argentina, Paraguai e Uruguai.
A América Portuguesa é o conjunto de territórios na América colonizados e administrados pela Coroa portuguesa, cujo maior legado histórico e cultural está presente no Brasil contemporâneo.
c) Monta legenda e colorir de acordo com as cores estabelecidas.
QUESTÃO 12:
Intepretação de texto:
América Latina: caldeirão de culturas
Brasileiro não se identifica como latino-americano, mas se vê como líder da região. Por que isso acontece?
Se você nasceu no Brasil, certamente se identifica como brasileiro, mas é pouco provável que se enxergue como latino-americano. Uma pesquisa realizada em 2014-2015, no México, pelo Centro de Investigação e Docência em Economia (Cide) indica que o brasileiro não se sente integrado aos demais países da América Latina. Apenas 4% dos brasileiros se definem como latino-americanos. Nos outros países, essa média chega a 43%.
O que leva muitos brasileiros a não se reconhecerem como latino-americanos? Para alguns analistas, a diferença na língua oficial é um dos principais motivos. O brasileiro fala português, enquanto os outros países da região têm o espanhol como língua principal, em menor escala, o francês, o holandês e o inglês. Todas essas línguas, com exceção do inglês e do holandês, têm origem no latim.
Mas o conceito de América Latina não é apenas linguístico. Ele também leva em conta aspectos geográficos, culturais, históricos e econômicos.
Os países que compõem essa região possuem muitas características e experiências em comum. São países miscigenados; tem sua economia baseada na agricultura, na extração de minerais e em indústrias de bens de consumo; possuem população de maioria católica; apresentam grandes desigualdades sociais; tiveram uma industrialização tardia; e a maior parte desses países viveu sob governos e ditaduras militares.
Quando se pensa em América Latina, a ideia de miscigenação ou mestiçagem é muito presente. Talvez essa seja a principal característica da região, resultando da mistura de colonizadores europeus com indígenas americanos, escravos africanos e, a partir do séculos XIX, imigrantes de diferentes países.
Disponível em: <https://en.calameo.com/read/00289932750e6877171d1?authid=fiUbMsA4CnNJ>. Acesso em: 23 ago. 2015. (adaptado)
a) Quais as causas possíveis para a falta de reconhecimento da identidade latino-americana do brasileiro?
A falta de reconhecimento da identidade latino-americana do brasileiro pode ser atribuída a várias causas, incluindo barreiras históricas, culturais e políticas. Essas barreiras podem ser influenciadas por fatores como a colonização espanhola e portuguesa, a influência indígena e africana, e a diversidade étnica e cultural presente no Brasil.
Além disso, a história do Brasil como colônia de Portugal e a dimensão continental do país podem dificultar a identificação com uma única identidade latino-americana. A construção de uma identidade latino-americana é um desafio complexo, especialmente quando se trata do Brasil, que possui uma rica diversidade cultural resultante da miscigenação de povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos ao longo dos séculos.
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b) A miscigenação é uma das principais características da população brasileira e também da América Latina. Qual a origem dessa miscigenação latino-americana?
A origem da miscigenação latino-americana é historicamente ligada à colonização e à escravidão. O processo de miscigenação começou com a interação entre os portugueses, os indígenas e os africanos, resultando na formação de uma sociedade multicultural e diversa. Essa mistura de etnias e culturas é uma das principais características da identidade brasileira e da América Latina, refletindo a riqueza cultural e a complexidade social do continente.
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QUESTÃO 13:
Sobre a Bacia Amazônica, marque a alternativa incorreta
A( ) Atravessa territórios do Brasil, do Peru, da Bolívia e Argentina, Equador e Suriname.
B( ) Seu rio principal é o Amazonas.
C( ) Por ser um rio de planície, o Amazonas é propício à navegação.
D(X ) Atravessa territórios do Brasil, do Peru, da Bolívia, da Colômbia, do Equador, Venezuela e da Guiana.
QUESTÃO 14:
Sobre a Bacia Platina responda:
a) Quais são os três principais rios?
Rio Paraná, Rio Paraguai e Rio Uruguai.
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b) Qual o potencial de produção de energia hidrelétrica nesta bacia? E quanto à navegação?
A Bacia Platina possui um potencial significativo para a produção de energia hidrelétrica, com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada na foz do Rio Paraná, sendo uma das maiores do mundo. A usina gera cerca de 15% da energia usada no Brasil e 86% no Paraguai, contribuindo para a geração de energia elétrica através do potencial hidráulico dos rios que passam por essa bacia.
A navegação na Bacia Platina é importante, especialmente no território argentino, onde o rio Paraná é um dos principais rios navegáveis. A bacia também oferece vias de transporte intercontinental, facilitando o comércio e a comunicação entre os países da América do Sul.
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QUESTÃO 15:
Sobre o clima e as formações vegetais da América Latina. Escolha um clima e uma formação vegetal e descreva-as.
Na América Latina, o clima tropical é predominante em várias regiões e está intimamente associado à formação vegetal da floresta tropical, uma das mais ricas em biodiversidade do planeta.
O clima tropical é caracterizado por altas temperaturas durante quase todo o ano, geralmente acima de 18°C. Apresenta duas estações bem definidas: uma estação chuvosa, com grande volume de chuva, e uma estação seca, com precipitações mais reduzidas.
Nas regiões de clima tropical da América Latina, como a Amazônia e parte do Centro e Caribe, as chuvas são intensas e frequentes, especialmente na estação chuvosa, o que mantém a umidade elevada. A temperatura média anual costuma variar entre 24°C e 28°C.
A floresta tropical, especialmente a Amazônia, é a principal formação vegetal associada ao clima tropical da América Latina. Essa floresta é caracterizada por uma vegetação densa, com árvores altas e de copas largas formadoras de um dossel fechado que reduz a entrada de luz no solo.
A diversidade de espécies é enorme, incluindo árvores, epífitas, lianas, arbustos e uma rica fauna. A alta umidade e as chuvas constantes favorecem o crescimento vigoroso da vegetação e mantém o solo fértil na camada superficial, apesar de o solo em si ser geralmente pobre em nutrientes.
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