Sumário
Vamos falar um pouco na publicação de hoje sobre a evolução dos processos produtivos, partindo do modo de produção artesanal até chegar no modelo industrial dos tempos atuais.
Evidentemente o processo de produção artesanal existe ainda hoje e ultimamente vem sendo bastante utilizado como estratégia de marketing. Bem, é claro que o que conhecemos hoje como “produto artesanal” difere-se um pouco da produção artesanal praticada na Idade Média. Vamos ver o porquê disso?
Artesanato

No artesanato, o artesão trabalhava sozinho, manualmente, usando as próprias ferramentas, sendo geralmente instrumentos simples como facas, tesouras, martelos e agulhas, dependendo de seu ofício.
Sendo assim, ele era, portanto, dono dos meios de produção e do resultado do seu trabalho e a produção muitas vezes ocorria em sua casa ou sua oficina. Desse modo entendemos algo interessante para o nosso estudo: o artesão realizava sozinho todas as etapas do processo produtivo de determinado bem.
Manufatura

Se tratando agora de manufatura, começamos a entender que esta mantêm alguns aspectos do trabalho artesanal, como a técnica empregada. Por outro lado, as tarefas passam a ser desempenhadas por vários trabalhadores, de modo que cada um passa a se responsabilizar por uma parte da produção.
Com esse novo formato dá-se início então o uso de máquinas simples, ou seja, uma automatização do processo e consequente aumento da produção que já se tornava uma grande demanda por volta do século XVI com o aumento populacional.
Essas mudanças nos processos vão aos poucos dando espaço para o surgimento de máquinas mais avançadas, capazes de automatizar ainda mais o que a divisão do trabalho dera início e assim chegamos logo à maquinofatura, que são os alicerces da indústria de hoje.
Detalhe importante que precisamos considerar: na manufatura os trabalhadores realizam o trabalho sob a direção de uma pessoa, dona dos meios de produção e do produto final.
Indústria

Se na produção artesanal apenas uma pessoa detinha praticamente todos os processos de produção, na manufatura passamos a ter várias pessoas em vários processos. Com a indústria chegamos a um outro extremo: vários processos desempenhados por várias pessoas, inclusive robôs que trabalham e desempenham vários processos produtivos em uma linha de montagem.
Antes de mais nada é importante salientar que o capitalismo teve grande importância neste processo de transição dos modos de produção, uma vez que através das evoluções no sistema capitalista (comercial, industrial e financeiro) – que você pode entender melhor neste artigo sobre capitalismo e socialismo – é que grandes mudanças também ocorreram na sociedade e no modo de produção de bens e serviços.
O acúmulo de capital advindo do fenômeno capitalista e a crescente demanda do populacional e do mercado como um todo contribuíram significativamente para o avanço tecnológico e uma certa mudança nos modos e meios de produção.
Com a utilização de novas técnicas de produção, e esta passando a ser série e em larga escola, com os operários vendendo sua força de trabalho em troca do salário, chegamos então a necessidade de locais especiais para a produção, não mais nas oficinas mas agora desenvolvido nas fábricas.
Com todas essas inovações e consequentes transformações no espaço geográfico, chegamos então ao conhecido episódio histórico conhecido como Revolução Industrial, que teve três marcos diferentes e merece ser tratado exclusivamente em uma publicação dedicada somente a isso. Mas até chegarmos lá vamos ficar por aqui com uma tabela tratando resumidamente sobre as três fases das Revoluções Industriais.

Breve resumo complementar
Exercícios de Fixação
ATIVIDADE 1 Observe as imagens e em seguida responda as questões:

a) Quais diferenças você observa entre os processos de produção representados nas imagens?
b) Na imagem 2 todas as pessoas parecem realizar a mesma atividade? Justifique.
c) Entre os tipos de produção retratados, em sua opinião, qual produz mais e em melhor tempo? Por quê?
ATIVIDADE 2 – Sobre a Segunda Revolução Industrial. Faça o que se pede:
a) Cite dois elementos fundamentais desta etapa que acarretaram grandes inovações técnicas.
b) Qual o período de apogeu desta etapa?
ATIVIDADE 3 – Leia o texto e responda a seguir:
[…] A indústria trazia consigo a tirania do relógio e a medida do tempo não em estações, semanas ou dias, mas em minutos […] Como as pessoas não aceitavam espontaneamente esses novos costumes, tinham de ser forçadas por leis, disciplina, multa e salários baixos que somente o trabalho incessante e sem interrupções permitia ganharem o suficiente para viver.
HOBSBAWM, E. J. Da Revolução Industrial Inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000. p.76.
Que alterações a indústria trouxe para o ritmo do trabalho se comparado ao artesanato? Quais mecanismos passaram a ser usados para que as pessoas aceitassem o ritmo de trabalho das fábricas? Você acredita que esses mecanismos seriam aceitos nos dias atuais? Justifique.
ATIVIDADE 4 – Faça uma pesquisa sobre o artesanato nos dias de hoje. Entrevistem alguma pessoa próxima que tem o artesanato como fonte de renda. Tentem descobrir o seguinte:
a) Qual o produto produzido?
b) Quais materiais são utilizados?
c) Quais são as etapas da produção?
d) Considerando a questão técnica, quais são as dificuldades enfrentadas nesse tipo de trabalho?
e) Quais são as vantagens do produto artesanal em relação ao produto industrializado?
E aí… depois deste aula, você ainda acha que a produção artesanal de antigamente é a mesma dos tempos atuais?
ATIVIDADE 5 – Observe a charge:

Faça um pequeno texto sobre essa charge. Redija a crítica que ela nos transmite e sobre qual momento transcorre.
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