Questão para prova sobre Construção do Espaço Geográfico Brasileiro (10)

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

Contextualização: A formação do território brasileiro é fruto de diversas modificações nas civilizações, composto por uma série de acontecimentos que culminaram na configuração que hoje presenciamos. Os textos abaixo nos auxiliarão a compreender isto e fornecerá subsídios para as questões a seguir. 

Texto 1: A Construção do Espaço Geográfico Brasileiro

Tópico 3: O impacto ambiental no período colonial – Estes eventos irão marcar historicamente o país, seu espaço como um espaço de conquistas.

Brasil: cidades litorâneas em sua colonização – Se observarmos um mapa de cidades brasileiras, observaremos que a grande maioria delas se encontra no litoral por diversas razões, entre elas, o fato de ser nosso litoral navegável e de haver um ponto de partida (via rios) para a conquista do interior.  

O primeiro impacto ambiental: a Mata Atlântica – Durante o período colonial, o impacto ambiental se irá dar pela exploração de pau-brasil – que devastará grande parte da Mata Atlântica.

Gado, engenhos de cana, mineração e drogas do sertão – Outros fatores de impacto ambiental serão a criação de gado e os engenhos de cana que irão modificar a vegetação ao longo dos rios e criar sistemas de cultivo em grande escala e em forma de monocultura.

Extraído e adaptado de: Texto <http://geo7kedtfundamental.jimdo.com/un-1-espaço-geográfico-brasileiro/painel-1-a-construção-do-espaço-geográfico-brasileiro/> Mapa < http://geografalando.blogspot.com.br/2013/03/espaco-geografico-brasileiro-origens.html> Acesso em: 26 mar. 2016

Texto 2: Contribuição de ameríndios à língua portuguesa no Brasil

Estudando a influência do índio na formação da etnia brasileira, o erudito professor Jaques Raimundo assinala vasta contribuição de vocábulos, raízes, afixos (sufixos e prefixos), frases-feitas, expressões que enriqueceram a língua portuguesa do Brasil dando-lhe ao mesmo tempo inconfundível expressão regionalista. O estoque é variado e o material recolhido reflete uma tendência espontânea de adaptação que chega até às formações híbridas e os que foram, assimilados de tal modo se acomodam à morfologia e à semântica portuguesa que nela se encastoaram, como demonstrou aquele professor.

Extraído e adaptado de: <http://www.consciencia.org/a-formacao-etnica-historia-do-brasil> Acesso em: 26 mar 2016

QUESTÃO 1: No início da colonização do território brasileiro, o primeiro impacto ambiental afetou a vegetação:

A ( ) do Cerrado.

B ( ) da Caatinga.

C ( ) da Amazônia.

D (X) da Mata Atlântica.

QUESTÃO 2: Durante o período de exploração inicial do território brasileiro, as primeiras atividades econômicas foram:

A ( ) O cultivo de café e a exploração das jazidas.

B (X ) A extração do pau-brasil e a cana de açúcar.

C ( ) A criação de gado e as drogas do sertão.

D ( ) o cultivo do café e da cana de açúcar.

QUESTÃO 3: Sobre as contribuições dos nativos indígenas na formação cultural brasileira é INCORRETA aquela contida na alternativa:

A ( ) a utilização de chás e unguentos em tratamentos alternativos de saúde.

B ( ) costumes como a utilização de milho e mandioca na culinária.

C (X ) ritmos musicais como o samba e o reggae.

D ( ) hábito de dormir em rede.

QUESTÃO 4: Dentre os imigrantes que contribuíram na formação do Brasil, houve maior contingente de migração dos:

A ( ) eslavos. B ( ) turcos.

C ( ) japoneses. D (X ) italianos.

QUESTÃO 5: Marque a alternativa que corresponde aos principais povos deram origem ao território brasileiro:

A ( ) portugueses, espanhóis e africanos.

B ( ) portugueses, indígenas nativos e italianos.

C (X ) portugueses, africanos e indígenas nativos.

D ( ) italianos, alemães e japoneses.


BRASIL DE Madeira

<<E, segundo diziam esses que lá foram, folgavam com eles. Neste dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos todos quase misturados. Ali, alguns andavam daquelas tinturas quartejados; outros de metades; outros de tanta feição, como em panos de armar, e todos com os beiços furados, e muitos com ossos neles, e outros sem ossos. Traziam alguns deles uns ouriços verdes, de árvores, que, na cor, queriam parecer de castanheiros, embora mais e mais pequenos. E eram aqueles cheios duns grãos vermelhos pequenos, que, esmagados entre os dedos, faziam tintura muito vermelha, de que eles andavam tintos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.>>http://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/pau-brasil(2).jpg

PERO VAZ DE CAMINHA, CARTA A EL-REI DOM MANUEL

BRASIL DE Açúcar

<<Onde é que está a alegria das bagaceiras?

O cheiro bom do mel borbulhando nas tachas?

A tropa dos pães de açúcar atraindo arapuás?

Onde é que mugem os meus bois trabalhadores?

Onde é que cantam meus caboclos lambanceiros?

Onde é que dormem de papos

para o ar os bebedores de resto de alambique?

E os senhores de espora?

E as sinhás-donas de cocó?

E os cambiteiros, purgadores, negros

queimados na fornalha?

O seu cozinhador, Usina Leão, é esse tal Mister

Cox que tira da cana o que a cana não pode dar

e que não deixa nem bagaço

com um tiquinho de caldo

para as abelhas chupar!>>

JORGE DE LIMA, BANGÜE

Extraídos de: Brasil, O livro dos 500 anos. Editora Caras, Brasil, 1996.

QUESTÃO 6: (2,0 – 0,5 cada)

a) Com base em seus conhecimentos sobre a ocupação do Nordeste brasileiro, identifique trechos dos textos apresentados acima, que indique elementos que foram essenciais para a ocupação do Nordeste brasileiro.

O primeiro texto, a “CARTA A EL-REI DOM MANUEL” de Pero Vaz de Caminha, descreve o primeiro contato e a observação dos povos nativos, focando em suas características físicas e costumes.

Com base nos textos fornecidos e em conhecimentos sobre a ocupação do Nordeste brasileiro, o segundo trecho, intitulado “BRASIL DE Açúcar”, apresenta elementos cruciais para a ocupação da região, como a economia açucareira, a mão de obra escravizada e a atividade pecuária. além da estrutura social e hierarquia.

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b) Explique como se deu o início da exploração na colônia.

A exploração na colônia portuguesa na América, que viria a ser o Brasil, teve um início gradual e se consolidou através de diferentes fases e interesses.

O Período Pré-Colonial (1500-1530): O Pau-Brasil

Descoberta e Reconhecimento: Após a chegada de Pedro Álvares Cabral em 1500, a Coroa Portuguesa não demonstrou um interesse imediato em colonizar o vasto território. As primeiras décadas foram marcadas por expedições de reconhecimento e pelo estabelecimento de relações, muitas vezes tensas, com os povos indígenas.

A Exploração do Pau-Brasil: O principal interesse econômico inicial era a madeira do pau-brasil (Caesalpinia echinata). Essa árvore, abundante na Mata Atlântica costeira, produzia uma resina de cor vermelha intensa, altamente valorizada na Europa para tingimento de tecidos finos.

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c) Descreva qual era a principal atividade econômica iniciada na colônia. Quais eram os objetivos da metrópole portuguesa ao efetivar a colonização?

A principal atividade econômica iniciada na colônia portuguesa na América, que viria a ser o Brasil, foi a exploração do pau-brasil. Nos primeiros trinta anos (1500-1530), conhecidos como Período Pré-Colonial, a extração dessa madeira, valiosa na Europa por sua tintura vermelha, foi o foco das interações portuguesas com o território e os indígenas. A exploração se dava por meio do escambo, onde os nativos cortavam e transportavam as toras em troca de objetos europeus de pouco valor.

No entanto, a partir da década de 1530, com o início da colonização efetiva por meio das Capitanias Hereditárias e, posteriormente, do Governo-Geral, a principal atividade econômica passou a ser a produção de açúcar, baseada no cultivo da cana-de-açúcar. Essa atividade se tornou o motor da economia colonial por séculos, marcando a transição de um extrativismo esporádico para uma economia agroexportadora.

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d) Por que decidiu-se pelo cultivo da cana-de-açúcar ao iniciar uma atividade econômica no Nordeste?

A decisão de focar no cultivo da cana-de-açúcar como a principal atividade econômica no Nordeste brasileiro, a partir da efetivação da colonização na década de 1530, foi baseada em uma combinação de fatores geográficos, econômicos.

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____________________________________________________________________________________Cana de Açúcar

QUESTÃO 7: (0,75)

Ligue os pontos abaixo, de acordo com o conceito correspondente:

Feitorias ( 2 )

Massapê ( 1 )

Escambo ( 3 )

questão sobre construção do espaço geográfico brasileiro

QUESTÃO 8: (1,25)

O Brasil e sua imensidade

<<… a terra em sai é de muitos bons ares assim frios e temperados como os de Entre Doiro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas, infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo…>> – Pero Vaz de Caminha, Carta a el-Rei D. Manuel

Região Nordeste

Entre os centros urbanos da região destacam-se Salvador, Recife e Fortaleza, todos capitais regionais com mais de um milhão de habitantes. Com médias de temperatura entre 20°C e 28°C, a porção que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia é dividida em três áreas distintas […]

[…] A primeira delas é a Zona da Mata, onde se estabeleceram no início da colonização portuguesa o latifúndio açucareiro e, posteriormente, no Sul da Bahia, o cultivo do cacau, em virtude de suas condições favoráveis, como solos férteis, pluviosidade abundante. […]

[…] A segunda é o Agreste, área de transição entre a mata úmida e o sertão semiárido, onde é praticada a policultura, a pecuária leiteira e, sobretudo a lavoura algodoeira. […]

[…] E por fim vem o Sertão, domínio semiárido com grande irregularidade de precipitação.

Extraído e adaptado de: Brasil, O livro dos 500 anos. Editora Caras, Brasil, 1996.

A partir da leitura acima e dos estudos realizados, discorra sobre características da economia e população do Nordeste nos dias de hoje.

A economia do Nordeste, historicamente marcada pela monocultura da cana-de-açúcar, passou por um processo de diversificação e modernização. A região não depende mais exclusivamente da cana-de-açúcar, pois houve um crescimento significativo de outros setores como serviços, indústria, agropecuária e turismo.

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QUESTÃO 9: (1,0)

Embora a produção de açúcar tenha sido uma importante atividade econômica, ainda no período colonial ela começou a movimentar outras atividades, como:

A ( ) a extração de sal marinho e petróleo; 

B ( X ) a pecuária, que provia a sociedade açucareira;

C ( ) o setor de serviços e turismo; 

D ( ) cultivo irrigado de frutas tropicais.


Questão 10 – As questões abaixo serão voltadas aos aspectos e características do espaço geográfico brasileiro. (um ponto e meio)

Complete o texto abaixo: (0,3)

palavra território significado

O Brasil está situado em uma larga faixa ao ___sul_____ do

continente americano. De acordo com o Instituto Brasileiro

de Geografia e Estatística, seu território possui 8 milhões

de km² extensão territorial, distribuídos em __26___ estados,

 um ___Distrito Federal________________ e 5570 municípios.

O Brasil é o quinto maior país em extensão territorial, ficando atrás apenas de Rússia, Canada, China e Estados Unidos. Tamanho é o Brasil que ocupa proporções continentais, que se comparados ao continente europeu, ocupa quase o território de todos os países juntos lá situados. Se tratando de nossa porção na América do Sul, faz fronteira com quase todos os países aqui encontrados, sendo também cortado por dois paralelos importantes.

a) Quais países não fazem fronteira com o Brasil na América do Sul? (0,2)

Chile e Equador.

b) Cite os dois paralelos que cruzam o território brasileiro. (0,2)

Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.

c) Quantos fusos horários se encontram em nosso território? (0,3)

Quatro fusos horários.

d) Em quais estados se encontram os pontos extremos do Brasil, Serra da Contamana (Oeste), Monte Caburaí (Norte), Ponta do Seixas (Leste) e Arroio Chuí (Sul)? (0,3)

Serra da Contamana no Acre, Monte Caburaí em Roraima, Ponta do Seixas na Paraíba e Arroio Chuí no Rio Grande do Sul.

e) Considere o título “Brasil: um país-continente”. Disserte sobre esta frase. (0,2)

A expressão “Brasil: um país-continente” é uma forma concisa e muito eficaz de descrever a grandiosidade e a complexidade do território brasileiro. Ela se refere não apenas à sua imensa extensão geográfica, mas também à sua vasta diversidade em múltiplos aspectos, que o fazem assemelhar-se mais a um continente do que a um país de dimensões “normais”

“Se você quer encontrar a nascente tem que subir contra a correnteza”.

João Paulo II


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