Questão para prova sobre Demografia (6)

assinatura mensal com pix portal geographia

QUESTÃO 1 – Efetue os cálculos e responda as pergunta abaixo:

a)

image 5

Resposta do cálculo: 53,15 hab/km²

b)

image 6

Resposta do cálculo: 21,6 hab/km²

*Obs.: A população dos países acima mencionados pode não corresponder àquela do censo demográfico mais recente.

Com base nos seus conhecimentos, nas informações fornecidas e cálculos efetuados acima, responda:

c) Qual dos países acima apresenta maior população relativa? Explique. (0,5)

O México possui maior população relativa que o Brasil, porque a relação entre a população e área do país é maior que o Brasil, ou seja, existe uma maior concentração populacional no seu território.

_______________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________


QUESTÃO 2: (1,25) Em uma determinada cidade no ano 2000, nasceram 45 habitantes, porém, neste mesmo ano ocorreram 10 óbitos. A população total desta cidade é de 8500 habitantes. Calcule a taxa de crescimento vegetativo, para cada mil habitantes, durante o ano de 2000.

calculo do crescimento vegetativo

Resposta do cálculo:

(45*1000)/8500 – (10*1000)/8500 = Crescimento vegetativo = 1,12


QUESTÃO 3: (0,5)

gráfico comparativo produção mundial de alimentos

Em Outubro Seremos 7 Bilhões de Habitantes no Planeta Terra.

Até outubro deste ano, provavelmente em alguma cidade indiana ou chinesa, nascerá o bebê que fará a população atingir a marca de 7 bilhões de habitantes. A ONU estima que seremos 10 bilhões até o fim do século, quando, finalmente, a população vai começar a diminuir […].

A questão, que está representada no gráfico abaixo, sempre afligiu a humanidade, pelo menos desde que o reverendo britânico, Thomas Malthus (1766-1834) previu, em 1798, um desfecho catastrófico para o aumento rápido da população mundial […].

Folha de São Paulo – 1/8/2011 – Cad. Ilustríssima. Adaptação.

A análise dos dados no gráfico e no texto acima, aliada a seus conhecimentos, permite afirmar corretamente que

A ( ) a chamada teoria Malthusiana afirmava que os recursos naturais cresceriam a uma velocidade superior à população, resultando num quadro de fome em massa, no final do século passado.

B ( ) a produção mundial de alimentos per capita foi inferior a 70%, no período de 1951 a 1995, quando o crescimento da população mundial foi alarmante.

C ( ) o aquecimento global, a educação e o controle de natalidade estão entre os fatores apontados por demógrafos para assegurar a qualidade de vida no planeta.

D (X ) o problema não está na incapacidade de produzir comida em escala global para alimentar a população, e sim na distribuição dos recursos econômicos.


QUESTÃO 4

Assinale a alternativa que representa o índice que calcula o número de habitantes por quilômetro quadrado.

A) População absoluta

X B) Densidade demográfica

C) Taxa de natalidade

D) Taxa de fecundidade

QUESTÃO 5

É uma estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva

A) População absoluta

B) Densidade demográfica

C) Taxa de natalidade

X D) Taxa de fecundidade

QUESTÃO 6

É o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área

A) População absoluta

B) Densidade demográfica

X C) Taxa de natalidade

D) Taxa de fecundidade


grupo whatsapp geografia portal geographia

Receba nosso conteúdo de Geografia atualizado semanalmente


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Questão para prova sobre Demografia (6)”

Clicky
×