Planejar aula é preciso? Planejamento no processo de ensino-aprendizagem

Planejar aula é preciso realmente?

Certamente que, quando pretendemos realizar algum projeto, logo pensamos no planejamento das ideias.

Desse modo, também devemos entender porque planejar aula é preciso.

Não diferente, no ensino-aprendizagem o planejamento tem uma grande importância na organização de projetos, seja a curto ou a longo prazo. Vejamos então questões importantes ao planejar aula.

O planejamento é importante em diversas áreas da vida social em geral. Ele é indispensável também ao planejar estudos em sala de aula. A elaboração de propostas de planos de aulas na educação é de suma importância para alcançar o sucesso no processo de aprendizagem dos educandos.

Sua eficácia é resultado de aulas agradáveis e organizadas, causando maior interesse dos alunos pelo conteúdo e aumentando o desenvolvimento dos alunos em sala de aula.

Segundo Libâneo, “o planejamento escolar é uma atividade de ensino que inclui previsões de atividades didáticas em termos de plano e comunicação em função dos objetivos propostos, quanto sua revisão e adaptação durante o processo de ensino”.

Portanto, o planejamento de aulas é uma ferramenta importante para o professor aprimorar seu método de trabalho de acordo com o objetivo a ser alcançado, devendo ser cuidadosamente adaptado às diferentes turmas, com flexibilidade, caso sejam necessárias alterações.

No entanto, embora muitos conheçam a importância de planejar as aulas, alguns professores preferem postergar a planificação, e preferem ministrar aulas improvisadas, o que muitas das vezes prejudica o desempenho dos alunos em sala de aula.

As atividades, muitas vezes são desenvolvidas sem estrutura de forma desorganizada, sem aproveitamento do tempo disponível. Isso, de certa forma acarreta um grande desgaste, tanto do professor como dos alunos, que acaba por se perderem e não ocorre o aproveitamento esperado pela grade de ensino.

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Mecanismos disponíveis que devem compor o plano de aula

  • Conteúdo claro e objetivo;
  • Interação entre teoria e prática;
  • Conhecimento dos mecanismos disponíveis pela instituição;
  • Ordenar as atividades a ser distribuídas durante o período escolar;
  • Ter consciência diante da realidade social e cultural dos alunos;
  • Atualização sistémica de acordo com a evolução do programa;
  • Flexibilidade para trabalhar as diferenças diante de novas situações;
  • Manter sempre atualizado através de pesquisas em jornais, revistas, sites;
  • Ter visão geral das experiências dos alunos sobre os conteúdos apresentados;
  • Usar os métodos disponíveis, porém, sempre inovar o processo de aprendizagem.

Estratégias de ensino-aprendizagem nas escolas

As técnicas de ensino-aprendizagem nas escolas têm como objetivo despertar o interesse do aluno em desenvolver seu conhecimento e alicerçar seu futuro.  As diferentes estratégicas desenvolvidas dentro da sala de aula, leva o professor a obter maiores resultados e satisfação dos estudantes diante do aprendizado adquirido pelos alunos.

É através das técnicas utilizadas pelo professor que o aluno vai construir seus conhecimentos e gravar conteúdos, de forma a alicerçar uma linha de pensamento para determinado contexto.

Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental

Ao trabalhar com alunos das sérias iniciais, o professor deve ter conhecimento da importância da estratégia na formação das crianças para obter um resultado decisivo. O método essencial para conseguir bons resultados é conciliar atividades práticas e lúdicas para corroborar com o aprendizado dos alunos.

Nas séries iniciais, as atividades visuais são mais proveitosas, pois, os alunos terão maior aproveitamento do ensino, além de aprender a trabalhar em grupo.

Exemplos de estratégias de ensino-aprendizagem

Existem várias estratégias de ensino-aprendizagem, as quais podem ser trabalhadas de acordo com a realidade dos alunos. Ressaltamos que, de acordo com cada faixa etária, devem adequar técnicas diferentes também. Vale lembrar que, muitas estratégias são positivas no aprendizado de algumas disciplinas, porém pouco produtiva para outras.

Sendo assim, o professor deve agir com cautela ao adotar uma técnica. Em alguns casos, o melhor seria fazer um mapa da sala levando em consideração o lado afetivo e prático dos alunos.

Estratégias de ensino-aprendizagem

  • Júri Simulado: com a orientação do professor, os alunos farão uma simulação de uma espécie de processo judicial, com papéis distribuídos entre eles de defensor, acusador, juiz e réu que irão julgar um determinado caso.
  • Estudo de caso: o professor e os alunos desenvolvem um estudo com estratégia de pesquisa, podendo analisar um fenômeno atual e as variáveis que o influencia. Trata-se de um estudo intensivo e sistemático sobre determinado tema: instituição, comunidade ou indivíduo. O objetivo dessa estratégia é de fazer uma análise criteriosa de determinada situação real ou não, e tentar encontrar a solução para o problema apresentado.
  • Seminários: com ajuda do professor, os alunos são divididos em grupos. Nesta estratégia pode ser apresentado vários temas que serão distribuídos entre os grupos, e os alunos poderão apresentar os trabalhos em forma visuais, storytelling, webinars e ou vídeos. O professor vai atuar apenas como intermediário orientando os alunos durante as pesquisas, que poderão ser dentro ou fora da sala de aula.
  • Aula expositiva e debatida: Durante a explicação, o professor expõe o conteúdo de forma interativa com a participação dos alunos. Este tipo de estratégia permite ao professor questionar os alunos e estimular a discurso a respeito do tema da aula durante a exposição. Assim sendo, o professor pode abrir um debate entre os alunos que poderão exemplificar fatos que já tenham vivenciado.
  • Grupo de verbalização e observação: após dividir a sala em dois grupos: verbalização e observação, o primeiro ficará responsável pela exposição de ideias e discussão sobre o tema, enquanto o segundo grupo deverá analisar e registrar o resultado. No final do evento o grupo de observação encarregará de apresentar a conclusão do estudo sobre o tema.

Portanto, o planejamento no processo de ensino-aprendizagem em salas de aulas deve estar sempre amparado com a utilização de novas metodologias, que vai além das aulas práticas como pesquisas em computador, atividades dinâmicas, filmes, mapas, poesias, músicas, vídeos, jogos, aulas práticas, teatro, trabalho de campo etc.), que contribuirão para a realização de aulas divertidas e surpreendentes.

O resultado será estudante e professor estimulado, criando novos horizontes, aprendendo mais sobre conteúdos de modo agradável que levará à satisfação pelo aprendizado.

Plano de Curso Anual (Ensino Fundamental e Médio)


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