Olá queridos leitores e assinantes de nosso blog Portal Geographia. Hoje trazemos um jogo muito divertido de batalha naval, onde é possível trabalhar e consolidar o assunto das Coordenadas Geográficas.
É possível jogar em dupla, onde cada aluno senta um em frente ao outro e iniciam o jogo, mas também é possível jogar com os alunos, de modo que o professor projeta no quadro o tabuleiro, esconde seus navios e os alunos tentam acertar o navio, através de palpite dos endereços das latitudes e longitudes.
Este jogo é uma excelente ferramenta lúdica de aprendizagem, de forma que o processo pode introduzir ou mesmo consolidar o assunto de Coordenadas Geográficas, usando o tabuleiro de batalha naval. Este tabuleiro nada mais é que um mapa de coordenadas geográficas, com as respectivas graduações das latitudes e das longitudes.

Como Jogar
É possível jogar de duas maneiras distintas. O professor pode jogar contra os alunos projetando arquivo do mapa no quadro, ou também os alunos podem jogar entre si, em duplas. A primeira forma não demanda impressão, mas somente projetor e notebook na sala. A segunda demanda cópia da matriz de impressão. Abaixo você confere como jogar cada versão.
Regras do Jogo (Professor versus Turma)
O professor projetará no quadro a base do mapa e esconderá seus navios (2 porta-aviões – ocupa 3 endereços, 2 cruzadores – ocupa 2 endereços e 4 fragatas – ocupa 1 endereço) em diferentes endereços das coordenadas disponíveis no tabuleiro. Confira abaixo os elementos do jogo:

Apenas é necessário fazer o registro em um papel ou caderno, para verificar se as coordenadas fornecida pelo aluno (latitude e longitude), vai afundar algum de seus navios. O professor perguntará aluno por aluno, até que se afunde todos os navios ou termine o palpite de cada aluno. Caso tenha passado até o palpite do último aluno e ainda exista algum navio da frota disponível, o professor venceu. Caso antes de terminar a vez de todos os alunos sejam destruídos todos os navios do professor, os alunos vencem. Divirtam-se!
Obs.: para tornar o jogo mais realista, os navios podem ser colocados apenas nas áreas oceânicas ou marítimas.

Regras do Jogo (Aluno versus Aluno)
A mecânica da versão aluno contra aluno é praticamente a mesma, porém ele dá mais interação, pois, principalmente com sextos anos, os alunos gostam de colocar a mão na massa. É necessário imprimir as folhas disponíveis para impressão abaixo, uma por aluno. Também é necessário cola e tesoura. Veja os passos abaixo:
- recortar os navios disponíveis na folha de impressão;
- colar os navios no tabuleiro nos endereços escolhidos (vertical ou horizontal);
- cada aluno fará dez tiros ou oponente, ou seja, escolher dez coordenadas (latitudes e longitudes) distintas;
- cada aluno confere se o tiro efetuado pelo colega acertou e afundou algum navio. Vence o aluno que afundar mais navios!

Obs.: É necessário observar rigorosamente apenas os graus das latitudes e longitudes disponíveis no tabuleiro.