Você sabe o que é globalização? 🌐🥤
Globalização é um fenômeno social, econômico, cultural, político.
Envolve empresas multinacionais, transnacionais, de modo a interliga-las entre si.
Desse modo, dizemos que os meios de comunicação, através da internet e rede sociais foram um grande propulsor para este fenômeno.
Grandes empresa tiveram um importante papel nesse processo, mas os meios de transporte também foram essenciais.
Quando tudo começou?
A globalização teve início no período de expansão marítima europeia, onde as relações econômicas entre Europa e mundo eram bem expressivas.
Não podemos deixar de lado a fase do Capitalismo Industrial, que foi um processo de suma importância para o desenvolvimento tecnológico até chegarmos ao Capitalismo Financeiro.
Mais recentemente, a partir do século XX, vivemos a fase do Capitalismo Financeiro, momento esse de grande intensificação do processo de globalização devido a grande intensidade dos avanços tecnológicos.
No começo da Revolução Industrial por exemplo, as locomotivas a vapor já eram grande indício desse avanços.
Já na Segunda Revolução Industrial, veremos o surgimento de novas fontes energéticas e o uso do petróleo.
Com os avanços nos meios de transporte, cada vez maiores, veremos também avanços no setor energético.
Sem dúvida, os avanços nos meios de transporte, trouxe inúmeros benefícios para o setor turístico e prestação de serviços de modo geral.
Será a globalização apenas “flores”?
Certamente, não.
Existem inúmeras críticas de intelectuais, geógrafos e pensadores das Ciências Humanas, que fazem severas críticas ao processo de globalização e a desigualdade oriunda desse processo.
Nas charges a seguir você pode perceber que a globalização pode acentuar as desigualdades, uma vez que nem todos os avanços tecnológicos, nos meios de comunicação e transportes, são democratizados e de acesso a todos. Muitas vezes isso não ocorre!
Também percebemos que em alguns casos o processo de globalização pode acentuar ainda mais o modo de exploração e a influência cultural e econômica que as potências exercem nos outros países. Coca-cola e McDonalds’ são apenas alguns exemplos de como a globalização interfere em alguns países no mundo.
É claro, que esse processo é bem complexo e não é capaz de representá-lo apenas com uma animação ou charge, mas tudo pode ser útil para o entendimento.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.