Como trabalhar bacia hidrográfica usando folha de couve (1 h/a)

Sumário

Olá estudantes!

Hoje nos vamos falar sobre rede hidrográfica, também compreender o que é uma bacia hidrográfica e conhecer seus elementos formadores.

Através dessa postagem você poderá entender com uma simples folha de couve, elementos essenciais que permeiam a habilidade EF06GE04, que é trabalhada com alunos do Ensino Fundamental. Primeiramente precisamos entender os fundamentos básicos de uma bacia hidrográfica.

O que é uma bacia hidrográfica?

As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz.

Veja a definição de cada elemento da bacia:

Nascente: local onde se inicia uma bacia hidrográfica. Geralmente é o ponto mais elevado do relevo e também onde se encontra a principal nascente do rio que dá nome à bacia.

Rio principal: rio de maior volume e extensão da bacia. Recebe águas dos rios menores que têm função de abastecê-lo.

Divisor de águas: estruturas do relevo que têm o papel de dividir as áreas das bacias. Normalmente são morros, serras, picos, montanhas ou outras estruturas elevadas do relevo.

Afluentes: consistem nos rios menores que deságuam no rio principal e têm a função de abastecer esse rio maior.

Foz: é o final da bacia e o local onde as águas encontram o oceano ou deságuam em uma bacia hidrográfica maior. É também conhecida cientificamente como desembocadura. Pode ser do tipo estuário ou delta.

esquema redes hidrograficas bacias hidrograficas

Sugestão pedagógica lúdica

Uma proposta bem interessante, que inclusive vai de encontro ao Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), proposto às escolas estaduais do Estado de Minas Gerais, é utilizar esse elemento lúdico, uma simples folha de couve, que ajuda a abordar o assunto de uma forma um tanto peculiar e pitoresca.

O Plano de Recomposição das Aprendizagens lista uma séria de habilidades que estão defasadas, em função do período de ensino remoto, uma vez que alguns conteúdos não foram tratados no PET (Plano de Estudo Tutorado). Uma das habilidades é aquela mencionada no começo dessa postagem. Veja:

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Ainda que esta habilidade seja um pouco ampla, é plenamente possível trabalhar os elementos abaixo de modo a consolidar tópicos essenciais.

folha de couve para proposta pedagógica sobre redes hidrográficas

Já tenho a folha de couve, e agora? Como proceder?

Fato é que, no começo ninguém entende nada e são tomados pela curiosidade em relação à couve, perguntando a todo momento o porquê dela, se você havia se tornado vegano ou se comeriam a couve na hora do recreio. Dá pra rir bastante! 🤣

Bem, com o material em mãos e boa vontade, será possível arrasar em sua aula, por experiência própria. Os alunos dão um feedback muito interessante em relação ao uso desses elementos.

Quando saí da aula com a couve, um aluno me abordou e falou que essa tinha sido a aula que ele mais aprendeu e achou interessante naquele ano letivo.

Relatos à parte, vamos ao que interessa!

Estabeleça seu método próprio de introduzir o assunto da aula, dispondo se possível ou desejável no quadro os elementos que julgar importante aos alunos assimilarem anteriormente. No meu caso, coloquei apenas os elementos da bacia.

aula professor renan rosa meneguci bacia hidrografica ef06ge04
Aula sobre Bacias Hidrográficas – Prof. Renan

Em seguida, você vai falar de cada particularidade existente na folha de couve, desde o TALO, que se assemelha bastante com o RIO PRINCIPAL até as RAMIFICAÇÕES que se parecem muito com os AFLUENTES. Isso tudo e o que achar mais pertinente pode e deverá ser acrescentado.

Veja as imagens de satélite do Google Earth e da base do NatGeo MapMaker disponibilizadas da bacia hidrográfica do Rio Amazonas e veja se não há similaridades a serem trabalhadas:

imagem de satélite bacia do rio amazonas google earth ampliado
Imagem de Satélite Bacia Amazônica – Google Earth (Ampliado)
imagem de satélite bacia do rio amazonas google earth zoom
Imagem de Satélite Bacia Amazônica – Google Earth (Zoom)
Mapa Bacia Amazônica - NatGeo MapMaker
Mapa Bacia Amazônica – NatGeo MapMaker

Gostaria aqui de deixar agradecimentos ao perfil @geoensine, no instagram, por disponibilizar sugestões e ideias de materiais pedagógicos.

sugestao de uso da couve como instrumento pedagógico bacias hidrograficas ludico

Qual a diferença entre bacia hidrográfica e rede hidrográfica?

Sim, pois são dois conceitos distintos em que é preciso entender cada particularidade.

A rede hidrográfica é o conjunto do rio principal e seus tributários.

A bacia hidrográfica é toda a área da superfície terrestre que é drenada por essa rede hidrográfica.

Em outras palavras, a bacia hidrográfica representa toda a morfologia do relevo que envolve o rio e os demais elementos, enquanto a rede hidrográfica diz respeito ao rio principal, seus afluentes e subafluentes, ou seja, a estrutura hierárquica dos rios que estão conectados entre si.


Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Como trabalhar bacia hidrográfica usando folha de couve (1 h/a)”

  1. […] (EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. […]

Deixe um comentário