Questão para prova sobre População brasileira (2)

Questão 1 – (Enem 2004 – adaptado) (0,25)

Ao longo do século XX, as características da população brasileira mudaram muito. Os gráficos mostram as alterações na distribuição da população da cidade e do campo e na taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no período entre 1940 e 2000.

Comparando-se os dados dos gráficos, pode-se concluir que

A) com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor.

B) o aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade.

C) quando predominava a população rural, as mulheres tinham em média três vezes menos filhos do que hoje.

D) quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade.

Questão 2 – As próximas questões abordarão as características étnico-culturais que fizeram parte da formação e influência do território brasileiro: (um ponto)

a) Quais foram os principais povos que deram origem à formação do território brasileiro? (0,3)

A formação do povo e do território brasileiro é um processo complexo de miscigenação e interação entre diversos povos, mas três grupos étnicos foram os principais pilares, como os indígenas, portugueses e africanos.

b) Cite um exemplo de contribuição, costume ou legado cultural deixado por cada povo mencionado acima. (0,3)

O costume de tomar banho diariamente é uma herança indígena. A língua portuguesa é, sem dúvida, a mais forte e unificadora herança dos colonizadores portugueses. A música e a dança, especialmente o samba e a capoeira, são exemplos riquíssimos da influência africana.

c) De quais nacionalidades houve maior contingente de imigração ao território brasileiro? Comente sobre qual foi o papel do imigrante na formação do Brasil. (0,4)

O maior contigente de imgração foi dos portugueses sem dúvida. O papel do imigrante na formação do Brasil é de suma importância e se manifesta em diversas frentes, desde o século XIX, com a intensificação das políticas imigratórias, até o século XX e, em menor grau, na atualidade. A chegada desses povos estrangeiros foi crucial para suprir lacunas econômicas e demográficas, além de enriquecer a cultura e a diversidade da sociedade brasileira.


Publicado

em

por