Ásia: diversidade física e cultural

Regionalização

A diversidade natural

Com 42 milhões de quilômetros quadrados (cerca de 30% das terras emersas do globo terrestre), sendo a Ásia, portanto, o maior continente do planeta, formada por 45 países.

A Ásia estende-se do meridiano 25º ao meridiano 180º, a leste de Greenwich, mas se observarmos bem, existe uma península (Chukchi), cortada pelo meridiano 170º oeste, deste modo, uma pequena parcela do território asiático localiza-se no Hemisfério Ocidental.

infográfico continente asiático pontos extremos e informação básica

Em um vasto território como esse, podemos destacar grande diversidade de paisagens naturais, onde existem muitos tipos de clima, vegetação e formas de relevo, como poderemos ver.

Clima e Vegetação

O território asiático se estende desde as altas latitudes (polares) até as baixas latitudes (equatoriais), e tudo isso associado a outros fatores, explica a diversidade de tipos de climas, e consequentemente, a existência de diferentes paisagens naturais. Veja abaixo alguns tipos de clima asiáticos:

  • Equatorial;
  • Tropical;
  • Subtropical;
  • Desértico;
  • Semiárido;
  • Mediterrâneo;
  • Temperado;
  • Frio;
  • Frio de alta montanha;
  • Polar.

Assim como há diversidade climática no continente asiático, encontramos também variadas formações vegetais:

Altas latitudes

  • Tundra;
  • Floresta de coníferas.

Médias latitudes

  • Floresta temperada;
  • Floresta subtropical.

Baixas latitudes

  • Floresta equatorial;
  • Floresta tropical.

Pouca umidade

  • Estepes;
  • Vegetação desértica.

Grande parte dessas áreas foi intensamente desmatada pela exploração de madeira e agricultura.

Relevo

O continente asiático apresenta diferentes formas de relevo, principalmente extensos e elevados planaltos e as grandes planícies.

Planalto do Pamir

Denominado o “telhado do mundo”, localiza-se a mais de 4000 metros de altitude.

Planalto do Tibete

Cerca de 3/4 da sua superfície situa-se em altitudes acima de 3500 metros, sendo que neste planalto surgem grandes cadeias montanhosas, clima pouco chuvoso e médias térmicas baixas.

Cordilheira do Himalaia

Grandes cadeias de montanhas atravessam a Ásia, como é o caso do Himalaia, com 2400 quilômetros de comprimento e 400 quilômetros de largura, que separa as porções norte e sul do continente e serve de barreira natural para o avanço das massas de ar frio que vêm do norte e para as massas de ar quente provenientes do sul. No Himalaia temos localizado o Pico Everest (8848 metros), sendo o de maior elevação do planeta.

Grandes depressões absolutas também marcam o relevo asiático, com destaque para a do Mar de Aral, a do Mar Cáspio e a do Mar Morto, considerada a mais profunda das terras emersas, com 395 metros abaixo do nível do mar.

Penínsulas e ilhas

A Ásia destaca-se pelas várias penínsulas, vejamos algumas delas:

  • Península da Anatólia (Turquia);
  • Península Arábica;
  • Península da Indochina;
  • Península Indostânica;
  • Península de Málaca;
  • Península da Coreia;
  • Península Kamtchatka;
  • Península de Chukchi.

Em relação às ilhas e arquipélagos, a maior concentração está situada na porção sudeste do continente. Desses arquipélagos temos como maior a Indonésia, chamada de país-arquipélago, com cerca de 13700 ilhas. Há também o arquipélago das Filipinas, com cerca de 7000 ilhas e o arquipélago japonês, com aproximadamente 3000 ilhas.

Hidrografia

O território asiático possui grande abundância de água, sendo cortado por rios de grande extensão, fator esse que contribuiu para o surgimento de milenares e tradicionais civilizações hidráulicas. Dentre os extensos e caudalosos rios asiáticos, podemos destacar os rios Lena, Ob e Ienissei, que nascem nas terras de altitudes elevadas da Mongólia e dos Montes Altai e correm para o Ártico.

Nas terras altas do Himalaia, nascem os rios Brahmaputra, Ganges e Indo, que ao longo do tempo formaram imensas planícies aluviais no baixo curso, que por usa vez são intensamente aproveitadas na agricultura.

Da mesma forma, os rios Yang Tsé-Kiang (Rio Azul), o Hoang-Ho (Rio Amarelo) e o Rio Mekong nascem em altitudes elevadas (Planalto do Tibete) da porção central da Ásia, sendo que os dois primeiros cortam o território chinês, e o terceiro atravessa a Península da Indochina, formando também planícies aluviais, muito utilizadas na agricultura.

Por fim, destacamos os rios Tigre e Eufrates, localizados no atual Iraque. Ao longo da História foram essenciais para o surgimento e desenvolvimento dos povos mesopotâmicos.

O que é uma Planície Aluvial? —> Planícies aluviais são áreas as redor de um rio mais suscetíveis a inundação. Tal inundação deposita sedimentos rio abaixo, renovando a qualidade do solo, deixando as várzeas adequadas para práticas agrícolas.

Exercícios de Fixação de Geografia

Temas: Ásia, regionalização, aspectos físicos, relevo, vegetação, clima e hidrografia.

  1. O que é possível considerar sobre a extensão do continente asiático?
  2. O que se pode destacar em relação à diversidade de paisagens?
  3. Diferencie altas latitudes de baixas latitudes.
  4. Cite três tipos de clima asiáticos. Explique um deles.
  5. Quais formações vegetais das altas latitudes do continente asiático? E das baixas latitudes?
  6. Quais formações naturais vegetais asiáticas também podem ser encontradas em território brasileiro?
  7. Quais vegetações asiáticas são adaptadas a pouca umidade?
  8. Disserte sobre o relevo asiático.
  9. Onde se encontra situada a maior porção de ilhas e arquipélagos no continente asiático?
  10. Cite três rios com importância na Ásia.

Habilidades BNCC contempladas:

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Habilidades BNCC Geografia – Ensino Fundamental (6ºano ao 9ºano) – Portal Geographia

Um comentário em “Ásia: diversidade física e cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.