Milton Santos – A natureza do espaço

Abaixo você poderá efetuar o download do livro “A natureza do espaço” do geógrafo Milton Santos, disponibilizado no formato pdf.

A natureza do espaço livro pdf milton santos

Título: A natureza do espaço: Técnica e tempo. Razão e Emoção; Autor: Milton Santos; Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Síntese

Hoje temos uma ampla interação de objetos e ações, que configuram o meio técnico-científico-informacional, onde a técnica mostra sua força modificadora do espaço. A crise do sujeito aparece como um problema dessa globalização. Cada lugar hoje é resultado de uma dialética entre uma razão global e outra local. Milton Santos não concorda com os autores que falam da supressão do espaço na era da informação, mas o que se dá é um novo comando da distância e o espaço não é definido exclusivamente por essa dimensão. O crescimento das tecnologias da informação não dissolve as cidades, pois os lugares urbanos e os espaços de fluxo eletrônico influenciam-se mutuamente na cidade eletrônica. Os objetos técnicos promovem conexão, aproximação, vizinhança, apropriações, usos distintos. Os processos interativos entre sujeitos usando tecnologia móvel estabelecem vínculos, criam sentidos, promovem a apropriação de espaços simbólicos e físicos. Se dá uma nova sociabilidade baseada em convergências de interesses. No há dissolução do vínculo social.

Breve resumo, resenha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.