Serra Gaúcha: a melhor escolha para suas próximas férias.

A região destaca-se pelas belezas das cidades de Gramado, Caxias do Sul e também Canela, localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Já imaginou como seria viajar para Serra Gaúcha? Comece agora mesmo a preparar seu próximo destino! Você vai viver momentos inesquecíveis!

1. Cidade de Gramado: um paraíso na Serra Gaúcha

Inicialmente apresentamos a cidade de Gramado. A história de Gramado começou no ano de 1875, quando ainda era uma região habitada pelos índios Caingangues. Anos mais tarde, com a chegada dos alemães, italianos e portugueses, o cenário mudou sua configuração passando a ter características europeia predominada até os dias atuais. A cidade expressa sua beleza através da arquitetura e também pela gastronomia e costumes trazidos pelos imigrantes. 

Consta na história que Gramado passou definitivamente a ser conhecida como cidade somente no ano de 1954. Como vemos a cidade é ainda jovem, e segundo registros, ela recebeu esse nome em razão do tipo de vegetação serrana, que mais parecia um campo de grama macia e verde, que servia de repouso para os tropeiros e imigrantes quando passavam por ali e paravam para descansar. Mesmo com a influência das culturas e tradições trazidas pelos povos europeus, os gramadenses conservaram os costumes gaúcho tipo da região. A grande diversidade faz do local um lugar aconchegante e encantador, com uma arquitetura deslumbrante expostas por todo lugar do município.

Qual a melhor estação para visitar Gramado?

Existe um ambiente para cada gosto. Com as diferentes temperaturas que variam entre as estações do ano, os visitantes podem encontrar na região um clima que vai desde o saudoso verão brasileiro, ao clima ameno para aqueles que vêm em busca de experimentar as temperaturas mais baixas que os remetem ao clima europeu. Aos olhos dos visitantes, as estações do ano representam um jeito diferente e único da cidade. Porém, o inverno é a estação favorita e que mais se destaca.  

O inverno remete os turistas o entusiasmo de estar fora do país. Ali, além do clima frio, os visitantes podem apreciar o melhor da gastronomia, como os fondues e um bom vinho, o que é muito agradável ao paladar e combina com o inverno local. Este período com temperaturas baixas, normalmente duram entre os meses de junho a setembro. Lembrando que, ao visitar essa região, não esqueça de levar agasalhos de inverno, pois, além do frio, o período também é chuvoso e em alguns anos com registro de neve.

2. Canela: descobrindo as belezas da natureza serrana

A história da cidade de Canela começou em 1903. Assim como Gramado, ela teve a influência dos imigrantes que chegaram na região. Este outro município do Rio Grande do Sul fica próximo de Gramado, sendo o que os separam são aproximadamente 7km e são duas cidades encantadoras situadas na Serra Gaúcha, na então conhecida Região das Hortênsias. Canela tem muitas belezas que encantam os turistas com cada detalhe espalhados por todos os lugares.

Mesmo sendo uma cidade pequena, ela está repleta de particularidades que irão surpreender os visitantes que decidirem aproveitar o máximo de suas estadias no local. Uma cidade acolhedora que deixa os visitantes satisfeitos com a sua infraestrutura voltada para o turismo, com hotéis, praças e restaurantes típicos, oferecendo a todos a tranquilidade e um descanso memorável durante o período de férias.

Muito além de suas belezas, os turistas ainda terão a oportunidade de incluir em seus roteiros diversas opções de divertimento e ainda poderão interagir com a cultura da Serra Gaúcha. Vale destacar ainda que, muitos dos turistas escolhem visitar Canela para conhecer suas vinícolas e gastronomia, além de encontrar no local o que temos de mais próximo das arquiteturas e culturas europeias.

A beleza da Serra Gaúcha está aqui 

Em visita a região de Canela-RS, os turistas terão muitas opções de lazer e descanso. A cidade conta com belos parques e atrações turísticas dentro do que há de mais belo no cenário natural com matas nativas, cachoeira a presença de pássaros, além do ar puro da região serrana. A estrutura da região foi construída para receber os visitantes e proporcionar, além de diversão e lazer, momentos de tranquilidade e muita paz em sua estadia.

A região serrana abriga dentro da mata nativa, parques, trilhas, morros, quedas d’água de 131 metros, e vales com vistas memoráveis. O lugar tem um clima apropriado para viagens com a família, e também viagens românticas, que vão de encontro com o gosto daqueles que buscam turismo, aventura, ou lazer ao ar livre. Tratando de um local turístico, a região tem uma infraestrutura organizada visando oferecer segurança e confiabilidade para seu público.

O melhor da culinária da Região Serrana

Outra particularidade que devemos apontar é a gastronomia que é sinônimo de diversidade em comer bem. A culinária da região tem uma mistura da gastronomia alemã e a dedicada cozinha italiana que não fica traz.

Comércio de Artesanato da cidade de Canela

Envolvido na cultura local está também artesanato voltado para a confecção em couro, com detalhes nas roupas e em peças ornamentais que estão à venda nas típicas casas do ramo.

3. Caxias do Sul e suas particularidades culturais

Caxias do Sul é uma das principais cidades da região e tem atrações variadas, que encantam turistas em qualquer época do ano. A cidade de Caxias localiza-se na região serrana do estado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 130 km de distância da capital. Ela é considerada um dos maiores pontos do turismo do estado. A cidade também é conhecida em todo o Brasil por sua Festa da Uva. Outra particularidade de Caxias do Sul é a culinária italiana onde não poderia faltar o vinho, que combina com o frio desta região.

Caxias do Sul: vinícolas, castelos, museus e muito mais!

Em Caxias do Sul os visitantes são recebidos por um povo acolhedor e alegre. A cidade conta com um comércio bastante e diversificado. O maior atrativo da cidade são as vinícolas. E caso os visitantes tenham escolhido viajar no inverno, poderão apreciar o que há de melhor do local na época de frio com a combinação perfeita entre o clima e um bom vinho da região.

Na cidade de Caxias, assim como em toda a região, é notável as riquezas culturais e costumes do povo que encantam os visitantes. Conhecer a cidade é interagir com costumes que remontam desde o período da colonização dos imigrantes italianos.

O que tem de especial em Caxias do Sul?

Os turistas terão a sua disposição momentos que vão de encontro com o resgate cultural que começa nas cantinas, museus, casas de pedra ou madeira e pode se estender às peculiares igrejas, como é o caso da Igreja de São Pelegrino, santo de origem italiana. Além disso, as encantadoras belezas naturais de Caxias do Sul tornam o passeio inesquecível e deslumbrante diante das lindas grutas, cânions e cachoeiras.

Como aproveitar ao máximo do local durante a noite

Como a cidade recebe pessoas de diversos lugares, o empreendedorismo local foi desenvolvido para dar aos visitantes a tranquilidade e também o prazer em degustar uma comida típica da região com muito bom gosto. A influência dos costumes dos imigrantes, se misturaram a cultura o povo gaúcho. No comércio local os turistas irão encontrar em seus restaurantes a comida marcada pela colonização italiana, e estejam prontos para saborear o que há de melhor nas galeterias, com rodízios de carnes diversificadas. Para os visitantes que apreciam curtir a noite nos bares, podem encontrar a tranquilidade de estar em um ambiente apropriado no Moinho da Estação, no bairro de São Pelegrino.

Com tantas maravilhas em um só lugar: conviver com pessoas acolhedoras, e ainda poder curtir a natureza, afirmamos que há várias razões para escolher Serra Gaúcha para sua próxima viagem de férias. A tranquilidade e a comodidade da cidade, muito divertimento e ainda saborear a gastronomia diversificada e farta é, sem dívida, um dos motivos para visitar a região serrana. Comece a programar suas férias agora, e tenha a certeza que vai viver momentos surpreendentes que irão marcar suas férias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.