A Guerra Fria – Roteiro Pedagógico

Descrição

Infográfico animado que apresenta os principais acontecimentos que marcaram o período
da Guerra Fria.

Objetivos

  • Tomar conhecimento dos principais acontecimentos que marcaram o período da Guerra Fria;
  • Ampliar o conhecimento em relação aos países e suas ações no período da Guerra Fria;
  • Analisar fatores históricos cronologicamente.

Sugestões de uso

Esse infográfico pode ser apresentado aos alunos tanto no início quanto no término do estudo do conteúdo Guerra Fria como forma de enriquecer o tema estudado.
Caso apresente o infográfico como recurso deflagrador, realize uma conversa inicial com os
alunos, levantando o conhecimento prévio e as dúvidas que possuem em relação ao tema a
ser estudado. Dessa maneira, o infográfico pode ser explorado de modo coletivo por meio de
um projetor, TV ou no laboratório de informática.
Explore o infográfico de maneira que os alunos possam observar a cronologia dos principais
fatos que marcaram a Guerra Fria. Em cada momento histórico representado, é possível clicar
e obter mais informações sobre o fato marcado na linha do tempo.
Caso necessário, após a exploração do infográfico pelos alunos, solicite a eles que escrevam
suas dúvidas ou questionamentos em uma folha de papel. Essas questões devem ser utilizadas
como tema deflagrador de pesquisas de ampliação do conhecimento ou então para a realização
de um debate entre os alunos.
Esse material possibilita estabelecer relações com os conhecimentos de História.

Bombas atômicas e fim da Segunda Guerra (1945)
Doutrina Truman (1947)
Plano Marhsall (1947)
Independência da Índia (1947)
Criação do Estado de Israel (1948)
Proclamação da República Popular da China (1949)
Primeiro teste soviético com bomba nuclear (1949)

Criação da OTAN (1949)
Criação da COMECON (1949)
Guerra da Coreia (1950-1953)

Corrida armamentista
Pacto de Varsóvia (1955)
Guerra do Vietnã (1955-1975)
Corrida espacial (1957)
Revolução Cubana (1959)
Muro de Berlim (1961)
Crise dos mísseis em Cuba (1962)
Acordo de Não Proliferação Nuclear (1968)
Homem à Lua (1969)
Queda do Muro de Berlim (1989)
Massacre na Praça da Paz Celestial (1989)
Fim da URSS (1991)

A Guerra Fria

Ao longo da segunda metade do século XX, o cenário geopolítico internacional foi marcado pelo conturbado período da Guerra Fria, com duas superpotências disputando a ampliação de suas áreas de influência pelo mundo: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Veja a seguir alguns dos principais acontecimentos que marcaram esse período histórico.

Bombas atômicas e o fim da Segunda Guerra (1945)

Em agosto de 1945, os EUA lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, forçando o imperador japonês a assinar sua rendição e assinalando o término definitivo da Segunda Guerra Mundial.

Doutrina Truman (1947)

Série de orientações criadas pelo então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, para conter os avanços do socialismo. Além disso, estabelecia os EUA como líderes dos países da esfera capitalista.

Plano Marshall (1947)

Plano arquitetado pelos EUA com o objetivo de promover a recuperação econômica dos países europeus, especialmente França, Inglaterra e Alemanha, visando ao fortalecimento do capitalismo naquele continente.

Independência da Índia (1947)

Liderado por Mahatma Gandhi, o movimento de independência da Índia pregava a desobediência civil, o pacifismo e o boicote a produtos estrangeiros como forma de lutar contra a dominação inglesa. Em 1947 a Índia conseguiu sua independência da Inglaterra.

Criação do Estado de Israel (1948)

Em 1948 os judeus declaram oficialmente a criação do Estado de Israel, um ano após a Assembleia Geral da ONU aprovar a partilha da Palestina em dois Estados: um árabe e outro judaico. Desde então essa região tem sido alvo de intensas disputas entre judeus e palestinos.

Proclamação da República Popular da China (1949)

Implantação do regime socialista na China, após o Partido Comunista Chinês (PCCh), liderado por Mao Tse-tung e com o apoio da maior parte da população chinesa, derrotar as forças do Kuomintang (Partido Nacionalista do Povo).

Primeiro teste soviético com bomba nuclear (1949)

A URSS testou com sucesso sua primeira bomba nuclear em 1949 no deserto do Cazaquistão.

Criação da OTAN (1949)

Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), aliança militar liderada pelos Estados Unidos com o objetivo de proteger seus aliados contra possíveis ataques militares do bloco soviético.

Criação da COMECON (1949)

O Conselho para Assistência Econômica Mútua (COMECOM) foi constituído em 1949 com a finalidade de promover a ajuda econômica da URSS aos países socialistas do Leste Europeu e também de outras economias socialistas no mundo, como Cuba e Vietnã.

Guerra da Coreia (1950-1953)

Considerado o primeiro conflito militar de grandes proporções da Guerra Fria, envolveu os EUA, que apoiaram a Coreia do Sul, e a URSS, que forneceu apoio à Coreia do Norte. As consequências desse conflito podem ser observadas atualmente nas tensas relações entre as duas Coreias.

Corrida espacial (1957)

Lançamento do satélite artificial soviético Sputnik I, em 1957.

Corrida armamentista

Período que se estendeu por praticamente toda a Guerra Fria, caracterizado pelo desenvolvimento de armas que levaram as duas superpotências (EUA e URSS) à formação de um poderosíssimo arsenal bélico com grande poder de destruição.

Revolução Cubana (1959)

Revolução de caráter socialista que derrubou o regime ditatorial de Fulgêncio Batista, instalando o socialismo na ilha cubana.

Pacto de Varsóvia (1955)

Criação do Pacto de Varsóvia, aliança militar liderada pela URSS com o objetivo de proteger seus aliados contra possíveis ataques militares da OTAN.

Guerra do Vietnã (1955-1975)

A guerra colocou em confronto o Vietnã do Sul (apoiado pelos EUA) e o Vietnã do Norte (apoiado pela URSS). Em 1965, os EUA se envolvem diretamente na guerra enviando soldados ao conflito. Embora mais bem equipadas, as tropas estadunidenses falharam em seus objetivos e foram obrigadas a se retirar do país em 1973. Dois anos depois, o Vietnã foi unificado sob o governo socialista.

Muro de Berlim (1961)

Com cerca de 100 quilômetros de extensão, a construção do Muro de Berlim, símbolo maior da Guerra Fria, dividiu a cidade de Berlim em duas zonas: a socialista e a capitalista.

Crise dos mísseis em Cuba (1962)

Incidente que colocou em xeque as relações entre os EUA e a URSS, foi provocado pela instalação de mísseis soviéticos em uma base militar em Cuba, a pouco mais de 100 km de distância do território dos Estados Unidos. A situação foi resolvida com um acordo por meio do qual a URSS retirou os mísseis em troca de que os EUA não invadissem Cuba.

Acordo de Não Proliferação Nuclear (1968)

Acordo assinado por EUA e URSS para limitar a produção de armas nucleares. O acordo vale atualmente e cerca de 190 países são signatários.

Homem à Lua (1969)

Na corrida espacial, os EUA colocam em prática o ambicioso plano de enviar o primeiro humano à Lua, feito ocorrido em julho de 1969, quando a nave Apolo 11 pousou na superfície lunar e os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisaram em seu solo.

Queda do Muro de Berlim (1989)

Com a crescente fragilidade da URSS, as manifestações populares em favor de maior abertura econômica e política se intensificaram nos países socialistas do Leste Europeu, tendo como auge a queda do Muro de Berlim. Esse acontecimento promoveu a reunificação da Alemanha e simbolizou o fim da Guerra Fria.

Massacre na Praça da Paz Celestial (1989)

Após uma série de protestos pacíficos promovidos por estudantes e trabalhadores chineses em defesa de mais liberdade e melhores condições de vida, o governo comunista de Pequim reprimiu violentamente os manifestantes. O número de mortos do massacre é incerto, podendo ter chegado a cerca de sete mil, segundo os manifestantes.

Fim da URSS (1991)

Em 1991 as tensões entre setores liberais e conservadores do Partido Comunista, as dificuldades econômicas enfrentadas pela URSS e as pressões por independência de vários países do Leste Europeu causaram o fim da União Soviética e a criação da CEI, Comunidade de Estados Independentes.

Créditos: FTD Digital

Sugestão de conteúdo sobre o sistema capitalista e socialista:

6 comentários sobre “A Guerra Fria – Roteiro Pedagógico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.