A Ordem Bipolar

Após a Segunda Guerra Mundial, que vigorou entre 1939 e 1945, os países dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos. Os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, seja no âmbito econômico ou militar. Essas potências possuíam formas de governos distintos, de modo que uma estava sob influência do sistema político-econômico capitalista e a outra socialista. Os Estados Unidos da América lideravam o bloco de países capitalistas, enquanto a União Soviética o bloco socialista. Essa disputa pela hegemonia ficou conhecida como Guerra Fria, de modo que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. Esse confronto ocorreu diplomaticamente, caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como a Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã e Guerra do Afeganistão.

Com o fim da Guerra Fria, em 1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de mercado, típica do capitalismo. Desse modo, os Estados Unidos emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na sociedade e na cultura de todo o mundo.

Mapa-múndi Guerra Fria (1949-1990)

Referências

Araribá Mais Geografia. Dellore, Cesar Brumini. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

Habilidades da BNCC contempladas:

EF08GE07: Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

EF08GE10: Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

EF08GE11: Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

EF08GE19: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses com informações geográficas acerca da África e América.

Sugestão de roteiro pedagógico sobre a Guerra Fria

A Guerra Fria – Roteiro Pedagógico – Portal Geographia

Um comentário em “A Ordem Bipolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.