Sistemas Fotovoltaicos e Térmicos

Vamos falar de Energia Renovável?

Nesta publicação de hoje vamos esclarecer um pouco sobre as energias renováveis, em atenção especial a energia solar, algo interessante do ponto de vista geográfico tanto no sentido econômico quanto ambiental é um projeto de investimento de geração de energia em sua própria residência por meio de métodos diversos. Geração própria de energia elétrica já é um fato e você pode fazê-lo nas seguintes formas:

  • Sistema fotovoltaico on-grid;
  • Sistema fotovoltaico off-grid;
  • Sistema térmico com painéis solares;
  • Sistema térmico tubular a vácuo.

Como funciona isso?

Os sistemas fotovoltaicos de acordo com à sua ligação para com a rede pública de distribuição de energia elétrica podem variar:

O primeiro modelo (on grid) apesar de proporcionar certa autonomia em relação a distribuição de energia da concessionária, ainda permanece conectada e ainda está sujeita a tarifas mínimas de custeio. Por meio dela também além da compensação, existe também a possibilidade de devolver energia produzida excedente na rede para uso futuro.

O segundo (off grid) com utilização de baterias, confere autonomia completa, uma vez que permanece desconectado da rede, isso implicar  custos extras para implantação e  manutenção do modelo.

Sistema Fotovoltaico On-Grid

Sistema Fotovoltaico Off-Grid

Os sistemas térmicos não produzem a energia elétrica em si, porém, como o próprio nome térmico faz alusão, possuem a capacidade de aquecimento por meio da captação solar e podem ser empregados em piscinas, reservatórios de água para banho, pias de banheiro e cozinha, entre outras aplicações.

O primeiro modelo (painéis) geralmente tem custos menores, porém existem algumas diferenciações em relação ao segundo modelo (tubular), um deles é a área demandada para funcionamento, geralmente maior que no modelo tubular. Outra questão é que o modelo tubular atinge temperaturas maiores, inclusive em sistemas industriais, conferindo uma eficiência energética maior.

Veja os modelos abaixo:

Sistema Térmico com Painéis

Sistema Térmico Tubular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.