Um lugar em meio a natureza com aventuras e descanso

Nas suas próximas férias, programe-se para visitar o Jalapão, e tenha a certeza que é local ideal para realizar seus sonhos de estar na natureza e desfrutar das encantadoras cachoeiras, fervedouros, dunas, chapadões e piscinas cristalinas. Tenha a certeza que a beleza e a diversidade da natureza é o atrativo que mais evidencia o passeio no Parque Estadual do Jalapão que fica no estado do Tocantins.

Estamos falando de uma região de conservação da natureza em meio as belezas do cerrado brasileiro. O conglomerado abrange vários municípios. Todos dentro de uma área de preservação com 34 mil km². Uma região considerada como o maior ambiente de vegetação nativa remanescente no Brasil. Com tantas belezas naturais e atrações fascinantes, o parque é um local que proporciona uma experiência única de contato com a natureza, aventuras, descanso e relaxamento.  

Hospedagem – Onde ficar no Jalapão 

O complexo que abrange a região de Jalapão é composto por quatro municípios, e todos possuem atrações que merecem ser exploradas e visitadas. No entanto, os municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins são as cidades que oferecem um número maior de pontos turísticos, inclusive é a região onde ficam os famosos fervedouros. Em todas as cidades você irá encontrar opções de hospedagem em várias pousadas. Porém, vale lembrar que as acomodações são simples, mas com ambientes muito aconchegantes.

Restaurantes e bares no Jalapão 

As cidades de Ponte Alta, Mateiros, São Félix do Tocantins e Tamboril são todas preparadas para atender as necessidades dos visitantes durante as suas estadias. No local há uma variedade de comércios no ramo gastronômico, seja bares ou restaurantes, que oferecem uma boa comida caseira. A comida é simples, mas vale ressaltar que tudo está nas conformidades da região e não deixa de ser muito gostosa e saborosa. 

O que fazer para aproveitar seu passeio

Fazer turismo no Jalapão é ir de encontro com a natureza. É desafiar seus próprios limites, é praticar atividades deslumbrante que antes nem imaginava se proporcionar. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática de esportes como trilhas a pé e de bicicleta, além de canoagem, rafting e rapel.

A preparação e a experiência prestada por profissionais qualificados proporcionam momentos seguros e confortáveis durante o passeio transformado em pura diversão. Além disso, a complexidade do lugar e a satisfação dos visitantes por vivenciar momentos inusitados em meio a natureza, deixa a certeza de estar diante de atrações únicas encontradas na região do Jalapão.

À medida que vai se afastando da capital de Palmas, o panorama rústico vai despontando por todos os lados. Agora o que se vê pela frente é uma visão deslumbrante e convidativa para uma aventura em meio às estradas de terra. O verde da vegetação do Cerrado e o simples cantar dos pássaros passam a encantar os visitantes desse lugar com a certeza que toda a movimentação das cidades ficaram para trás.

Lugares em destaque para conhecer

Fervedouros

No Jalapão existem lugares surpreendentes que torna o momento em uma experiência encantadora de sua viagem. Fazendo menção aos lugares mais interessantes, podemos citar os Fervedouros do Ceiça e o Fervedouro do Soninho, que são nascentes de rios subterrâneos que impossibilita a vazão da água por meio das rochas. Os visitantes podem banhar nas águas limpas e cristalinas dos pequenos rios com segurança, devido à pressão natural exercida neles, que faz com que os banhistas sintam como se estivessem flutuando na água.

Rio Soninho

O Rio Soninho é composto por duas exuberantes cachoeiras conhecidas pelos os nomes de Cachoeira Pequena e Cachoeira Grande. A Cachoeira Pequena é rasa com uma queda d’água leve e agradável, sendo possível relaxar como se estivesse em uma banheira de hidromassagem. Já na Cachoeira Grande destaca-se pela queda d’água gigantesca, com 30 metros de altura.

Cachoeira da Formiga

A principal cachoeira do Jalapão é a Cachoeira Formiga. A queda d’água com apenas 2 metros de altura faz dela uma opção mais segura e tranquila. O que mais deixa os visitantes surpresos é a natureza que se observa ao redor da água. Além da água ser imensamente limpa e transparente, o maior destaque dessa atração é a vegetação nas proximidades da cachoeira deixando em evidência as belezas naturais do local.

Dunas

Certamente que o maior destaque do Parque são as dunas do Jalapão. A formação das Dunas é proveniente da composição das grandes erosões de areia no local. Os visitantes têm a sua disposição uma vista das Dunas que chega até 30 metros de durante o dia, e o prazer de fotografar o local e encantar-se com as maravilhosas imagens desse evento único.

Cânion Sussuapara

O Cânion Sussuapara é uma das experiências única. Com paisagens belíssimas e uma natureza singular com paredes revestidas com musgos e plantas espalhadas pelo caminho. Neste local tem também uma queda d’água com água bem fria, com mais ou menos de 5 metros. Para os aventureiros é uma experiência diferente, que além de emocionante tem uma vista muito interessante!

Cânion Sussuapara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.