Conceito de Estado, Nação, Território e País 🇮🇱🇵🇸

Vamos descobrir alguns conceitos importantes para o estudo desse assunto, indispensável para as discussões que seguiremos nas nossas vídeo aulas. São eles:
Estado: 
é a forma como a sociedade se organiza politicamente, é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Por meio do governo as instituições políticas e administrativas produzem as leis (Poder Legislativo), colocam em prática (Poder Executivo) e garantem a execução (Poder Judiciário). As forças armadas também corroboram para fortalecer a soberania nacional, uma vez que são responsáveis pela defesa do território. O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele. Quando uma nação constitui um Estado Soberano e ocupa um território, denomina-se Estado-nação.
Nação: definido como um coletivo humano com características comuns, como língua e religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.

OBS: Há nações com um Estado constituído, como Brasil, Alemanha, Israel, Japão, Portugal, porém, algumas ainda almejam como tibetanos na China ou os curdos espalhados entre Turquia, Irã, Iraque, Azerbaijão, Síria e Armênia.
Território: 
o território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania, sendo este delimitado por limites políticos, que podem ser naturais ou artificiais. O território de um país é formado pelo solo continental e insular, espaço aéreo e território marítimo.
País: para chegarmos enfim a definição de país, consideremos um território politicamente delimitado, com unidades-administrativas, moeda própria, reconhecimento internacional e habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania e com sua Constituição própria.

Confira abaixo este link da Consituição Federal promulgada em 1988. Veja também o que diz o Preâmbulo:

PREÂMBULO 
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.

Poderá consultar também os links abaixo de cada poder constitucional (Legislativo, Executivo e Judiciário), mas em suma são todos o mesmo teor o arquivo:
OBS: Clique em cada imagem para abrir o arquivo correspondente

Caso precise acesse também a Constituição Federal na versão áudio:

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR OS ARQUIVOS DE ÁUDIO

Ou também acesse o arquivo pela leitura do QR Code abaixo:

APONTE O LEITOR DE QR CODE DE SEU CELULAR

Depois desta aula, você conclui que vivemos em um Estado soberano com as condições abaixo?

  • Estado Soberano;
  • Limites políticos territoriais;
  • Constituição própria.


Deixe sua resposta nos comentários?

Confira também este conteúdo no Youtube

Breve resumo que acompanha material e vídeo – Kami
ACESSE NESTE LINK – CLIQUE AQUI
Até a próxima!👋🏽

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.