A ANTÁRTIDA – PET 4 | SEMANA 1 | 8ºANO | GEOGRAFIA (COM MAPA MENTAL E ADAPTAÇÃO)

Olá professor!

Aqui você poderá fazer o download do PET adaptado, para utilização, tanto para alunos com necessidades especiais, ou também poderá utilizar o mapa mental animado abaixo para alunos sem necessidade de inclusão.

mapa mental antártica

Localizado no polo sul da Terra, não é apenas um oceano de água congelada,  mas um continente que é chamado de Antártica ou Antártida.

Etimologia ->do grego arktos = urso (constelação do norte – Grande Ursa ou Ursa Maior)

Antártica vem de Anti-Ártica ou Anti-Ártico, no sentido de que é o oposto ao Ártico (que fica no polo norte), ficando um no extremo norte da Terra e outro no extremo sul da Terra.

Características gerais:

  • É o continente mais frio do mundo, quase integralmente congelado ao longo de todo o ano;
  • É o continente com clima e vegetação mais uniforme;
  • O clima polar  é extremamente frio e constante e também  seco (apesar das águas oceânicas e do gelo serem abundantes)
  • A vegetação  se resume apenas em musgos e liquens (tundra).

Fauna e povoamento O animal mais conhecido são os pinguins, das mais variadas espécies. Além deles também estão presentes animais invertebrados e outros oceânicos, como focas, baleias, polvos gigantes e peixes (bacalhau-da-antártida e peixe-gelo), krills, dentre outros animais marinhos.

O krill é um pequeno crustáceo, similar ao nosso camarão se alimenta de um tipo de plâncton e, por sua vez, passa a ser o alimento preferido de pinguins, focas e baleias.

O peixe-gelo, apesar de nadar bem, possui um metabolismo baixo e é bastante tranquilo, por isso, gasta muito menos oxigênio do que um animal ativo.

Por ser um lugar inóspito (difícil condição de sobrevivência), a população da Antártica é composta basicamente por cientistas que permanecem lá temporariamente para pesquisas, ou seja, não existe povoamento tradicional.

O derretimento das calotas polares é o maior problema ambiental que atinge o continente Antártico, especialmente na sua região ocidental, que é menos fria. O aquecimento global e o buraco na camada de ozônio são temas muito discutidos nos fóruns ambientais mundiais, por estarem diretamente relacionado com este continente.

Diversos países de todo o mundo assinaram um acordo em que a Antártica perman eceria intacta para fins pacíficos e de pesquisa e por isso muitos países possuem bases cientí ficas em solo antártico, incluindo o Brasil com a estação Comandante Ferraz.

Curiosidade

Por estar localizado em latitudes extremas, ocorre o fenômeno de noite contínua e frio extremo durante 6 meses do inverno e nos outros 6 meses do verão temos dia contínuo com clima menos severo.

Caro professor, caso este material lhe tenha sido útil e queira contribuir com meu trabalho, segue número PIX: 35988498558

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.