Regionalização do Continente Europeu

Regionalização da Europa:

Como já vimos em outros estudos, existem várias formas diferentes de regionalizar os espaços, variando de acordo com os critérios escolhidos. Na explicação deste conteúdo, vamos apresentar o continente europeu dividido em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-oriental, Europa Mediterrânea. Em uma publicação posterior, também conheceremos um pouco mais detalhadamente sobre cada uma dessas porções da Europa.

Apesar das diferenças dos países europeus, o continente pode ser regionalizado assim:

NOTA: DESCONSIDERAR A PORÇÃO ASIÁTICA DA TURQUIA NO MAPA ABAIXO. POR MOTIVO TÉCNICOS O EDITOR DE MAPA NÃO SEPARA AS DUAS PARTES DO TERRITÓRIO.

CONSIDERAR A ILHÁ CÓRSEGA (FRANÇA) COMO EUROPA MEDITERRÂNEA.

Ferramenta utilizada: MapChart

Europa: Regionalização (2011)

Europa Ocidental

Nesta região se encontram as principais economias do continente, com grande importância no mundo, como Alemanha, Reino Unido e França. Nessa região que se iniciou o processo de industrialização, com a Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX.

Europa Setentrional

É constituída pela península Escandinava, países bálticos (ex-socialistas), a Dinamarca, a Islândia e a Finlândia. A economia desses países se destaca pela exploração madeireira das Florestas de Coníferas e pela pesca.

Europa Centro-Oriental

Composta de países ex-socialistas e a porção europeia da Rússia (corresponde a 40% da Europa), onde fica localizada a capital Moscou e São Petersburgo, ou seja, a porção a oeste dos Montes Urais.  Na região central, estão as economias mais industrializadas, como a República Tcheca e a Polônia. Na parte mais oriental, estão parte dos países que formaram, com a Rússia, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco que surgiu após o fim da União Soviética. Nessa porção também ficam os Bálcãs, onde estão localizados os países da Ex-Iugoslávia (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Sérvia e, desde fevereiro de 2008, Kosovo).

Europa Mediterrânea

Engloba três penínsulas: a Ibérica, a Itálica e a Balcânica. Na região, formaram-se civilizações como a grega e a romana, cujas ruínas atraem milhares de turistas do mundo inteiro anualmente. A atividade agrícola ainda é forte nessa região, conhecidos tradicionalmente pela produção de azeites, vinhos. A Itália é o país da região com melhores índices econômicos.

E você, o que sabe do continente europeu?
Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

Referências

Araribá Mais Geografia. Dellore, Cesar Brumini. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

Habilidades da BNCC:

EF09GE15: Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Se quiser ver a proposta completa da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Geografia, acesse este link abaixo:

O que sabe sobre a Europa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.