Regionalização do Continente Asiático

Regionalização da Ásia:

Como já vimos em outros estudos, existem várias formas diferentes de regionalizar os espaços, variando de acordo com os critérios escolhidos. Na explicação deste conteúdo, vamos apresentar o continente asiático dividido em seis regiões: Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Ásia Central, Oriente Médio, Ásia Meridional e Extremo Oriente. Em uma publicação posterior, também conheceremos um pouco mais detalhadamente sobre cada uma dessas porções da Ásia.

NOTA: DESCONSIDERAR A PORÇÃO EUROPEIA DA RÚSSIA NO MAPA ABAIXO. POR MOTIVO TÉCNICOS O EDITOR DE MAPA NÃO SEPARA AS DUAS PARTES DO TERRITÓRIO RUSSO.

Ferramenta utilizada: MapChart

 

Ásia: Regionalização (2016)

Ásia Setentrional

Abrange a porção asiática da Rússia em toda a sua extensão leste-oeste. Apresenta climas dos tipos polar e frio, invernos longos e rigorosos, com temperaturas que atingem até -50°C. Possui formações vegetais adaptadas às condições climáticas rigorosas.

Sudeste Asiático

Essa região é constituída pela:

  • península da Indochina, localizada entre o golfo de Bengala e o Mar da China Meridional;
  • península Malaia, entre o estreito de Málaca e o Mar da China;
  • pelo arquipélago da Insulíndia (também conhecido como arquipélago Malaio), que se estende do oceano Índico ao oceano Pacífico.

Como formas de relevo podemos mencionar a predominância de baixos planaltos e as planícies, com presença de formações montanhosas, sobretudo na Indonésia. Os climas predominantes na região são os climas equatorial e tropical, que favorece a formação de florestas exuberantes.

A Insulíndia abriga a Indonésia, onde há grande incidência de vulcões e terremotos.

Ásia Central

É composta de cinco países situados a leste do mar Cáspio: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirguistão. Nesses países predominam populações eslavas e de origem turca, sendo as últimas de maioria muçulmana.

Oriente Médio

Essa região asiática é habitada principalmente por árabes de maioria muçulmana. Compreende os seguintes países: Arábia Saudita, Iraque, Síria, Jordânia, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein, Kuwait, Afeganistão, Israel, parte da Turquia, Irã e Líbano. Esse último apresenta o maior percentual de população cristã na região (cerca de 40%). Os habitantes do Irã, Afeganistão e Turquia, ainda que sejam de maioria islâmica, têm origem persa, pashtun e turca, respectivamente. Israel possui população majoritariamente judaica, excepcionalmente.

A região do Oriente Médio é marcada por grandes e diversos conflitos geopolíticos, por exemplo, entre árabes e judeus, além de alguns serem relacionado a recursos naturais, como a questão do petróleo.

Ásia Meridional

Também chamado de subcontinente indiano, caracteriza-se por abrigar povos indianos e indochineses. Os países que compõem são: Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh.

Extremo Oriente

O Extremo Oriente, região com grande variedade de paisagens, agrupa China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan e Mongólia. Todos os países possuem costa marítima, exceto a Mongólia, que se situa entre a Rússia e a China.

 

E você, o que sabe do continente asiático?
Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

 

Referências

Araribá Mais Geografia. Dellore, Cesar Brumini. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

 

Habilidades da BNCC:

EF09GE18: Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Se quiser ver a proposta completa da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Geografia, acesse este link abaixo:

O que sabe sobre a Àsia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.