BNCC de Geografia (Base Nacional Comum Curricular)

Geografia na BNCC

Apresentação

A Geografia na BNCC tem como pressuposto a ideia de que, para compreender o mundo em que se vive, é preciso aprender sobre as distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta e formar o conceito de identidade.
Assim, a Geografia na BNCC propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, que permitem ao aluno resolver problemas, dominar o conhecimento factual e exercitar a cidadania.

Quais as principais mudanças para o aluno e professor?

Cidadania e conexão com a realidade

Elementos como pensamento espacial, distribuição de fenômenos na superfície terrestre e diversidade são trabalhados para a resolução de desafios da vida cotidiana e para a compreensão das transformações do mundo. Assim, a Geografia na BNCC avança na direção de um ensino e de uma aprendizagem multidisciplinar e articulada com a realidade.

Pensamento espacial e raciocínio geográfico

Para fazer a leitura do mundo em que vivemos, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente e desenvolver o raciocínio geográfico.
O raciocínio geográfico contribui para a solução de problemas não somente de Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura), utilizando princípios do raciocínio geográfico: ANALOGIA, CONEXÃO, DIFERENCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EXTENSÃO, LOCALIZAÇÃO e ORDEM.
Assim, as habilidades e competências da Geografia na BNCC permitem a resolução de problemas que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e dispersão, efeitos de proximidade, dentre outros. Esses problemas, por sua vez, demandam atenção para as formas de ensinar geografia, pois são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem da Geografia na BNCC.

Estrutura

A introdução do componente Geografia na BNCC apresenta:
• Os pressupostos pedagógicos do componente
•As competências específicas do componente
•As unidades temáticas que organizam objetos de conhecimento e as habilidades do componente
•Os princípios do raciocínio geográfico e os principais conceitos da geografia contemporânea
A Geografia na BNCC propõe cinco UNIDADES TEMÁTICAS. Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização:

O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO – desenvolver as noções de pertencimento e identidade, valorizando os contextos mais próximos da vida cotidiana, para conhecer mais sobre si e sua comunidade, respeitando diferentes contextos socioculturais.

CONEXÕES E ESCALAS – articular diferentes espaços e escalas de análise, para compreender as relações existentes entre fatos nos níveis local e global.

MUNDO DO TRABALHO – desenvolver habilidades e competências ligadas ao conhecimento de técnicas e processos construtivos para compreender as mudanças que
ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas, processos históricos,
sociais e étnico-raciais.

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL – compreender diferentes formas de representação gráfica junto de um raciocínio geográfico para a elaboração de mapas, gráficos, fotografias, esquemas, desenhos, imagens de satélites, audiovisuais e outras linguagens de representação espacial. Quanto mais diversificadas, mais ampla é a produção de sentidos na leitura de mundo.

NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA – articular a Geografia física e humana, destacando a discussão dos processos físico-naturais do planeta Terra para que os alunos possam reconhecer a interferência de diferentes comunidades na natureza e seu poder de transformá-la.

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