Correção dos Plano de Estudos Tutorados – PET 2 – 7º ANO – Geografia

ATIVIDADES DA SEMANA 1

1. O Brasil é chamado país-continental por causa da sua extensa área territorial, ocupa a 5ª posição.
Observe o mapa abaixo e escreva, em ordem decrescente, os 5 países com as maiores extensões territoriais do mundo.

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.

2. O Brasil ocupa 47% de todo território da América do Sul e apresenta uma extensa fronteira tanto terrestre quanto marítima. Assinale a alternativa correta em relação às fronteiras brasileiras.

a) O Brasil faz limite com todos os países da América do Sul
b) Apesar da extensão da fronteira terrestre, o governo brasileiro tem facilidade de fiscalizá-la e protegê-la
c) A fronteira marítima se estende desde o estado do Amapá até o Rio Grande do Sul, o que favorece diversas atividades econômicas.
d) As fronteiras marítimas interligam diversos estados e regiões do Brasil, mas não são usadas como rotas comerciais.

3. As atividades econômicas foram muito importantes para a organização do espaço e ocupação do território brasileiro. Observe os mapas.

a) Quais atividades econômicas se destacavam no Brasil no Séc. XVI? E no Séc. XVIII?

Século XVI: Exploração do pau-brasil e das chamadas “drogas do sertão”.
Século XVII: Cultivo da cana-de-açúcar.
Século XVIII: Exploração do ouro.
Século XIX: Cultivo do café
Obs: As “drogas do sertão” eram produtos nativos do Brasil, que não existiam na Europa e, por isso, atraíam o interesse dos europeus que as consideravam como novas especiarias.

b) Explique, por meio de um parágrafo, como as atividades econômicas representadas nos mapas influenciaram a expansão do território brasileiro.
Estes foram os produtos que mais deram lucros para a metrópole, eram facilmente encontrados e cultivados, isso acabou facilitando a exploração das riquezas naturais. A partir disso, ocorreu um grande crescimento da população colonial, este rápido crescimento foi motivado pelo rápido retorno financeiro.

4. Sobre as dimensões do território brasileiro é correto afirmar que:

a) O território brasileiro é muito maior de leste a oeste do que de norte a sul.
b) O território apresenta paisagens bem homogêneas, ou seja, muito parecidas.
c) Faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Equador.
d) A maior parte de suas terras está localizada no hemisfério Norte.

ATIVIDADES DA SEMANA 2

1. A imigração no Brasil intensificou-se a partir de 1850. Observe o gráfico abaixo e responda:

Disponível em: <https://static.todamateria.com.br/upload/im/ig/imigracaonobrasil-cke.jpg>. Acesso em: 12 abr. 2021.

a) Cite os principais grupos de estrangeiros que imigraram para o Brasil.
Europeus: italianos, portugueses, espanhóis, alemães.
Asiáticos: japoneses e russos.

b) Como foi a participação dos japoneses nesse fluxo?
A maior colônia de japoneses do mundo está localizada no Brasil. Os japoneses chegaram a partir de 1908, em São Paulo para trabalhar nas lavouras de café.
Estabeleceram-se também no Paraná e Minas Gerais e inovaram as técnicas de cultivo da batata, do tomate e do arroz conhecidas no Brasil.

2. O cultivo do café expandiu-se rapidamente ocupando áreas do interior do território. Além do Rio de Janeiro, outro estado que teve o cultivo do café como uma atividade econômica muito importante foi:

a) Maranhão.

b) Santa Catarina.

c) São Paulo.

d) Goiás.


3. Leia o trecho de letra da música a seguir:

O Brasil deu a cor
Pra tingir de amor nossa folia
Vermelho é vida
É sangue, é coração
Coloriu a história
De paixão, de vitória… de vibração
Pintou o manto dos reis
E o encanto chinês (…)
O corante breazail (…)
A madeira
Deu o tom pra Europa inteira

MAGALHÃES, Rosa. Breazail. Rio de Janeiro: GRES Imperatriz Leopoldinense, 2004. Disponível em: < http://www. galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/imperatriz-leopoldinense/2004/>. Acesso em 12/04/2021.

O período histórico e a atividade econômica descritos na música são:

a) Início da colonização do Brasil e o pau-brasil.
b) Ocupação do interior e a mineração.
c) Ocupação do litoral sul e a pecuária.
d) Pós 1ª Guerra Mundial e o algodão.

4. No século XVII, ao mesmo tempo que a economia canavieira se desenvolvia e a pecuária avançava em direção ao interior da região do Brasil onde hoje é a região norte, foi explorada as “drogas do sertão”, provocando a expansão do território português para áreas que pertenciam à Espanha.

O que eram as “Drogas do Sertão”? Cite outros produtos extraídos da Amazônia que tinham grande procura no mercado europeu.

As “drogas do sertão” eram produtos nativos do Brasil, que não existiam na Europa e, por isso, atraíam o interesse dos europeus que as consideravam como novas especiarias. O guaraná, o anil, a salsa, o urucum, a noz de pixurim, pau-cravo, gergelim, cacau, baunilha e castanha-do-pará.

 

 

5. Leia o trecho da notícia e responda:

Brasil registra mais de 700 mil migrantes entre 2010 e 2018
Brasília, 22/08/19 – Haitianos, venezuelanos e colombianos são as três principais nacionalidades que formam o grupo de imigrantes no Brasil de 2018.
[…]
Para a secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, a presença de imigrantes, solicitantes de refúgio e refugiados no Brasil traz desafios não somente para os formuladores e gestores das políticas públicas migratórias, mas também aos diversos atores da sociedade civil que cumprem papel histórico na acolhida de imigrantes e refugiados.

Disponível em: https://www.justica.gov.br/news/collective-nitf-content-1566502830.29. Acesso em: 12 abr. 2021.

a) Qual o continente de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil em 2018? Cite dois motivos que favorecem essa migração.
América do Sul. A perseguição política. Essa perseguição do governo pode gerar violações dos direitos humanos. Então, é provável que estes indivíduos se desloquem para o país seguro que se encontra mais próximo dos seus e que aceita requerentes de asilo. Fatores econômicos também favorecem a atração, pois incluem salários mais elevados, melhores oportunidades de emprego, um padrão de vida mais elevado e oportunidades na área da educação.

ATIVIDADES DA SEMANA 3

1. A população total do planeta Terra em 2017 era de 7, 5 bilhões de pessoas, distribuídas irregularmente entre os países. Na tabela abaixo temos os países mais populosos do mundo.


Disponível em: <https://pt-static.z-dn.net/files/d7b/be77d36506324b1316375468b35976eb.jpg>. Acesso em: 12 abr. 2021.

a) Em que posição o Brasil se encontra na tabela? Qual é o número de habitantes estimados na tabela?
Quinta posição com 209 milhões de habitantes.

b) Quais são os dois países mais populosos do mundo?
China e Índia.


2. A população brasileira cresceu em diferentes ritmos ao longo do tempo. Abaixo temos uma tabela com os dados do número de habitantes desde o primeiro Censo Demográfico.

População Brasileira – 1872 -2018
Ano Total de habilitantes Taxa de crescimento (%)
1872 9.930.478 _____________
1890 14.333.915 44,3
1900 17.438.434 21,6
1920 30.635.605 75,6
1940 41.236.315 34,6
1950 51.944.397 25,9
1960 70.070.457 36,6
1970 94.508.583 34,9
1980 119.002.706 25,9
1991 146.825.475 23,3
2000 169.799.170 15,6
2010 190.755.799 12,3
2018* 208.494.900 9,3

Disponível: https://brasilescola.uol.com.br/upload/e/imagem-eduardo(1).jpg. Acesso em: 12 abr. 2021.

Dica: Censo Demográfico – pesquisa as principais características sociodemográficas da população de uma localidade, ou país. No Brasil, é realizado pelo IBGE, a cada ano.

A partir da análise da tabela pode-se afirmar que:

a) A maior taxa de crescimento demográfico da população brasileira foi registrada em 1950.
b) A partir de 1970 a taxa de crescimento começou a diminuir.
c) Em 1960 a população brasileira já ultrapassava 100 milhões de habitantes.
d) O IBGE começou a colher dados sobre a população brasileira somente após 1950.


3. O Censo de 2010 registrou uma queda no número de filhos que já vinha acontecendo desde os anos de 1970. Esse fator se deu por vários motivos, dentre eles a:

a) inserção da mulher no mercado de trabalho.
b) falta de planejamento familiar.
c) fixação das famílias no campo.
d) melhoria na renda familiar.


4. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em setembro de 2010 os resultados da Pesquisa Nacional sobre Amostra Domiciliar (Pnad) referente às taxas de fecundidade nos últimos dez anos no Brasil. Os dados sobre o número de filhos por mulher são os seguintes:


Disponível em: <https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/taxa-de-fecundidade-brasil.jpg>. Acesso em 12/04/2021.

Com base nesses dados, assinale a alternativa correta:

a) Ocorreu um aumento no número de filhos por mulher.
b) O ano de 2008 apresentou a maior queda em relação aos outros anos.
c) O percentual de queda na taxa de fecundidade entre o ano de 2001 e 2009 foi de mais de 1%.
d) No ano de 2001 a taxa de fecundidade era elevada no país, demonstrando uma média de mais de 3 filhos por casal.

5. As taxas de natalidade e mortalidade representam importantes elementos estatísticos para a compreensão da dinâmica populacional no que diz respeito ao:

a) nível de fecundidade.
b) crescimento natural ou vegetativo.
c) índice de densidade demográfica.
d) nível de superpovoamento.

ATIVIDADES DA SEMANA 4

1. Apesar do Brasil ser um país populoso e de apresentar uma população numerosa em termos absolutos, o Brasil é um país pouco povoado. Analise o mapa abaixo

A partir da análise do mapa pode-se afirmar que:

a) A população brasileira é bem distribuída pelo território.
b) O Norte e Centro Oeste são as regiões mais densamente povoadas.
c) O litoral (leste) apresenta elevada densidade demográfica.
d) Os aspectos naturais da vegetação e relevo contribuíram para a distribuição regular da população.

2. Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Densidade demográfica.
d) Taxa de natalidade.

3. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil alcançou uma população de 190.755.799 pessoas, totalizando 22,4 habitantes por km². Diante desses números, podemos concluir que o país é:

a) densamente povoado.
b) populoso.
c) homogeneamente povoado.
d) proporcionalmente adensado.

4. O Brasil é um país com as maiores desigualdades sociais do mundo. Essas desigualdades manifestam-se nas diferenças de renda entre as pessoas e no acesso à moradia, serviços, água tratada, etc. Observe a charge a seguir:

Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/desigualdade-nos-mantem-na-pobreza/. Acesso em: 12 abr. 2021

Que aspectos das desigualdades sociais no Brasil estão representados na charge?
Em uma parte dela (o morro) existem favelas e barracos, pessoas morando em situações precárias, já em outra temos prédios que devem viver certamente pessoas com boas condições financeiras.


5. Leia trecho da notícia.

BRASIL 16 DE DEZEMBRO DE 2020
Brasil é o 84° colocado no ranking do IDH
O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2020, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostrou que o Brasil ocupa agora o 84° lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH é uma medida usada para comparar o desenvolvimento dos países levando em conta alguns indicadores: saúde, educação e renda.

Fonte: JORNAL JOCA <https://www.jornaljoca.com.br/brasil-e-o-84-colocado-no-ranking-do-idh/>. Acesso em 26 abr. 2021.

Quais ações favorecem a melhoria do IDH em nosso país?
Ele está no grupo dos que têm alto desenvolvimento humano. Apesar do Brasil ser um país rico (12ª posição). Ainda ocorre uma má distribuição dessa riqueza, agravando ainda mais as desigualdades no país. Essas melhorias ocorrem com a elevação do nível de industrialização. Participação comercial ativa com outros países – neste caso, temos que considerar as exportações (vendas de mercadorias e commodities agropecuárias) com os países mais industrializados.


6. Considere as imagens de diferentes atividades econômicas.

Disponível em: <https://ead.catolica.edu.br/ Disponível em: <https://ead.catolica. Disponível em: <https://blog.
blog/professor-bem-sucedido>. Acesso em edu.br/blog/professor-bem- cursos24horas.com.br/2020/06/ 26 abr. 2021. sucedido>. Acesso em 26 abr. 2021. balconista-de-farmacia-2/>. Acesso em 26 abr. 2021.
Professor Operador Balconista

A partir da análise, pode-se afirmar que as atividades econômicas apresentadas:

a) as imagens 1 e 2 referem-se ao setor secundário da economia.
b) a imagem 3 representa o setor primário.
c) a imagem 1 indica o setor primário e as imagens 2 e 3 indicam o setor terciário.
d) as imagens 1 e 3 referem-se ao setor terciário, e a imagem 2, ao setor secundário.

ATIVIDADES DA SEMANA 5

1. Leia o trecho da notícia e responda:

A população do Brasil e do mundo
Confira como o Brasil está hoje e a projeção para 2060.
Faixa etária com maior número de pessoas em 2019
Homens: 20 a 24 anos Mulheres: 30 a 34 anos
Faixa etária com maior número de pessoas 2060
Homens: 60 a 64 anos Mulheres: 60 a 64 anos

Fonte: JORNAL JOCA <https://www.jornaljoca.com.br/a-populacao-do-brasil-e-do-mundo-2/>. Acesso em 26 abr. 2021.

a) O que acontecerá com a população brasileira daqui a 41 anos?
Será de maioria idosa.

b) Quais medidas precisam ser tomadas pelos governos para garantir a qualidade de vida da população?
Investimento em saúde, segurança, combate a desigualdade social, garantia dos direitos humanos universais.

2. Considerando que expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é um dado estatístico que procura estimar por quanto tempo se espera que as pessoas de uma determinada faixa de idade vivam em um determinado lugar. Analise a pirâmide etária a seguir.

Ela caracteriza uma população com:

a) Baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.
b) Alta taxa de natalidade e alta expectativa de vida.
c) Alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida.
d) Baixa taxa de natalidade e baixa expectativa de vida.

3. Observe as pirâmides etárias do Brasil.

Disponível em:<https://kuadro-static.storage.googleapis.com/5fa57e38fd98452eab3fa361b1934372/Sele%C3%A7%C3%A3o_286.png>. Acesso em: 12 abr. 2021.

Indique as principais mudanças ocorridas na pirâmide etária brasileira no período apresentado no que diz respeito a:

a) Taxa de natalidade
De 1960 à 2000 a taxa de natalidade diminui.

b) Expectativa de vida
De 1960 à 2000 a expectativa de vida aumentou.

c) Composição etária da população
De 1960 à 2000 a composição etária da população passou a ter menos pessoas mais jovens, de 0 a 15 anos e mais pessoas idosas, principalmente, acima dos 70 anos.

 

ATIVIDADES DA SEMANA 6

1.Observe o mapa do “Brasil – macrorregiões”:

a) Que regiões aparecem no mapa?
Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

b) Em qual dessas regiões você vive?
Sudeste

c) Quais os estados fazem parte da região que você vive?
Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

 

2. A proposta de regionalização do território brasileiro por macrorregiões foi criada pelo IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) que usou como critérios:

a) O número de habitantes e a religião.
b) As semelhanças econômicas e sociais e os elementos naturais.
c) As características naturais e os aspectos culturais.
d) O histórico de colonização e o tipo de ocupação.

 


3. Leia o trecho e responda à questão a seguir:
A Amazônia que corresponde a uma unidade geográfica é um imenso espaço, na sua maior parte um vazio de população, constituído de grandes domínios naturais, onde pontos isolados de ocupação humana mantém ligações tênues, traduzidas principalmente nos fluxos de pequenos volumes de mercadorias. (…)
O Nordeste concentra um terço da população brasileira, numa coesão histórica e econômica. (…) Sem economia autossustentada, representa grau de desenvolvimento inferior ao do Centro-sul.

GEIGER, Pedro Pinchas, regionalização, Revista Brasileira de Geografia, v,31, n.1.1969 (fragmento)

Identifique no texto duas características de cada região geoeconômica citada.

A Amazônia apresenta baixa densidade demográfica e uma grande biodiversidade.
O Nordeste apresenta grande desigualdade econômicas e concentra um terço da população.
O Centro-Sul: grande concentração de riqueza e intensa urbanização.



em 12/04/2021.

 


4. Observe esse mapa:

a) Dê um título ao mapa.
Divisão Geoeconômicas do Brasil (complexos regionais)

b) Em qual dessas regiões você vive?
Centro-Sul

c) Quais os critérios utilizados para dividir o Brasil em
três regiões?
A história de ocupação do território e suas características
econômicas.

 

 

 

5. Observe o mapa da divisão regional do Brasil estabelecida pelo IBGE.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_do_Brasil>. Acesso em: 12/04/2021.

A partir da análise do mapa pode-se afirmar que a região de número:

a) 5 corresponde a região sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, sendo a região mais desenvolvida do Brasil.
b) 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram a existência de uma floresta de araucária.
c) 2 indica a região que teve menor importância econômica-social no período colonial e que recebeu grande número de imigrantes no início do séc. XX.
d) 4 indica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

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