Correção dos Planos de Estudos Tutorados – PET 2 – Semana 5 – 9ºano – Geografia
TEMA: Movimentos Separatistas: focos de tensão no mundo
Caro (a) estudante, nessa semana você vai analisar a questão dos movimentos separatistas com ênfase nos Países Bascos na Europa.
Europa: Espanha e os países Bascos
A população europeia apresenta grande diversidade de povos e culturas. Em vários países europeus são falados dois ou mais idiomas. Entre os idiomas oficiais na Suíça, por exemplo, estão o francês, o alemão e o italiano; já na Bélgica, o francês e o alemão. Diversos idiomas europeus, como o inglês, o espanhol, o francês e o português, ultrapassaram os limites do continente e se tornaram alguns dos mais falados do mundo. Isso ocorreu em razão das conquistas coloniais e da importância geopolítica que esses países exerceram e ainda exercem no mundo. A grande diversidade étnica e cultural e as intensas disputas territoriais ao longo da história fizeram da Europa palco de muitos conflitos, inclusive das duas Grandes Guerras Mundiais. Há, atualmente, conflitos no continente, alguns dos quais, inclusive, envolvem o separatismo. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial a Europa convive com mudanças em suas fronteiras internas. Ao longo desse período, alguns países surgiram e outros deixaram de existir.
A questão basca
Os bascos ocupam uma área que compreende uma parte do nordeste da Espanha e do sudoeste da França.O grande desejo de parcela do povo basco é que o País Basco seja um Estado independente, constituído pelas províncias do território espanhol e francês. O movimento separatista basco ocorre desde o fim do século XIX, sustentado por uma identidade nacional que tem no idioma euskera sua principal característica cultural. Durante a Guerra Civil Espanhola, as províncias ocupadas pelos bascos foram intensamente bombardeadas. Com o fim da guerra, o general Francisco Franco impôs uma sériede medidas contra os bascos, entre elas a proibição da língua e da bandeira basca. Em 1959, foi criado o Euzkadi ta Askatasuna (ETA) – Pátria Basca e Liberdade, em euskera –, organização separatista que adotou a luta armada, promovendo atentados e sequestros de políticos espanhóis, com o objetivo de alcançar a independência. Em 2011, desgastado e sendo reprovado pela população basca por seus atos violentos, o ETA emitiu um comunicado anunciando o fim de suas atividades e declarou um cessar-fogo permanente. Em 2017, o grupo se desfez de todas as suas armas e encerrou suas atividades.
ATIVIDADES
1. ”Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”. (Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005 p.390.)
Sobre o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta:
a) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.
b) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica.
c) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas. X <—-
d) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.
2. O grupo separatista basco ETA anunciou nesta segunda-feira um cessar-fogo “permanente, geral e verificável”, em um comunicado enviado ao jornal “Gara”, habitual canal de comunicação da organização. O grupo, porém, não informou se concordará em entregar suas armas, uma das principais exigências do governo espanhol. “O ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente e de caráter geral, que poderá ser verificado pela comunidade internacional”, diz o comunicado. “Este é o compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e com o final do confronto armado”, acrescenta a nota publicada em inglês, espanhol e euskera.
Último Segundo, 10 jan. 2011. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2015.
O ETA integra o movimento separatista da Espanha que luta pela independência na região:
a) da Catalunha.
b) da Navarra.
c) do País Basco. X <—-
d) da Galícia.
3. A Europa possui o maior e mais dinâmico bloco econômico regional do planeta. Ele é considerado uma União Económica e Monetária, onde além da eliminação das tarifas alfandegárias, é permitida a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Outra característica importante desse bloco econômico é a adoção da moeda única entre os países integrantes.
Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.
a) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
b) Euro.
c) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
d) União Européia. X <—-
4. O IRA nasceu na primeira Guerra Mundial. Nos anos 60, participou do movimento pacífico pelos direitos civis. Após o Domingo Sangrento de Belfast, em 1972, transformou-se numa das mais temidas organizações terroristas da Europa”. A referida organização está relacionada com a situação política da
a) Alemanha.
b) Irlanda do Norte. X <—-
c) Itália.
d) Espanha.
5. Observe o mapa abaixo e identifique a região dos povos bascos.

a) Identifique a localização , continente, país, região, fronteira.
Entre o Norte da Espanha e o Sudoeste da França. Continente europeu, Espanha, fazendo fronteira com a França.
b) Escreva a principal reivindicação do povo Basco.
O movimento separatista basco ocorre desde o fim do século XIX, sustentado por uma identidade nacional que tem no idioma euskera sua principal característica cultural. Reivindicam autonomia territorial referente ao seu grupo étnico no interior da Espanha.