Correção dos Planos de Estudos Tutorados – PET 2 – Semana 3 – 9ºano – Geografia

TEMA : Sociedade de consumo.
Caro (a) estudante, nessa semana você vai analisar como a globalização tem determinado padrões de produção e consumo em diferentes países, o que em grande medida promove a homogeneização de hábitos e costumes. No mundo atual, as pessoas são incentivadas a consumir cada vez mais mercadorias e serviços. As empresas procuram manter o consumo em ascensão para que seu lucro cresça progressivamente. Por meio da publicidade, as empresas criam necessidades e o desejo de obter novos bens de consumo. A influência publicitária leva muitas pessoas a acreditarem que efetivamente necessitam das mercadorias anunciadas nos meios de comunicação, pois alimentam a ilusão de que a posse de determinados produtos vai lhes conferir status, identificando-as com pessoas vistas como “bem-sucedidas” e “vitoriosas”.

A obsolescência programada
A reposição de produtos, porém, não é determinada apenas pelo interesse do consumidor por novidades. Visando aumentar seus lucros, nas últimas décadas as indústrias vêm reduzindo o tempo de “vida útil” das mercadorias. Se antes um eletrodoméstico, como uma geladeira ou uma máquina de lavar, era produzido para durar muitos anos, hoje ele se torna ultrapassado em pouco tempo, tornando necessária sua troca. Depois de certo período, dificilmente encontram-se peças para substituir as danificadas, o que induz à compra de um novo produto. Trata-se da chamada obsolescência programada, que também é válida para celulares e computadores, visto que os novos programas não funcionam ou não podem ser atualizados em aparelhos e equipamentos mais antigos.

A desigualdade no acesso ao consumo

O padrão de consumo no mundo é bastante desigual. Nos países ricos, em virtude do alto poder aquisitivo da população, há grande oferta de bens e serviços e crescimento do mercado de luxo e de produtos sofisticados, inacessíveis à maioria da população. Embora em alguns países as classes médias também aumentem, a desigualdade faz com que centenas de milhões de pessoas sejam privadas de bens de consumo básicos que lhes garantam sobrevivência digna.

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1

Com base em seus conhecimentos e na charge abaixo, responda às questões a seguir:

a) Qual o significado do conceito de sociedade de consumo?

R: Designa o tipo de sociedade que se encontra em uma etapa avançada de desenvolvimento industrial, em que a oferta de bens e serviços quase sempre excede a procura, e que os padrões de consumo são massificados, produzindo um tipo de cultura e comportamento característico.

b) Qual é o papel da publicidade na chamada sociedade de consumo?

R: Tem o papel de criar necessidades e mais necessidades, seduzindo deste modo o consumidor, o que o torna quase impossível a realização completa das mesmas.

c) Por que a personagem da charge afirma que a culpa pelo aquecimento global é da sociedade
de consumo? Explique a relação existente entre esses dois fenômenos.

R: Devido a produção exgerada, acaba lançando gases poluentes na amosfera agravadores do efeito estufa.

d) Interprete a resposta da personagem: “Aí, queria tanto ter um pouquinho de culpa”.

R: Significa que a personagem queria ter condições de comprar e fazer parte da sociedade de consumo.

ATIVIDADE 2

“ (…) a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura e portanto
da redundância e do lixo”. (BAUMAN, 2007, 111). Assinale a alternativa correta acerca da afirmação
acima.
a) As novas tecnologias permitem que se produza mais com menos recursos, o que tem evitado
a degradação ambiental.
b) Os centros urbanos, mas não só estes, têm encontrado soluções para a questão do descarte
de lixo de seus habitantes, impondo cotas de despacho de resíduos sólidos, por exemplo.
c) Com o aperfeiçoamento tecnológico todas as mercadorias tendem a se transformarem em
bens de consumo duráveis.
d) A obsolescência acelerada dos produtos é a marca deste momento. X <—–

ATIVIDADE 3

Utilizando-se da publicidade e do marketing as empresas criam muitas vezes, junto aos consumidores “falsas necessidades” que estimulam o consumo exagerado de bens e serviços que é uma das características da sociedade de consumo em que vivemos. Consequentemente esse modelo de vida causa grandes impactos no meio ambiente e enormes pressões sobre os recursos naturais. Na tabela abaixo você vai descobrir quanto se gasta de água na produção de alguns alimentos e produtos. Observe-a com atenção e responda as questões abaixo.

a) Por que o uso crescente de recursos hídricos associados ao consumo representa um problema ambiental?

R: Porque a água potável é escassa e gastando de modo desenfreado pode gerar crises de abastecimento, podendo ocasiar até guerras.

b) Por que a chamada sociedade de consumo contribui para o problema exposto na tabela?

R: Porque é pelo excesso de consumo que mais desses produtos expostos na tabela são produzidos para serem consumidos, gerando um gasto cada vez maior de água virtual.

ATIVIDADE 4

Leia o texto abaixo.
Obsolescência Programada
Nome indica que um produto se torna obsoleto em determinado tempo, não por estar gasto de tanto usar ou por algum acidente, mas porque as empresas produtoras assim o querem, afinal, saberão quando e em que quantidade terão de produzir mais e, sobretudo, lucrarão mais. Obsolescência planejada é a prática, desenvolvida por empresas, de tornar um produto ou serviço obsoleto, por meio do lançamento de um produto tecnologicamente mais avançado; (…) Obsolescência perceptiva, que é a forma de reduzir a vida útil dos produtos, que ainda são perfeitamente funcionais e úteis, lançando produtos com aparência inovadora e mais agradável, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados e dessa forma, induzem o consumidor à troca.

a) Você já foi vítima (ou conhece alguém que foi) da obsolescência programada, ou seja, do “envelhecimento precoce” de algum produto/bem adquirido?

R: Sim, através da compra de celulares que entendemos estar velho e ultrapassasado, ou seja, obsoleto.

b) E sobre a obsolescência perceptiva, você acha que é ou já foi vítima dela? Explique.

Sim, com a troca de TV’s, smartphones, tablets cada vez mais modernos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.