Correção dos Planos de Estudos Tutorados – PET 2 – Semana 2 – 9ºano – Geografia

Divisão do mundo: OCIDENTE E ORIENTE.
A representação do mundo tal como conhecemos é uma visão europeia que divide o espaço mundial em ‘este lado’ e o espaço ‘do outro lado’ da linha. Essa divisão em Ocidente e Oriente resume as explicações sobre o mundo colonial. Os povos orientais, segundo a visão dos europeus, não possuíam normas, conhecimentos e técnicas que eram utilizadas no ‘velho mundo’, isto é, a Europa. Criou-se assim um princípio ‘universal’ que dizia que as populações das colônias viviam sob condições sub-humanas, pois eram desprovidas da capacidade de pensar, desprovidas de saberes (SANTOS, 2007,p. 4-5). O mapa é uma forte representação desses pensamentos, pois traz consigo uma “verdade” proveniente de sua suposta acurácia, quando na realidade são representações e, portanto, cobertos de intenções. Assim, o Ocidente não é somente aquele que conhecemos dividido pelo meridiano de Greenwich. O ocidente traz características do contexto político de elaboração do mapa, as características sociais, culturais, econômicas e religiosas. Esse mapa é baseado no livro “Choque de civilizações” (1996), onde a América Latina é considerada uma parte do Ocidente ou uma civilização distinta intimamente relacionada ao Ocidente e dependente dele. O Mundo Ocidental (EUA, Canadá, Austrália e a maior parte da União Europeia) foram predominantemente influenciados pela civilização greco-romana e pelo cristianismo, além de moldados por intensa imigração e colonização europeia.

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1

Com base no que estudamos, cite aspectos que expressem uma conotação “eurocentrista” em
seu cotidiano.

O eurocentrismo é uma visão de mundo que tende a colocar a Europa, como o elementos fundamental. No cotidiano podemos observar a influência da cultura, seu povo, suas línguas, etc.

ATIVIDADE 2

A fronteira entre Oriente e Ocidente é caracterizada apenas por fronteiras baseadas em fronteiras
equidistantes (como o Meridiano de Greenwich). Justifique sua resposta.

Tais divisões possuem o objetivo de facilitar a compreensão das informações requeridas e de partes específicas do espaço geográfico, impedindo que hajam generalizações de dados.

ATIVIDADE 3

No início do século XXI a Rússia e a China se constituíram enquanto polos no Oriente. Que fatores favoreceram essa ascensão?

A Rússia está mais atuante no cenário político-militar internacional e vem trabalhando para reduzir a influência do Ocidente nos territórios próximos ao seu. Em relação à ascensão da China, especialistas em relações internacionais entendem que o país compete com os EUA não apenas no aspecto econômico, mas também na esfera geopolítica mundial.

ATIVIDADE 4

Considerando elementos da divisão entre o Ocidente e o Oriente, analise as afirmativas e assinale
(V) para verdadeiro e (F) para falso.
a) ( F ) A dualidade entre Ocidente e Oriente corresponde apenas à divisão de hemisférios do planeta.
b) ( V ) Além de proporções fronteiriças, a dualidade entre Ocidente e Oriente está demarcada
por elementos culturais, sociais e financeiros.
c) ( F ) A ascensão dos Estados Unidos enquanto polo de referência no mundo ocidental mantém
relação com o fato de sua colonização ter ocorrido pela Inglaterra.
d) ( V ) Os países latino americanos têm sua cultura marginalizada no Ocidente em função de seu
baixo poder econômico e da pouca representatividade em conselhos internacionais.

ATIVIDADE 5

Observe o mapa a seguir, que apresenta a divisão do mundo em países ocidentais e orientais: Mapa-múndi com destaque, em azul, para os países ocidentais.

A divisão dos países retratada no mapa está baseada na:

a) matriz cultural, com a origem dos idiomas e das religiões.

b) colonização europeia, que só ocorreu no Ocidente.

c) influência da Europa e dos Estados Unidos, que só incide no Ocidente. X <—–

d) diferença étnico-racial marcada entre os dois lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.