Correção dos Planos de Estudos Tutorados – PET 1 – Semana 1, 2, 3, 4, 5 e 6 – 3ºano Ensino Médio – Geografia

SEMANA 1

ATIVIDADE

1 – Leia este texto:
“Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letra da, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais.
Um novo modelo de educação”.(BRIGAGÃO, C., E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).)
Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que:
a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.

c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.
e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.
Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/espaco-rural-no-enem.htm.
Acesso em: 15 de janeiro de 2021.


2 – A existência de diferentes técnicas e metodologias do uso da terra no meio rural permite a realização de distintas classificações acerca dos sistemas agrícolas. A mais clássica tipologia realizada opõe os métodos ditos primitivos – com uso de amplas áreas, baixa produtividade e uso de mão de obra em massa – dos métodos mais avançados – com produção em alta densidade, técnicas avançadas e utilização de tecnologias mais bem delineadas.
A classificação acima descrita opõe às técnicas agropecuárias:
a) subdesenvolvida e desenvolvida
b) primitiva e moderna
c) familiar e latifundiária
d) intensiva e extensiva
e) tradicional e alternativa
Disponível em: <https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-sistemas-agricolas.htm .
Acesso em 15 de janeiro de 2021.

3 – (ENEM 2010)

Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifícios. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural. (SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.)

Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é
a) a redução do processo de concentração de terras.
b) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
c) a ampliação do isolamento do espaço rural.
d) a estagnação da fronteira agrícola do país.
e) a diminuição do nível de emprego formal.
Disponível em: <https://descomplica.com.br/artigo/questoes-comentadas-agricultura-e-seus-modelos-produtivos/4Dp/.
Acesso em 17 de janeiro de 2021

4 – (ENEM 2010)

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O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?

a) A concentração de terras nas mãos de poucos.
b) A existência de poucas terras agricultáveis.
c) O domínio territorial dos minifúndios.
d) A primazia da agricultura familiar.
e) A debilidade dos plantations modernos.

https://descomplica.com.br/artigo/questoes-comentadas-agricultura-e-seus-modelos-produtivos/4Dp/.
Acesso em 17 de janeiro de 2021.

5 – Leia este texto.
“A raiz da desigualdade social está na concentração de terras rurais nas mãos de poucas famílias ou empresas. Cerca de 3% do total das propriedades rurais do país são latifúndios, ou seja, tem mais de mil hectares e ocupam 56,7% das terras agricultáveis – de acordo com o Atlas Fundiário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Em outras palavras, a área ocupada pelos estados de São Paulo e Paraná juntos está nas mãos dos 300 maiores proprietários rurais, enquanto 4,8 milhões de famílias estão à espera de chão para plantar. Um dos exemplos do grau de concentração de terras em nosso país é a área de 4,5 milhões de hectares, localizada na Terra do Meio, coração do Pará, que o
grupo CR Almeida, do empresário Cecílio do Rego Almeida, reivindica para si”. Fonte: Fabiana Vezzali Repórter Brasil, 11/07/2006
Com base nesse texto, FAÇA o que se pede.
a) RELACIONE este tipo de propriedade e o problema da migração rural-urbano.
b) IDENTIFIQUE um reflexo social derivado da concentração de terras em nosso país.
Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/copese/processos-anteriores/doc_view/98-geografia-discursiva-4-questoes.html.

GABARITO

1- a)A ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e,ao mesmo tempo,traz a necessidade
de reformular as concepções tradicionais de educação.
2- d) Intensiva e extensiva.
3-b) O aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
4-a) A concentração de terras nas mãos de poucos.

SEMANA 2

ATIVIDADE

1 – (ENEM 2013) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

(MARICATO, E. Brasil, cidades alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Vozes, 2001.)
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.

b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.

c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.

d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.

e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-a-geografia-urbana.htm.
Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

2 – Na atual fase da urbanização mundial, podemos afirmar que os principais tipos de aglomerações urbanas atualmente existentes, ou seja, aquelas cidades que estão no topo da hierarquia urbana e que protagonizam a economia mundial são:
a) as cidades médias.
b) as metrópoles.
c) as regiões metropolitanas.
d) as cidades artificiais tecnológicas.
e) as cidades globais.
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-urbanizacao-no-mundo.htm.
Acesso em: 14 de janeiro de 2021

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3 – É o processo em que as indústrias, estão concentradas em uma metrópole ou área metropolitana, migram para zonas com menores índices de adensamentos urbanos e problemas relacionados. Essa “fuga” de empresas propicia o crescimento de metrópoles regionais e, principalmente, das chamadas Cidades Médias. Com isso, ocorre igual migração de mão de obra para essas regiões, resultando na queda no crescimento das grandes cidades do país.
O fenômeno acima descrito é chamado de:
a) migração cidade-campo.
b) conurbação.
c) distribuição cumulativa.
d) desmetropolização.
e) terceirização da produção industrial.
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-metropolizacao.htm#resp-5.
Acesso em: 14 de janeiro de 2021.

4 – “Dados recentes revelam que, na maioria das grandes metrópoles brasileiras, um maior número de pessoas leva mais tempo em seus deslocamentos cotidianos […]. Na região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, o percentual de pessoas que levavam mais de uma hora no trajeto casa trabalho passou de 13,5%, em 2001, para 16,5%, em 2008. Em São Paulo, o recorde de congestionamento, que foi batido por duas vezes no mesmo dia em 2009, chegou a 294 km. Para aqueles que utilizam o transporte público, entre todas essas dificuldades, soma-se ainda o alto preço das tarifas, complicador maior no caso de mercados de trabalhos organizados na escala metropolitana e que exigem deslocamentos cada vez mais distantes, baldeações e trocas intermunicipais.

RIBEIRO, L. C. Q., RODRIGUES, J. M. Da crise de mobilidade ao apagão urbano. Observatório das metrópoles. Disponível em:

A problemática apontada pelo texto acima se relaciona com o conceito de:
a) expansão das megacidades.
b) periferização e favelização.
c) incremento da mobilidade espacial.
d) macrocefalia urbana.
e) conurbação metropolitana.

Disponível em: . Acesso em: 17 de janeiro de 2021


5 – Analise a charge abaixo e indique as principais características do processo de urbanização no espaço geográfico brasileiro:

Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/d01/1a20a9dc81ca211b0c6c1d44bfae28a3.jpg. Acesso em: 18 de janeiro de 2021

GABARITO

1- a) Crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
2- e) As cidades globais.
3- a) Migração cidade-campo
4-d) Macrocefalia urbana.
5- Modernização (forçada), exclusão social

SEMANA 3

ATIVIDADE

1 – (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.


c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-globalizacao.htm.
Acesso em 16 de janeiro de 2021

2 – Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização.

Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/d04/7c30a5808f8c840b02deeae2cd17cece.jpg.
Acesso em: 18 jan. 2021

Com base na afirmação e na imagem, pode-se compreender que o processo de globalização:
I. Possibilita que se viva numa aldeia global.
II. Permite que as fronteiras desapareçam.
III. Inclui e une todos os povos.
IV. É benefício exclusivo de alguns.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I e III
b) II e IV
c) I, II e IV
d) apenas I
e) apenas IV

Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-vantagens-desvantagens-globalizacao.htm. acesso em 18 de janeiro de 2021


3 – (UNISC) Os processos capitalistas impulsionaram diversas transformações que envolvem a circulação de informações, de pessoas e produtos por diferentes países. Foram estabelecidos diversos pontos de interconexão que, de certo modo, aproximam sujeitos, conhecimentos e fortalecem tendências internacionais. Tal situação é potencializada por tecnologias contemporâneas ao mesmo tempo em que evidencia significativos contrastes sociais, culturais e econômicos. Recentemente, essas transformações tornaram-se mais significativas. Esse fenômeno é chamado de
a) Estratificação
b) Globalização
c) Nacionalização
d) Lugarização
e) Territorialização

Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-vantagens-
desvantagens-globalizacao.htm. acesso em 18 de janeiro de 2021

4 – (UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.

a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.

b) Mercosul – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte do continente.

d) União Européia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.

e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/questoes-sobre-globalizacao/ acesso em 17 de janeiro de 2021

5 – Quais as características da Globalização representada pela tirinha?

Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-processo-globalizacao.htm.
Acesso em 17 de janeiro de 2021

GABARITO

1- b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
2- c) I, II e IV
3- b) globalização
4- e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros 5- Com o processo de globalização os países começam a se integrar economicamente, logo, as grandes marcas se espalham mais facilmente, através de multinacionais

SEMANA 4

ATIVIDADE

1 – (VUNESP) Embora o Brasil esteja entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:
a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Densidade demográfica.
d) Taxa de natalidade.
e) Taxa de fertilidade.
Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-conceitos-demograficos.htm.
Acesso em 17 de janeiro de 2021

2 – (UFRRJ) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.
Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-conceitos-populacao.htm.
Acesso em 16 de janeiro de 2021

3 – (UFPE – adaptada) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhecimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo, assinalando V para as afirmações VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( )A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta.
( )O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração.
( )O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes.
( )A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano.

( )A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.

Disponível em: <https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-conceitos-populacao.htm.
Acesso em 17 de janeiro de 2021

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4 – (MACK) Leia.

O Brasil em 2020

Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.

David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/6204852. Acesso em: 16 de janeiro de 2021
Com base no enunciado e na imagem, apresente características para explicar o fenômeno da transição demográfica no Brasil.


5 – (Enem 2013)

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:
a) Decréscimo da população absoluta.
b) Redução do crescimento vegetativo.
c) Diminuição da proporção de adultos.
d) Expansão de políticas de controle da natalidade.
e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.
Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/dinamica-populacional/exercicios/ acesso em 16 de janeiro de 2021

GABARITO

1- c) densidade demográfica
2-a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade
3- F,F,V,V,V
4- Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver,
exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a
ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos,
conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.
5- b) Redução do crescimento vegetativo

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