Correção dos Planos de Estudos Tutorados – PET 1 – Semana 1, 2, 3, 4, 5 e 6 – 2ºano Ensino Médio – Geografia

SEMANA 1

TEMA: Domínios morfoclimáticos do território brasileiro

Caro (a) estudante, nessa semana você irá explorar a relação entre a vegetação e o clima e conhecer a
dinâmica climática e as formações vegetais no Brasil.

RECAPITULANDO: Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação. Os domínios morfoclimáticos são seis: Cerrados, Mares de Morros, Caatingas, Amazônico, Araucárias e

Pradarias, entre esses domínios temos as faixas de transições. Nessas faixas são encontradas características de dois ou mais domínios morfoclimáticos.


PARA SABER MAIS:

QUIZ – Domínios Morfoclimáticos. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2021.

ATIVIDADE

1 – Observe as figuras:

Figura I. Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/ma/ta/mata-das-araucarias-og.jpg. Acesso em: 18 jan. 2021.
Figura II. Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/ve/ge/vegetacaocaatinga.jpg. Acesso em: 18 jan. 2021.

Os domínios morfoclimáticos constituem grandes combinações na associação entre os diversos elementos da paisagem, mas com maior influência no relevo e no clima, gerando certa uniformidade em escala regional. Com base nas ilustrações e nos conhecimentos sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, identifique:
a) O domínio que está localizado latitudinalmente, abaixo do trópico de Capricórnio, destacando dois dos seus aspectos geográficos.
b) O domínio morfoclimático, marcado pelas maiores amplitudes térmicas anuais, que recobre extensas superfícies planas, citando duas de suas características.

2 – Observe o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros:

Os números 1 e 2 indicados no mapa representam, respectivamente, os domínios:
a) do semiárido e da mata atlântica.
b) da caatinga e dos mares de morro.
c) do sertão e das paisagens litorâneas.
d) do agreste e da mata tropical.
e) do polígono das secas e da zona da mata.

Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2021

3 – A Mata dos Cocais, o Agreste nordestino e o Complexo do Pantanal Mato-grossense, embora se localizem em pontos não complementares do território brasileiro, fazem parte de um mesmo agrupamento morfoclimático, que corresponde à área ocupada pelo domínio:
a) das Pradarias.
b) dos Mares de Morros.
c) das Faixas de Transição.
d) dos Cerrados.
e) Amazônico.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia-do-brasil/exercicios-sobre-dominios-morfoclimaticos-no-brasil.htm . Acesso em 18 jan. 2021.

4 – Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a integração do clima, relevo e vegetação que resultam na formação de uma paisagem passível de ser individualizada. Segundo Aziz Ab ́Saber, existem sete domínios morfoclimáticos no Brasil em função de sua extensa área com grande luminosidade e disponibilidade hídrica. Em relação a essa temática, assinale a alternativa que apresenta a caracterização adequada.
a) Domínio da Amazônia – mais extenso do país; caracterizado por terras baixas; predomínio do clima tropical semi úmido com temperaturas acima dos 25°C; elevado intemperismo químico; é o Ecossistema mais rico do planeta.
b) Cerrado – situado no planalto central; clima tropical; incêndios naturais; estima-se que seja responsável por 25% da biodiversidade mundial, é um hotspot e um local com expansão da monocultura de café.
c) Caatinga – situada na depressão sertaneja; é um dos biomas mais seriamente afetados; inserida na área de expansão agropecuária e fruticultura, tem uma vegetação xerófila com clima árido.
d) Mares de morros – predomínio da Mata Atlântica; presença de formas aciculifoliadas em meia laranja ou serras; formada pelas terras baixas do Sudeste; possui estruturas cristalinas.

e) Araucária – formada por planaltos da região sul do país; áreas de clima subtropical com temperaturas médias de 25°C e chuvas mal distribuídas; vegetação heterogênea e folhas aciculifoliadas; resta apenas 4% da vegetação original, de acordo com o IBAMA; utilização da agricultura (terra roxa) e pecuária intensiva.

Disponível em: https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/geografia-clima-e-dominios-morfoclimaticos.
Acesso em: 16 jan. 2021.

5 – (UNIFENAS) “Analise o mapa a seguir:

Considerando o trajeto A-B no mapa, um turista que se deslocou de Manaus (AM) até Recife (PE) terá presenciado ao longo de sua viagem vários aspectos singulares que envolvem as inter-relações dos domínios morfoclimáticos brasileiros. A seguir, foram apontados determinados aspectos naturais que abrangem alguns domínios morfoclimáticos brasileiros presenciados pelo turista ao longo do trajeto A-B.

I) Domínio Amazônico, com clima equatorial, floresta equatorial e terras baixas com grande sedimentação.

II) Domínio das Caatingas, com presença de formações cristalinas, de áreas depressivas intermontanas e domínio de clima semiárido.

III) Domínio dos Cerrados, presença de grandes chapadões, solos ácidos e predomínio de clima subtropical.

IV) Domínio das Pradarias, com clima tropical, depressões interplantálticas, denominadas coxilhas subtropicais e vegetação perenifólia.

Está CORRETO apenas o indicado na alternativa
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I,II,III e IV.
d) I e IV.
e) III e IV.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia-do-brasil/exercicios-sobre-dominios-morfoclimaticos-no-brasil.htm. Acesso em: 18 jan. 2021.

GABARITO

ATIVIDADE 1
a) Domínio das Araucárias. O domínio das Araucárias é encontrado no sul do Brasil, marcado principalmente pela vegetação que como o nome indica Araucária. As árvores estão detalhadas na primeira imagem, são adaptadas a um clima mais temperado (subtropical).
b) Domínio da Caatinga. Situado no Nordeste, vegetações baixas, rasteiras como as gramíneas, marcado principalmente pela vegetação adaptada a pouca necessidade de água, como os cactos.
ATIVIDADE 2
b) da caatinga e dos mares de morro.
ATIVIDADE 3
c) das Faixas de Transição
ATIVIDADE 4
c) Caatinga – situada na depressão sertaneja; é um dos biomas mais seriamente afetados; inserida na área de expansão agropecuária e fruticultura, tem uma vegetação xerófila com clima árido.
ATIVIDADE 5
a) I e II

SEMANA 2

TEMA: FUNDAMENTOS DA CARTOGRAFIA

Caro (a) estudante, nessa semana você irá compreender a relação entre a superfície real e a representada em uma superfície plana além de identificar e comparar os tipos de mapas e escalas existentes.

RECAPITULANDO: A cartografia é a área do conhecimento responsável pelo estudo, pela produção e divulgação de documentos que representam superfície terrestre ou partes dessa superfície. o documento cartográfico mais conhecido é o mapa. No entanto existem outros tipos, como as cartas, as plantas, os croquis, as anamorfoses, as imagens de satélites e de radar e as fotografias aéreas.

PARA SABER MAIS:
Leia – Imagens de Satélite para estudos ambientais – Teresa G. Florenzano. https://edisciplinas.

usp.br/pluginfile.php/5692586/mod_resource/content/2/Imagens%20de%20sate%CC%81li-
te%20para%20estudos%20ambientais.pdf

ATIVIDADE

1 – Explique a relação do tamanho de uma escala com a área representada e o nível de detalhamento dos mapas.

2 – Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto:

a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções.

b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros.

c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais.
d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.

e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) são resultado da união entre as técnicas milenares da Cartografia e as inovações gráficas e tecnológicas.

3 – Analise o planisfério.

84
O planisfério está representado na projeção de
a) Mercator.
b) Bertin.
c) Mollweide.
d) Goode.
e) Robinson.

Disponível em: https://www.mapadaprova.com.br/questoes/de/geografia/cartografia. Acesso em: 17 jan. 2021.

4 – (UFAM) A novela da Rede Globo “Caminho das Índias” mostrou, na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.

Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2021.

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão CORRETAS:
I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.

II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.

III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.

V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

a) Apenas I e IV são corretas.
b) Apenas II e V são corretas.
c) Apenas I e III são corretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) Apenas IV e V são corretas
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-sig.htm. Acesso em: 15 jan. 2021.

5 – (UDESC 2008) – Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa CORRETA.

a) longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de um determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de zero a 90 graus.

b) Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes se cruzam.
c) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.
d) Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e Tordesilhas

e) O paralelo é uma circunferência imaginária, que pode ser traçado até 180 vezes sobre a superfície terrestre.

Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/coordenadas-geograficas/exercicios/. Acesso em: 14 jan. 2021.

GABARITO

ATIVIDADE 1 – Quanto maior for a escala, menor será a área representada no mapa e vice-versa, pois, quanto maior a escala, maior é a aproximação da visão aérea do local representado. Isso nos permite, por sua vez, um maior nível de detalhamento das informações, pois quanto mais próximos estamos de um local, mais detalhes conseguimos visualizar. Em resumo, a sentença é:Quanto maior a escala, menor a área representada e maior é o nível de detalhamento.
Um mapa-múndi possui uma escala muito pequena, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala grande.
ATIVIDADE 2
d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.
ATIVIDADE 3
a) Mercator.
ATIVIDADE 4
a) Apenas I e IV são corretas.
ATIVIDADE 5
c) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.

SEMANA 3

TEMA: Fontes de energia

Caro (a) estudante, nessa semana você irá reconhecer a diversidade de fontes de energia, os impactos sociais e ambientais da obtenção de energia e as diferenças entre os recursos renováveis e nãorenováveis.

RECAPITULANDO: A busca por fontes alternativas de energias não poluentes ou renováveis tem avançado no mundo. Seja para diminuir a dependência do petróleo, seja para reduzir os níveis de poluição, o fato é que a busca por diferentes fontes de energia já é uma realidade no mundo. A geração, a transmissão e a distribuição de energia é um processo de fundamental importância para a sociedade e desenvolvimento econômico. Faz-se necessária em nossas casas, ruas, meios de transporte, atividades econômicas, etc.

PARA SABER MAIS:
Bagaço de cana vira energia. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2021.

ATIVIDADE

1 – Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. (MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.)

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

a) Redução da utilização elétrica.
b) Ampliação do uso bioenergético.
c) Expansão das fontes renováveis.
d) Contenção da demanda urbano-industrial.
e) Intensificação da dependência geotérmica.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-fontes-de-energia/. Acesso em: 15 jan. 2021.

2 – A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,
I. combustíveis fósseis.
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).
Desses 5 tipos:
a) apenas um é renovável.
b) apenas dois são renováveis.
c) apenas três são renováveis.
d) apenas quatro são renováveis.
e) todos são renováveis.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-fontes-de-energia/. Acesso em: 15 jan. 2021.


3 – (ENEM- 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-fontes-energia-alternativas.htm.
Acesso em: 15 jan. 2021.

4 – A energia solar apresenta muitos fatores positivos, como o fato de ser renovável, ocupar espaços reduzidos em comparação a outras fontes e não emitir poluentes na atmosfera. Além disso, a energia advinda dos raios solares é abundante e pode ser bastante produtiva quando devidamente aproveitada. No entanto, ela apresenta algumas desvantagens, destacando-se a:
a) a baixa necessidade nas regiões de maior insolação.
b) os elevados custos das instalações.
c) a inacessibilidade em lugares remotos.
d) a frequente necessidade de manutenção.
e) os efeitos sobre as temperaturas da Terra.
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-fontes-renovaveis-energia.htm.
Acesso em: 15 jan. 2021.

5 – (Unicamp – SP) O Brasil, a Rússia, o Canadá e os Estados Unidos são países que tem um grande potencial hidrelétrico, o que facilita a obtenção de energia elétrica. A obtenção de energia através da hidreletricidade é uma alternativa de abastecimento energética menos comprometedora para o meio ambiente. Mesmo assim, ocorrem impactos ocioambientais, principalmente quando se opta por grandes barragens.
Quais são os problemas socioambientais resultantes da instalação de grandes barragens?
Disponível em: http://aulaseexerciciosdegeografia.blogspot.com/2018/07/questoes-discursivas-e-objetivas-fontes.html. Acesso em:
15 jan. 2021.

GABARITO

ATIVIDADE 1
c) Expansão das fontes renováveis.
ATIVIDADE 2
c) apenas três são renováveis.
ATIVIDADE 3
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
ATIVIDADE 4
b) os elevados custos das instalações.
ATIVIDADE 5 – Inundação de grandes áreas, desvio do curso de rios, alteração na reprodução de peixes, extinção de espécies de animais ou vegetais daquela região, etc.

SEMANA 4

TEMA: Desenvolvimento sustentável
Caro (a) estudante, nessa semana você irá explorar os processos históricos que moldaram os atuais padrões de produção e os problemas socioambientais, além de conhecer tratados e acordos que visam regulamentar e estabelecer objetivos para a questão ambiental.

RECAPITULANDO: Atualmente, quase todos os governos e grandes empresas possuem políticas ambientais. Além de mostrar para os cidadãos e consumidores quais são os princípios ambientais seguidos, as políticas ambientais servem para minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico e urbano. Estas políticas são, portanto, importantes instrumentos para a garantia de um futuro com desenvolvimento e conservação ambiental. São também fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente dos grandes centros urbanos).

PARA SABER MAIS:
Filme: “A última hora” – De Leila Conners Petersen Nadia Conners. EUA, 2007. 95 min.

ATIVIDADE

1 – Observe o cartum do desenhista estadunidense Anndy Singer (1965):

Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2021

Considerando a sociedade em que vivemos, explique o cartum:
2 – (Fatec) Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas
a) evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer
o meio ambiente.

b) investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.

c) desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.

d) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.

e) incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-conferencias-ambientais.htm.
Acesso em: 17 jan. 2021

90
3 – (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um “quadro” que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-desenvolvimento-sustentavel.htm.
Acesso em: 17 jan. 2021.

4 – (URCA 2018/1) Está havendo no mundo todo debates em torno da necessidade de um novo modelo e estilo de desenvolvimento. Apesar do crescimento da praticas aparentemente antagônicas em relação à conservação da biodiversidade, há uma preocupação internacional em refletir sobre soberania alimentar, não uso de produtos químicos, fortalecimento de práticas agroecológicas fortalecendo a interface conservação/desenvolvimento em quase todos os níveis da sociedade atual. Estamos falando de:
a) Economia de mercado.
b) Modelo de Desenvolvimento Sustentável.
c) Redução da biodiversidade no mundo.
d) Modelo econômico de desenvolvimento socialista.
e) Diminuição de práticas conservacionistas.
Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/exercicios/. Acesso em: 17 jan. 2021.

5 – (UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa indus trialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.

c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-desenvolvimento-sustentavel.htm.
Acesso em: 16 jan. 2021.

GABARITO

ATIVIDADE 1 – O cartum faz uma crítica a ideia de quem é o bem sucedido ou fracassado. No cartum, o bem sucedido está enfrentando problemas e com dificuldades enquanto o fracassado está tranquilo e feliz.
ATIVIDADE 2
d) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.
ATIVIDADE 3
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
ATIVIDADE 4
b) Modelo de Desenvolvimento Sustentável.
ATIVIDADE 5
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.