Correção dos Planos de Estudos Tutorados – PET 1 – Semana 1, 2, 3, 4, 5 e 6 – 1ºano Ensino Médio – Geografia

SEMANA 1

TEMA: Globalização e Mundialização
Caro (a) estudante, nessa semana você vai compreender a tendência da homogeneização relacionado ao fenômeno da globalização.


RECAPITULANDO:

A globalização e o processo de integração da economia e da cultura mundial. A globalização só tornou-se possível com os avanços da revolução técnico-científico-informacional iniciada em 1970. Esse processo é consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet. A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema- mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes.

ATIVIDADES

1 – Em plena era de globalização, mais da metade do gênero humano jamais discou um número de telefone. Há mais linhas telefônicas em Manhattan (EUA) do que em toda a África, ao sul do Saara.
(Mbeki, vice-presidente da África do Sul, 1995. Adaptado)

Considerando-se o texto anterior, assinale a alternativa CORRETA.
a) O nível de vida das populações e o grau de desenvolvimento tecnológico dos países explicam a desigual distribuição da rede Internet.
b) A cibercultura é universal e constitui um instrumento de massificação e construção de uma identidade cultural global.
c) Os fluxos de informação telefônica não devem ser confundidos com as infovias que têm uma distribuição mais igualitária no mundo.
d) Os custos de conexão virtual são mais elevados nos países ricos que nos pobres, o que explica a sua desigual distribuição.
Disponível em: https://regininha-atividadesescolares.blogspot.com/2013/06/exercicios-globalizacao-e-blocos.html. Acesso em: 17
jan. 2021.

2 – Leia a letra da composição de Tribo de Jah, Globalização – O Delírio do Dragão e assinale a alternativa mais adequada:

Globalização é uma falsa noção do que seria a integração, é o infeliz do grande capital,
O poder da grana internacional que faz de cada país apenas mais um seu quintal
É o poder do dinheiro movendo o mundo inteiro,
E agora: Ricos cada vez mais ricos e metidos
Pobres cada vez mais pobres e falidos
Globalização, o delírio do dragão!
a) A música mostra as vantagens e consequências positivas do processo de Globalização.

b) A música faz refletir sobre a forma como ‘estamos’ (nós do ‘mundo subdesenvolvido’) fora desse fenômeno global.

c) A música reforça as implicações negativas do processo de Globalização, entre elas o aumento das desigualdades sociais.

d) A música mostra que a Globalização não existe, pois é uma ‘falsa noção’ que seria esse processo atual que vivemos de integração.


3 – Segundo o geógrafo britânico David Harvey, o desenvolvimento dos meios de transporte, cada vez mais eficazes, e a criação de uma rede mundial de telecomunicações transformaram o planeta.

a) Que assunto é abordado na figura?

b) Quais as principais consequências desse avanço tecnológico presentes no cotidiano?

4 – Apenas sobre as VANTAGENS da globalização, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
I. ( ) Compressão espaço-tempo, ou seja, diminuição das distâncias e do tempo graças aos avanços tecnológicos.
II. ( ) A maneira como a globalização expande-se ocorre de forma semelhante tanto nas nações mais desenvolvidas como nas menos desenvolvidas.

III. ( ) A expansão da globalização, apesar de diminuir os preços dos produtos, faz com que muitas empresas passem a controlar o mercado mundial.

IV. ( ) Redução do preço médio dos produtos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) F V F V.
b) F V F F.
c) V F F V.
d) V V F F.

Disponível em: . Acesso em 18 de janeiro de 2021.

5 – Observe a Charge a seguir:

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas.
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem.
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil.

d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-globalizacao.htm#questao-48.
Acesso em: 18 de janeiro de 2021.

GABARITO

1- A
2- C
3- a) O assunto abordado é a aparência de ‘encolhimento’ do mapa mundi devido aos grandes avanços tecnológicos especialmente nos setores de transporte.
b) À medida que aumentou a velocidades do meio dos transportes,foi-se diminuindo as distâncias e aproximando os países. Várias consequências podem ser observadas no
transporte, internet, comunicações.
4-c) VF FV.
5

SEMANA 2

TEMA: As transformações do espaço na sociedade urbano-industrial

Caro (a) estudante, nessa semana você vai entender como a atividade industrial pode estimular o crescimento urbano de pequenas e médias cidades.

RECAPITULANDO:

Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial.

PARA SABER MAIS:
“ENTRE RIOS” – a urbanização de São Paulo – Um excelente documentário sobre a urbanização de

São Paulo, com um enfoque geográfico-histórico, permeando também questões sobre meio am-
biente e política. Disponível em: https://youtu.be/Fwh-cZfWNIc. Acesso em: 18 jan. 2021.

ATIVIDADES

1 – A metropolização corresponde ao processo de formação de metrópoles, que é acompanhado do crescimento acelerado de certas cidades, como reflexo da modernização e da concentração econômica em alguns pontos do território. Há, contudo, uma tendência atual de reversão no crescimento das grandes metrópoles porque indústrias e empresas do setor de serviços passam a escolher localizações geográficas alternativas às saturadas metrópoles, provocando redução nos índices de crescimento das grandes cidades e aumento dos índices de crescimento das cidades médias.
Qual o nome desse fenômeno?
a) Megalópole.
b) Desmetropolização.
c) Metrópole expandida.
d) Macrocefalia urbana.

Disponível em: https://www.mapadaprova.com.br/questoes/de/geografia/geografia-humana/urbanizacao.
Aacesso em: 18 de janeiro de 2021.

2 – De acordo com Marie-Françoise Durand, esse grupo seleto de cidades “desenvolvem mais laços entre si do que com o meio ambiente local e mesmo nacional, acumulando, assim, todos os poderes de natureza econômica, financeira, política, de informação e cultural. Com o declínio do emprego industrial, concentram empregos altamente qualificados nas finanças, no direito, na pesquisa e nas inovações científicas e tecnológicas (…)”

(Marie-Françoise Durand, et alii. Atlas da Mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009)

A descrição refere-se
a) aos pólos de desenvolvimento.
b) às megacidades.
c) aos tecnopolos.
d) às cidades globais.

Disponível em: https://www.mapadaprova.com.br/questoes/de/geografia/geografia-humana/urbanizacao.
Acesso em: 18 de janeiro de 2021.

3 – Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é CORRETO afirmar que:
a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade;
c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus;
d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural.
Disponível em: https://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-geografia/urbanizacao.
Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

4 – Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2018/02/Clipboard01-657.jpg. Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

Da janela de um avião descendo no aeroporto de Guarulhos, percebe-se que a extensão da malha urbana dificulta a definição dos limites entre os municípios vizinhos ao de São Paulo. O conceito que melhor expressa a unificação da extensão territorial de vários municípios é:
a) conurbação.
b) aglomeração.
c) região metropolitana.
d) regiões distritais.
5 – O crescimento da população urbana mundial criou vários problemas em escalas diferentes nos principais grupos de países. Diferencie os processos de urbanização que ocorreram nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, destacando a proporção dos problemas urbanos apresentados em cada grupo de países.

GABARITO

1-B
2-D
3-D
4-A

5-Urbanização nos países desenvolvidos: Processo antigo, lento e estruturado, com problemas urbanos de pequena proporção.
Urbanização nos países subdesenvolvidos: Processo recente, rápido e desestruturado, com problemas urbanos de grande proporção e de difícil resolução.

SEMANA 3

TEMA: Povos em movimento
Caro (a) estudante, nessa semana você vai Identificar os principais fluxos migratórios contemporâneos no mundo e Compreender as principais causas do processo migratório.
RECAPITULANDO:
As novas migrações ganharam novas direções, as realizações partem de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos, e o novo modelo de migração internacional surge devido à grande diferença econômica entre esses dois grupos de países. Outro fator contribuinte para o deslocamento de muitas pessoas de seus países são os conflitos étnicos, religiosos e políticos ocorridos nas últimas décadas.

PARA SABER MAIS:
Documentário: “Refugiados e migrantes: longe de casa”. Até o final de 2015, 65 milhões de pessoas
– o maior número de toda a História – estavam em movimento em todo o mundo, forçadas a deixar

suas casas por conta de conflitos e da pobreza. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2021.

ATIVIDADES

1 – “O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios provocada pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado pela entidade nesta segunda-feira. Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.

BBC Brasil, 03 dez. 2012.
Em busca de melhores condições de vida, muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Essa procura intensifica-se porque nos países desenvolvidos:
a) há uma política de controle e recepção dos grupos imigrantes.
b) são registrados baixos índices de xenofobia (aversão a estrangeiros).
c) a burocracia facilita a regularização de imigrantes, mesmo que ilegais.
d) há uma elevada necessidade de mão de obra barata e de baixo custo.
Disponível em: . Acesso em: 14 de janeiro de 2021.

2 – “O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.
Disponível em Bolivianos no Brasil. Acesso: 18 jan. 2021.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos
a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.
b) corresponde a um processo de migração pendular.
c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.
d) configura um processo de migração sazonal.
Disponível em: https://beduka.com/blog/exercicios/geografia-exercicios/exercicios-sobre-movimentos-migratorios/.
Acesso em: 18 de janeiro de 2021.

3 – “O desenvolvimento e o maior acesso ao transporte intercontinental, somados à facilidade de obtenção de informações sobre outros países por meio dos veículos de comunicação, impulsionaram o movimento de pessoas que buscam melhores condições de vida – nem sempre alcançadas fora do país de origem. Ao contrário do que se verifica com os fluxos econômicos, as fronteiras nacionais são reforçadas por governos de muitos países, principalmente dos desenvolvidos, para a entrada de imigrantes”.

JOIA, A. L., GOETTEMS, A A. Geografia: leituras e interação. Vol. 02. 1o ed. São Paulo: Leya, 2013. p.275.

Um exemplo mundialmente reconhecido de restrição à entrada de imigrantes conforme mencionado no trecho acima é:
a) a criação da União Europeia com número restrito de países.
b) a construção e ampliação do Muro do México.
c) a intervenção dos Estados Unidos em Cuba.
d) a deportação de estrangeiros irregulares no Brasil.

Disponível em: . Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

4 – Descreva o cartum, comentando o que ela retrata.

Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/dbe/987b07255c542e73ce2df1790aad9608.jpg. Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

5 – A representação, a seguir, retrata um acontecimento que vem preocupando cada vez mais os governantes de países do continente europeu. A dinâmica representada pelas setas se intensificou nos últimos anos e atualmente se manifesta de forma dramática e assustadora.
Assinale a alternativa que melhor esclarece esta situação.

a) Trata-se da expansão do islamismo que tem efeitos crescentes na mobilidade de terroristas, causadores de atentados na França e em outros países do continente europeu;
b) Sob o signo da globalização, intensificaram-se ainda mais as mobilidades de contrafações e capitais ilegais para o velho continente, causando enormes prejuízos à economia europeia;
c) Pode ser explicada pela expansão e modernização do capitalismo, pelas guerras e secas que tem efeitos crescentes na “mobilidade da força de trabalho”, em busca de maiores oportunidades de trabalho e melhores condições de vida nas regiões mais dinâmicas do continente europeu;

d) No mapa, fica claro que contemporaneamente ocorre a intensificação da mobilidade de turistas para o continente europeu, oriundos principalmente da África e Ásia. Esta mobilidade está provocando o caos nos aeroportos, restaurantes e hotéis europeus.

Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/imigracao-e-refugiados-na-europa/exercicios/.
Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

GABARITO

1- D
2- A
3- B
4- Retrata a Europa querendo tomar conta do mundo e abusando do seu poder.
5- C

SEMANA 4

TEMA: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Caro (a) estudante, nessa semana você vai avaliar a qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos, tendo como referência o uso sustentável dos recursos do planeta.

RECAPITULANDO:
A expressão desenvolvimento sustentável é utilizada para designar um modelo econômico que busque conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

PARA SABER MAIS:
TV Brasil Gov –“ A sustentabilidade e os novos modos de viver “- Este programa aborda os desafios de construir a sustentabilidade no dia-a-dia. Pensar na sustentabilidade a partir do nosso cotidiano sobre, por exemplo, o que fazemos na cozinha, durante as compras, no trânsito e em todos os hábitos de consumo. Disponível em: https://youtu.be/jLUC_YkMU5g. Acesso em: 17 jan. 2021.

ATIVIDADES

1 – (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um “quadro” que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
Disponível em: . Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

2 – (UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa indus trialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.

c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

Disponível em: . Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

3 – Qual é a questão colocada em debate pela charge?

http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_12_questao_ambiental_e_desenvolvimento_sustentavel_files/image002.gif


4 – A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável também conhecida como
Rio + 20 foi a:

a) Reunião de Chefes de Estado e Sociedade Civil de diferentes nações com o propósito de avaliar ações praticadas nos últimos vinte anos, desde a Rio 92, tendo em vista a renovação do compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável.

b) Comemoração dos 20 anos da elaboração do Protocolo de Quioto − documento que estabelece metas para a emissão dos gases de efeito estufa e adotado por 100% das Nações Mundiais.

c) Conferência Mundial da Sociedade Civil com o propósito de identificar os 20 países mais poluidores do mundo e determinar ações punitivas caso os mesmos não adotem posturas mais sustentáveis em suas políticas de desenvolvimento
d) Reunião que antecede os vários eventos mundiais que ocorrerão no Brasil e Rio de Janeiro como: Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Neste encontro foram definidas as estratégias de conservação ambiental e de minimização de impactos sociais para os eventos acima mencionados.
Disponível em: https://www.mapadaprova.com.br/questoes/de/atualidades/meio-ambiente. Acesso em: 18 de janeiro de 2021

5 – Belo Monte será a maior hidrelétrica totalmente brasileira, considerando que a Usina de Itaipu é binacional (em sociedade com o Paraguai), e a terceira maior do mundo. […] A instalação de Belo Monte é uma das mais polêmicas da história do país. O empreendimento, […] divide a opinião de especialistas e causa protestos em grupos ambientalistas […]
(Adaptado de: .Acesso em: 17 jan. 2021)
Um dos motivos que provocam polêmica em relação à hidrelétrica de Belo Monte é o fato de que:
a) a inundação de vasta área colocará em risco a biodiversidade da região e afetará aldeamentos indígenas e a vida de milhares de ribeirinhos.
b) a região onde a usina será instalada apresenta condições naturais pouco favoráveis, pois é serrana e o clima predominante é semiárido, com baixo nível de chuvas anuais.
c) apesar de seu tamanho, a energia produzida não será suficiente para abastecer as capitais mais próximas, como são exemplos Manaus e Cuiabá.
d) os recursos para sua construção são estrangeiros, o que contraria a legislação brasileira que considera a produção de energia uma atividade estratégica e, portanto, nacional.
Disponível em: https://www.mapadaprova.com.br/questoes/de/atualidades/meio-ambiente. Acesso em: 17 de janeiro de 2021.

GABARITO

1-D
2-D
3-A questão acima faz referência a uma charge que aborda o impacto do descarte irregular de lixo na vida da população e no meio ambiente. Por isso, trata-se de uma charge que trata tanto de elementos sociais quanto de questões econômicas.
4- A
5- A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.