Correção dos Planos de Estudos Tutorados – PET 2 – 8º ANO – Geografia

ATIVIDADES DA SEMANA 1

  1. Observe o mapa abaixo:
a) Quais são os países mais populosos do mundo? Em quais continentes eles se encontram?
País                            Continente                  habitantes
China                           Ásia                             1.439.324.000
Índia                            Ásia                             1.380.004.000
Estados Unidos           América do Norte         331.003.000
Indonésia                    Ásia                             273.524.000
Paquistão                    Ásia                             220.892.000
Brasil                           América do Sul            212.559.000
Nigéria                        África                           206.140.000
Bangladesh                 Ásia                             164.689.000
Rússia                         Ásia                             145.934.000
México                        América do Norte         128.933.000
 
2. O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento natural e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
 
3. Sabe-se que a população mundial se concentra principalmente nos países subdesenvolvidos, mesmo que haja países desenvolvidos superpopulosos. Sabendo disso, o continente mais populoso em termos absolutos é o (a):
a) Europeu.
b) Asiático.
c) Oceania.
d) Americano.
 
4. Desde o século XIX, as taxas de mortalidade de vários países da Europa começaram a diminuir. Esse processo só chegou aos países subdesenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial. Essa rápida queda da taxa de mortalidade pode-se afirmar que

a) foi acompanhada na mesma intensidade pela diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade.

b) promoveu um forte crescimento populacional que denominada explosão demográfica.

c) deu início à estabilização da população mundial que passou a crescer menos desde os anos de 1960.

d) representou mudanças na estrutura etária da população dos países pobres que passaram a ter altas porcentagens de velhos.
 
5. Observe o gráfico das fases de crescimento populacional e responda:
 
 
 
 
 
 
 
Disponível em: <https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/img/2015/04/grafico-da-transicao-demografica.jpg>.
Acesso em: 12 abr. 2021.
a) Quais fatores influenciam a aceleração do crescimento demográfico na fase 2?
Esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.
 
b) O que proporciona a desaceleração demográfica vivenciada em países que se encontram na fase 3 no gráfico da transição demográfica?
À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores. Por esse motivo, há um gradativo processo de declínio do número de nascimentos, o que acontece em uma velocidade inferior à queda da mortalidade.
 
c) Estudiosos afirmam que o Brasil está vivenciando a quarta fase, na qual ocorre redução nas taxas de natalidade e mortalidade. Quais efeitos disso na faixa etária da população?
Há o processo do envelhecimento populacional, pois a elevada expectativa de vida e a baixa natalidade geram um aumento médio da idade da população, o que proporciona a queda da população economicamente ativa e a possibilidade crescente de uma crise econômica e social.
 

ATIVIDADES DA SEMANA 2

1. “Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.”
Esse fragmento explica um conceito importante. Que conceito é esse?
a) Estado.
b) povo.
c) território.
d) nação.

2. Observe o mapa:
a) Cite o nome de dois países da América do Sul 2 países da América do Norte:
América do Sul: Brasil e Argentina.
América do Norte: México e Estados Unidos.

 

b) Em qual porção da América o Brasil se encontra?
América do Sul


Disponível em: <https://image.slidesharecdn.com/regionalizaodaamrica>. Acesso em: 12/04/2021.


3. Observe o mapa do continente americano, nele o continente foi dividido em América Anglo-saxônica e América Latina.

Disponível em: <https://centrodemidias.am.gov.br/storage/lessons_content/19F8GEO007.2.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2021.

Sobre essa regionalização pode-se afirmar que a América:

a) Anglo-saxônica foi colonizada majoritariamente pelos povos ingleses.
b) Anglo-saxônica compreende três países do continente americano Estados Unidos, Canadá e México.
c) Latina compreende os países da América Central e do Sul, com exceção do México.
d) Latina contou em seu processo de colonização além de portugueses e espanhóis, também de holandeses e ingleses.

4. A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus, criou as chamadas fronteiras artificiais (também conhecidas popularmente por colcha de retalhos). Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.
b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre as etnias sobre o território.
c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.
d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico).

5. O continente africano pode ser regionalizado conforme o mapa abaixo:

a) Qual o marco natural que delimita essas regiões?
Deserto do Saara.

b) Pesquise e cite duas (2) características de cada uma das regionalizações do continente africano.
A África Mediterrânea (também chamada de África Islâmica ou Setentrional), apresentam características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. O clima é desértico e a maioria dos habitantes é de origem árabe e seguidora do islamismo.

A África Subsaariana com população majoritariamente negra, apresenta grande diversidade cultural. As riquezas no subsolo impulsionam a mineração. A África do Sul detém grandes reservas de diamante, cromo, platina, ouro (maior produtor mundial), entre outros minérios. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dos 33,4 milhões de portadores do vírus HIV no mundo, 22,4 milhões residem na África Subsaariana.


Disponível em: <https://3.bp.blogspot.com/-uremLghojT0/ WHqFvUY8RfI/ >. Acesso em 12/04/2021.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA 3

1. Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), responda:

a) Em que contexto a ONU foi criada?
A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada a partir do final da Segunda Guerra Mundial, com o intuito de restaurar a paz e evitar que outro conflito armado naquela proporção se instaurasse no mundo.


b) Qual o principal objetivo da criação da ONU?
Manter a paz.

 

 

 

 


2. Leia o texto abaixo, observe ao lado o infográfico “8 jeitos de mudar o mundo” e faça o que se pede.
Em setembro de 2000, os presidentes de 190 países, incluindo o Brasil, se reuniram no evento chamado “Cúpula do Milênio”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo.
Deste encontro, surgiram os “8 jeitos de mudar o mundo”, que agregam diversas ações a serem praticadas pelos governos para que tais objetivos sejam alcançados até 2015.

Disponível em: <https://radiomargarida.org.br/2011/10/31/os-8-jeitosde-mudar-o-mundo-nos-podemos/>. Acesso em: 18 abr. 2021.

 

a) Por que você acha que foram criados os “8 jeitos de mudar o mundo”?
Porque os grandes problemas da humanidade estavam degradando cada vez mais o Planeta Terra, a ponto de prejudicar as sociedades atuais e futuras. Então, criou 8 jeitos de minimizar esses problemas.

b) Os “8 jeitos de mudar o mundo” foram retomados em 2012 na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, em 2012. Eles foram então ampliados e foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na cidade em que você mora, há algum projeto ou programa governamental relacionado aos “ODS”? Exemplifique.
Sim. Tem o Promananciais que tem o objetivo de recuperar e revitalizar os mananciais da região que se enquadra no item 6. Água limpa e saneamento – Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.


3. Leia o texto e responda às questões a seguir.

ONU ajuda 16 mil pequenos produtores na África a fornecer alimentos para escolas. O Programa de Aquisição de Alimentos para a África – PAA África – já beneficiou cerca de 16 mil pequenos agricultores e mais de 37,1 mil alunos na Etiópia, Malauí, Moçambique, Níger e Senegal, desde a sua criação, em 2012. A iniciativa, que combina as demandas de iniciativas de alimentação escolar à oferta da agricultura familiar, é tema de um novo estudo do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre os governos do Brasil e Reino Unido com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).[…]
A maioria dos países participantes introduziu alimentos ricos em proteínas nos cardápios escolares, como legumes, frutas e verduras frescas, embora alguns tenham as compras institucionais restritas a algumas commodities, como o Senegal, onde o PAA adquire apenas arroz da agricultura local. […]
Disponível em: <https://unicrio.org.br/onu-ajuda-16-mil-pequenos-produtores-na-africa-a-fornecer-alimentos-para-escolas/>. Acesso em: 18 abr. 2021.

a) Qual a importância do projeto PAA África?
A importância reside no fato da minimização da situação de fome e miséria no continente africano, ao atender as necessidades dos países mais sofridos da África.

b) Quais organizações mundiais estão envolvidas nesse projeto?
Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).


4. Entre os nomes abaixo, assinale a alternativa que indica um bloco econômico do continente africano.

a) UE.

b) NAFTA.

c) MERCOSUL.

d) SADC.


5. Leia a manchete abaixo:

“Todos Contra o Coronavírus: parlamentares pedem à OMS mais vacinas para o Brasil”

Rádio Senado-29/03/21 Sobre a OMS, marque a alternativa correta:

a) É uma agência de saúde ligada à ONU.
b) Organização Mundial de Saúde, com sede nos Estados Unidos.
c) Atua somente nos países desenvolvidos.
d) Tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde somente aos povos mais vulneráveis.


6. Assinale a alternativa que representa a diferença principal entre o FMI e o Banco Mundial:

a) O FMI atua em crises econômicas, e o Banco Mundial atua no desenvolvimento, ambos atuando através da concessão de empréstimos.
b) Enquanto o FMI só concede empréstimos a juros baixos, o Banco Mundial segue o padrão de juros do mercado.
c) O Banco Mundial é estritamente vinculado à América do Sul, enquanto o FMI atua na Europa.
d) O FMI, assim como o Banco Mundial, fornece empréstimos a juros baixos. A diferença é que, no Banco Mundial, esses empréstimos só se destinam a países-membros da ONU.

ATIVIDADES DA SEMANA 4

1. O que caracterizou a Guerra Fria?
A Guerra Fria se caracterizou por uma disputa ideológica entre o comunismo da União Soviética e o capitalismo dos Estados Unidos. Embora ambos os países nunca tenham se enfrentado diretamente houve uma série de conflitos que foram apoiados por estas duas potências. Este cenário acirrou a disputa internacional por novas tecnologias, armas nucleares, poder econômico, político e militar.


2. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.

As religiões moldaram as sociedades e sua visão do mundo desde o início da história. Elas estão intimamente ligadas aos fenômenos de identidade, cultura e civilização. Portanto, além da dimensão espiritual, elas desempenharam um papel político e geopolítico da maior importância, pacificador ou conflituoso, de acordo com o momento e o local.
BONIFACE, Pascal; VÉDRINE, Hubert. Atlas do mundo global. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. p. 65.

I. A religião desempenha papel importante no entendimento do cenário de conflitos no mundo.
II. É possível afirmar que todos os conflitos ocorrem por motivos religiosos.
III. As religiões não têm importância na construção da identidade dos povos.


3. A Guerra Fria, iniciada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), polarizou o contraste ideológico entre o capitalismo e o socialismo, aprofundando um cenário de disputa internacional por novas tecnologias, armas nucleares, poder econômico, político e militar. A Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética (1991) são fatos que simbolizaram o fim da Guerra Fria.
Sobre o fim da Guerra Fria, pode-se afirmar que:

a) Com o fim da bipolarização entre capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre os países ricos e países pobres terminaram, havendo uma hegemonia do capitalismo, que busca desenvolver o princípio da igualdade.
b) A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Contudo, inicia-se uma nova guerra contra o terrorismo cujo principal objetivo é trazer a possibilidade de uma abertura de diálogo entre as grandes potências mundiais e os países periféricos.
c) Após a Guerra Fria, surge uma nova lógica internacional, com novos blocos econômicos regionais; Japão, União Europeia e China destacam-se como centros políticos e econômicos de poder. Além disso, a nova divisão internacional evidencia, sob o crivo econômico, a distinção entre os países do Norte desenvolvido e do Sul subdesenvolvido.
d) Está cristalizada a divisão Norte–Sul, sendo impossível nação subdesenvolvida tornar-se desenvolvida e vice-versa.

4. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), vários povos tomaram consciência do grande desnível econômico, social, político, científico e tecnológico existente entre os países do mundo. Um grupo era formado por países ou nações fortes, outro grupo era formado por nações fracas economicamente. Para diferenciar esses dois conjuntos de países, na década de 1950 foram introduzidas as expressões:

a) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

5. Os países subdesenvolvidos estão à margem do sistema capitalista, na condição de fornecedores de matérias-primas e mão de obra baratas, por isso eles também são chamados de países:

a) centrais.
b) periféricos.
c) primeiro mundo.
d) do Norte.

ATIVIDADES DA SEMANA 5

1. Explique a persistência da fome no continente africano mesmo com tantos investimentos na modernização da agricultura no mundo.
A fome de uma população não está diretamente ligada aos investimentos na modernização da agricultura, pois não se trata de um problema meramente técnico e sim de desigualdade social da região.

2. A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.
a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.
b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo.
c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário tornou-se fundamental.
d) Um método mais ágil e flexível foi desenvolvido e adaptado ao mercado que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.


3. O quadro abaixo traz informações sobre a América Latina no período colonial. Considerando os mesmos aspectos mostrados, monte outro quadro, completando-o com as informações correspondentes ao período atual.
América Latina Colonial
Fornecia basicamente produtos primários, como ouro, prata, cana de açúcar, tabaco, entre outros.
O objetivo principal da produção era o exterior, basicamente a Europa.
A estrutura fundiária era marcada por grande concentração de terras.
A mão de obra era escrava e servil.
América Latina Atual
Muitos produtos primários como soja, açúcar, carne bovina, e também bens transformados como carros, aviões…
Exporta, principalmente, para União Europeia, EUA e China
Divisão desigual da terra, concentração de terra na mão de poucos.
A mão de obra é assalariada, podendo no campo também ser de parceria e arrendatário, mecanizada.

4. Após o período de independência dos países africanos, as atividades industriais não se desenvolveram de modo eficiente, por isso, na atualidade, a produção industrial de muitos países da África encontra-se pouco diversificada e bastante limitada tecnologicamente. Sobre esse contexto marque a alternativa correta:
a. São muitas as regiões industriais existentes no continente africano que produzem bens de consumo.
b. Muitas indústrias do continente africano são de origem local e produzem para exportação.
c. A baixa renda da população e um mercado consumidor inexpressivo colabora para um baixo desenvolvimento industrial no continente.
d. A maioria das indústrias do continente são de origem estrangeira e produzem produtos eletrônicos e eletrodomésticos

ATIVIDADES DA SEMANA 6

1. Analise o gráfico a seguir.

(Fonte: IBGE, PNAD 2011) Adaptado por Geo- Conceição

De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar que:

a) As disparidades regionais do Brasil foram completamente superadas no que se refere aos indicadores educacionais, pois as taxas de analfabetismo ficaram abaixo de 10% em todas as regiões brasileiras.
b) As menores taxas de analfabetismo concentram-se em regiões onde existem os maiores níveis de desenvolvimento econômico e social, demonstrando que ainda há diferenças significativas entre o Sudeste-Sul e Norte-Nordeste no Brasil.
c) As maiores taxas de analfabetismo concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte devido ao fato de serem áreas com reduzida presença da infraestrutura necessária para o crescimento econômico.
d) A maior taxa de analfabetismo encontra-se na região Nordeste pelo fato de essa região também possuir a maior concentração populacional do Brasil.


2. Observe o gráfico abaixo:

a) Qual assunto do gráfico?
Comparação do desperdício de comida anual entre os países ricos e pobres.

b) Após analisar o gráfico qual é sua conclusão?
Que os países ricos desperdiçam quase metade da comida.


3. Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimento populacional em quase todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativos aos países mais populosos em 2000 e as projeções para 2050.

Com base nas informações acima, é correto afirmar que, no período de 2000 a 2050:

a) a taxa de crescimento populacional da China será negativa.
b) a população do Brasil duplicará.
c) a taxa de crescimento da população da Indonésia será menor que a dos EUA.
d) a população do Paquistão crescerá mais do que a do Brasil.


4. Leia a manchete e analise o mapa:

Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/29/navio-encalhado-no-canal-de-suez-volta-a-flutuar-apos-seis-dias. ghtml>. Acesso em: 12 abr. 2021.

Disponível em: <https://imagens-cdn.canalrural.com.br/ Disponível em: <https://marsemfim.com.br/2017/04/mapa-2. naviocanalsuez.jpg>. Acesso em: 12 abr. 2021. jpg>. Acesso em: 12 abr.2021.

a) Onde se localiza o Canal de Suez?
Egito

b) Qual a importância do canal para o comércio mundial?
A importância de conectar os mares Vermelho e Mediterrâneo, assim permitindo a comunicação marítima entre a Europa e a Ásia sem a necessidade de realizar o contorno do continente africano, como mostra no mapa. Ele economiza tempo e frete na entrega dos produtos.

 

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