Pulando um dia no Calendário no Pacífico

Savaii-Samoa-008
Savai’i, Samoa

Em Samoa, o futuro chega na frente através de uma mudança no calendário. Este ano, naquele grupo de ilhas do Pacifico, o dia 30 de dezembro será saltado. A decisão de mudar temporariamente o lugar de Samoa no mundo tem motivos comerciais: Samoa estará no mesmo dia que a Nova Zelândia, a Austrália e a China.
O primeiro-ministro Tuilaepa Sailele Malielegaoi, disse em abril que o país perdia dois dias úteis no comércio com a Nova Zelândia e a Austrália, quando o plano de adiantar o relógio 24 horas foi anunciado. “Enquanto é sexta-feira em Samoa, já é sábado na Nova Zelândia, e quando é domingo em Samoa, já é dia útil em Sydney (Austrália) e Brisbane (Nova Zelândia)”.Ele diz que os turistas poderão comemorar o mesmo dia duas vezes, porque a vizinha Samoa Americana está do outro lado da Linha Internacional de Data.É isso, a confusão em Samoa é por causa da Linha Internacional de Data. Veja o mapa, e você entenderá o motivo da confusão:

mapa%2Bsamoas
Linha Internacional de Mudança de Data

Linha Internacional de Data (IDL) é uma linha imaginária que corre pela superfície da Terra, passando pelo meio do Oceano Pacífico, e designa o lugar onde cada dia do calendário se inicia. Está aproximadamente a 180° de longitude, oposta ao Meridiano Principal, mas seu traçado é cheio de desvios, para contornar alguns territórios e grupos de ilhas. Cruzar a IDL no sentido leste resulta na subtração de 24 horas, de forma que o viajante repete a mesma data a oeste da linha. O seu cruzamento no sentido oeste causa o acréscimo de um dia, quer dizer, a data do lado leste da linha mais um dia do calendário. A linha é necessária para se ter uma fronteira fixa no globo terrestre, apesar de arbitrária, onde a data do calendário muda. 
O Meridiano Principal é o meridiano (linha de longitude), no qual a longitude é definida como 0°. O Meridiano Principal e seu 180º meridiano oposto (a 180° de longitude), quase todo percorrido pela Linha Internacional de Data, com os desvios que se vê no mapa, formam um grande círculo que divide a Terra nos Hemisférios Ocidental (Oeste) e Oriental (Leste). Numa conferência internacional, em 1884, decidiu-se que o atual Meridiano Principal passaria através do Observatório Real, em Greenwich, no sudeste de Londres, Reino Unido. Mais conhecido como Meridiano Internacional, ou Meridiano de Greenwich, ele foi definido de maneira arbitrária, diferentemente das paralelas de latitude, que são definidas pelo eixo de rotação da Terra, com seus pólos a 90° e o Equador a 0°.
Voltando então ao caso de Samoa, seu primeiro-ministro diz que “Assim será possível fazer aniversário duas vezes no mesmo ano, por exemplo – em dias separados – bastando para isso voar por menos de uma hora através do Pacífico, sem sair da cadeia de ilhas de Samoa”. O Banco Westpac Samoa também tem boas notícias para seus clientes. O Westpac não irá cobrar juros sobre empréstimos no dia faltante. Ainda assim, pagará juros sobre depósitos em contas de investimento no dia que será apagado do calendário, embora a lei não o obrigue a isso. Há dois anos, Malielegaoi mudou a mão de direção do lado direito das ruas para o esquerdo, como é na Austrália e na Nova Zelândia.
Samoa já havia saltado a Linha Internacional de Data anteriormente. Em 1892, seu então rei foi convencido a adequar o calendário nacional ao dos navios que viajavam na direção oeste, para San Francisco, nos Estados Unidos.

Escrito Por: Luiz Leitão da Cunha em 2011 – Blog de Tudo um Pouco

https://detudoblogue.blogspot.com/

Um comentário em “Pulando um dia no Calendário no Pacífico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.