Inconveniente Convenção Política do Fuso Horário Chinês

Você já ouviu falar do fuso horário chinês único (GMT+8)?
Pois então, a questão é que apesar da grande extensão longitudinal do país, a China utiliza mesmo o fuso horário em todo o país como um símbolo de unidade nacional. A uniformização da hora legal foi uma das primeiras medidas adotadas pelo Governo da RPC (República Popular da China) em 1949, ou seja, o que antes estava dividido em cinco fuso horários, passou a ser algo único, baseado no leste do país (Pequim) que se encontra na faixa adiantada oito horas em relação ao Meridiano de Greenwich.  E quais são as implicações deste sistema, será que é benéfico?

“Manter em todo o país a hora de Pequim sai muito caro, do ponto de vista econômico, mas nestes aspectos, que têm implicações ideológicas, o Partido Comunista Chinês ainda é muito rígido.”

Analista ocidental não identificado

O que acontece na prática é o seguinte: quando o sol nasce na costa leste da China, por exemplo, ainda é noite cerrada nas regiões do Xinjiang (localizado próximo à Ásia Central), na região noroeste do país, ou até mesmo no famoso Tibete, situado no Himalaia. Isso se deve ao fato em que a diferença entre os dois extremos é de três horas (extremo oeste GMT +5) e (extremo leste GMT +8). É algo como sair do oeste da China e entrar no Afeganistão, automaticamente ao atravessar a fronteira você ganha três horas e meia, você sai da China ao meio dia e ao entrar no Afenistão ainda são nove horas da manhã.
No entanto, devido ao fato de a maior parte da população viver em zona rural e viver um modo diferente de vida desses povos, o dia-a-dia é regulado pelo nascer e pôr-do-sol, nem tanto pelos relógios governamentais. As pessoas e os serviços se adaptaram à hora solar, pois ao invés de almoçarem às 11h30, comem por volta das 13h30 e 14h da tarde. Alguns povos habitantes de outras etnias também ficam resistentes ao fato. Assim como escolas, empregos, refeições tudo é mais tarde. Como trata-se de uma região de maioria muçulmana fazem isso para se autor-afirmarem.

“Alguns fazem questão de acertar os relógios pela hora solar e não pela hora de Pequim. “No Xinjiang, pode-se adivinhar a etnia de uma pessoa pela hora que o relógio marca.”

Antropólogo Ildik Beller-Hann

Comparação com o fuso horário brasileiro

Enquanto a China adota este modelo como visto na primeira imagem, o Brasil respeita teoricamente o modelo estabelecido pela conferência em Washington, no ano de 1884, que estabeleceu 24 meridianos sobre a Terra. Apesar disso, os principais centros econômicos, turísticos e políticos do país encontram-se alinhados em torno do fuso horário (GMT -3), sem contar que o Brasil também já foi sujeito ao horário verão, que produzia algumas diferenças regionais.

fusos horários

Jogo dos Fusos Horários Mundiais

Um comentário em “Inconveniente Convenção Política do Fuso Horário Chinês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.