Correção PET 2 semana 6 | Geografia 8ºano (2021)

Cartografia
A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas científicas e até artísticas que visa à elaboração de documentos que representem de forma reduzida uma determinada localidade. Apesar de contar, atualmente, com avançadas técnicas e modernos equipamentos, essa é uma prática extremamente antiga, pois existe desde que o homem aprendeu que seria melhor conhecer os lugares desenhando-os em pedaços de rochas. O mais antigo mapa que se tem notícia tem 4500 anos e provavelmente foi produzido pelos povos babilônicos. Ele foi produzido em uma placa de argila e representa, provavelmente, a área do vale do Rio Eufrates. Com o passar dos tempos, as técnicas cartográficas foram se aprimorando, principalmente durante o período das grandes navegações, em que os europeus utilizavam mapas para encontrar novos caminhos marítimos e descobrir novos territórios. Temos aí a constituição da Cartografia como ciência moderna. A evolução, no entanto, não parou por aí, de forma que as técnicas cartográficas se tornaram mais aprimoradas, especialmente durante períodos de guerra e de grandes revoluções científicas. No século XX, uma nova era estabeleceu-se na cartografia com o uso de fotografias aéreas para auxiliar a produção dos mapas, uma técnica denominada por aerofotogrametria. Pouco tempo depois, a Terceira Revolução Industrial propiciou o desenvolvimento de procedimentos ainda mais avançados. Nos dias de hoje, graças aos avanços realizados no âmbito dos meios informacionais, a produção de mapas conta com complexas técnicas de elaboração e representação, envolvendo computadores, satélites, softwares e muitos outros equipamentos. Outra forma de analisar informações é com o uso da estatística que organiza e resume os dados, e mostra as informações em forma de tabelas e gráficos. Portanto, as tabelas e gráficos são um dos instrumentos mais usados para ajudar na análise e interpretação de dados, pois permitem que o leitor tenha uma noção sobre o assunto em estudo e chegue a uma rápida conclusão. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, dispõe de diversas publicações resultantes de coleta de dados e estudos realizados por esta instituição.

ATIVIDADES

Analise o gráfico a seguir.


(Fonte: IBGE, PNAD 2011) Adaptado por Geo- Conceição
De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar que:
a) As disparidades regionais do Brasil foram completamente superadas no que se refere aos indicadores educacionais, pois as taxas de analfabetismo ficaram abaixo de 10% em todas as regiões brasileiras.
b) As menores taxas de analfabetismo concentram-se em regiões onde existem os maiores níveis de desenvolvimento econômico e social, demonstrando que ainda há diferenças significativas entre o Sudeste-Sul e Norte-Nordeste no Brasil.
c) As maiores taxas de analfabetismo concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte devido
ao fato de serem áreas com reduzida presença da infraestrutura necessária para o crescimento econômico.
d) A maior taxa de analfabetismo encontra-se na região Nordeste pelo fato de essa região também possuir a maior concentração populacional do Brasil.

2-Observe o gráfico abaixo:

a) Qual assunto do gráfico?
b) Após analisar o gráfico qual é sua conclusão?

Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimento populacional em quase
todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativos aos países mais populosos em
2000 e as projeções para 2050.

Com base nas informações acima, é correto afirmar que, no período de 2000 a 2050:
a) a taxa de crescimento populacional da China será negativa.
b) a população do Brasil duplicará.
c) a taxa de crescimento da população da Indonésia será menor que a dos EUA.
d) a população do Paquistão crescerá mais do que a do Brasil.

  1. Leia a manchete e analise o mapa:
Canal de Suez: navio desencalha e volta a navegar após 6 dias. Ever Given news notícias

a) Onde se localiza o Canal de Suez?

b) Qual a importância do canal para o comércio mundial?

GABARITO

1 – B

2 – COMPARAÇÃO ENTRE DESPERDÍCIO COMIDA PAÍSES RICOS E POBRES
RICOS DESPERDIÇAM MAIS

3 – D

4 – EGITO, ÁFRICA

A IMPORTANCIA DE CONECTAR OS MARES VERMELHO E MEDITERRANEO, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO MARÍTIMA ENTRE EUROPA E ÁSIA, SEM NECESSIDADE CONTORNAR TODO CONTINENTE AFRICANO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.