Quadro Físico do Continente Africano

Aspectos físicos

Os aspectos físicos da África estão associados a grandes desertos, e os relevos em sua maioria formados por planaltos, apresentando altitude média de mais de 750 metros. Na África existem rios de grande extensão, como o Nilo. Temos outros exemplos como o rio Níger, Congo, Zambeze. Dentre os de menor extensão, citamos o Senegal, Orange, Limpopo e Zaire. Vejamos um pouco mais:

Rio Nilo
     Com seus 6.690 quilômetros de extensão, deságua no Mar Mediterrâneo. Com nascentes na região dos lagos africanos e na Etiópia, o Rio Nilo atravessa de sul a norte grande parte do continente e serve vários países.

Mapa da Bacia do Rio Nilo

Rio Congo
     Com 4.700 quilômetros de extensão, segundo maior rio do mundo em volume de água. Sua nascente está localizada na Zâmbia e deságua no Oceano Atlântico.

Mapa da Bacia do Rio Congo

Lago Vitória
     Um grande lago, localizado em uma parte do complexo de falhas tectônicas do Vale do Rift. Faz fronteira com o Quênia, Uganda e Tanzânia. Com uma área de 43.178 quilômetros quadrados aproximadamente, é o segundo maior lago de água doce do planeta.

Mapa dos arredores e área do Lago Vitória

Deserto do Saara
     Localizado no norte da África, se estende por 11 países, é considerado popularmente como o maior e mais quente deserto do mundo.

Mapa da área coberta pelo Deserto do Saara

Deserto do Kalahari
     Localizado no sul da África, derivado da palavra Kgalagadi, que significa lugar da grande sede.

Mapa da área coberta pelo Deserto do Kalahari

Os desertos tem sua formação associadas às altas pressões atmosféricas sobre os trópicos, continentalidade e ausência de ventos marítimos úmidos.

Curiosidades

Cataratas Vitória
     Também chamada de Quedas Vitória, localizada no Rio Zambeze, na fronteira entre Zâmbia e o Zimbábue. É a maior queda d´água da África, com altura variando de 61 a 128 metros.

Fotografia vista de cima das Cataratas Vitória

Depois de aprendermos um pouco mais sobre a África, e você conhece algum lugar diferente dos citados acima? Sinta-se à vontade e escreva nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.