Quadro Físico do Continente Europeu

Aspectos do relevo

Se tratando do relevo europeu, destacam-se três unidades:

  • Maciços antigos: são montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste europeu, dentre eles podemos mencionar os montes Urais – que separam a Europa da Ásia, a leste – e os Alpes Escandinavos (não confundir com Alpes e Alpes Dináricos).
  • Planícies centrais: as planícies centrais, localizadas na região central (Planalto Central Russo e terras envoltas) apresentam grande extensão e solos férteis, onde há o predomínio de cultivo de cereais e criação de gado.
  • Cordilheiras recentes: são montanhas jovens e por consequência de elevada altitude, sendo elas: os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. Estas estão situadas na porção sul do continente europeu.
mont blanc
Destaque para o Mont Blanc (4.807m) – pontos  mais elevado

Também encontramos no continente áreas de depressão localizadas abaixo do nível do mar, por destaque devemos citar a dos Países Baixos, famoso por seus diques e pôlderes.
Ainda na Europa também devemos mencionar os grandes vazios demógraficos, ou seja, área com pouca população devido a condições climáticas inóspitas, como proximidades da regiões polares e em clima de alta montanha.
A Europa se destaca muito fisicamente devido ao seu aspecto recortado e irregular, com diversas penínsulas, arquipélagos e mares interiores e fechados.

Hidrografia

Em geral, os rios do continente europeu correm sobre planícies, sendo assim muito utilizados para navegação, ligando regiões e países vizinhos. Há alguns trechos em que os rios correm sobre planaltos e áreas montanhosas, onde são aproveitados para geração de energia hidrelétrica e abastecimento. Dentre as importantes cidades europeias com origem nas margens de rios podemos citar Londres (Reino Unido – rio Tâmisa), Paris (França – rio Sena), Lisboa (Portugal – Tejo), em que os rios estão integrados à paisagem da cidade.

rio danúbio áustria parlamento em Viena
Vista do Parlamento em Viena (Áustria) ao longo do Rio Danúbio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.